SIGA-NOS
19, set 2022
Compaq dá dicas para melhorar o tempo de inicialização dos computadores e aumentar a produtividade

Sugestões foram elaboradas por Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, e atendem pessoas físicas e empresas que ainda não têm máquinas com SSD e podem melhorar o desempenho e o tempo de vida útil de seus equipamentos,

Tempo é dinheiro, como disse Benjamim Franklin em 1748, ou tempo e dinheiro são riquezas distintas e esse ditado é uma grande mentira, como hoje defendem alguns economistas? Polêmica à parte, o fato é que o tempo é muito precioso e todos querem aproveitá-lo para dormir mais, passear mais, estudar mais e, por que não, trabalhar mais. Quem tem um computador Compaq com SSD, já tem uma vantagem nessa luta com o relógio. Máquinas como o Compaq Presario 450 Intel® Cote™ i5, por exemplo, não travam e garantem rápida inicialização, causas frequentes de lentidão e de reclamação de usuários, e de prejuízo para empresas, que perdem produtividade.

Para quem ainda não usa máquinas com SSD, Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, garante que pequenas práticas podem ajudar a diminuir o tempo de inicialização, dar mais eficiência e rapidez em outras tarefas e aumentar a vida útil do equipamento. “Primeiro passo é ter uma máquina de qualidade e seguir as recomendações do fabricante, já que algumas intervenções só devem ser feitas por técnicos profissionais. Mas há operações simples que podem tornar a experiência com um Compaq ainda mais prazerosa e longeva”.

  1. Otimizar os programas de inicialização e tomar alguns cuidados com o antivírus

Para mais agilidade na hora de ligar o computador, uma dica importante é remover a inicialização automática de programas desnecessários – inclusive, no momento de instalá-los, quando, geralmente, há uma opção padrão de incluí-los na lista de apps que rodam dessa forma. Para evitar esse contratempo, basta que o usuário acesso o guia “Inicialização de Programas” e deixe apenas o essencial ativado, como antivírus, driver de vídeo e algum outro software que ache absolutamente indispensável.

Em relação ao antivírus, Camilo ressalta ainda a importância de mantê-lo sempre atualizado. “O antivírus é uma importante ferramenta na luta contra malwares e spywares, responsáveis pela demora na inicialização do sistema. Então, ao manter o antivírus atualizado, a tendência é que esses programas indesejados não ocupem espaço, nem atrapalhem a inicialização”.

  1. Checar a capacidade ideal de memória do computador

Em geral, o recomendável é que todo computador tenha, pelo menos, 4GB de memória RAM para que os dados sejam processados em uma boa velocidade. Se a máquina estiver com dificuldades para rodar mais de um programa de forma simultânea ou mesmo levando muito tempo para inicializar, uma dica é checar essa capacidade e, se for o caso, investir nesse componente.

Para o uso de rotina, tradicional, 4GB de memória RAM costumam ser o suficiente. Com essa configuração, o usuário não deve ter problema para, por exemplo, navegar na internet, assistir a vídeos e acessar as suas redes sociais. Entretanto, se o computador estiver com dificuldades para rodar aplicativos específicos – especialmente os pesados –, pode ser um bom momento para procurar um profissional que possa indicar e instalar mais memória RAM”.

  1. SSDs costumam resolver boa parte dos problemas de lentidão

Muitos computadores ainda usam HDDs como local de armazenamento, mas essa tecnologia tem uma série de limitações, especialmente em relação a velocidade e segurança dos dados. Por outro lado, os SSDs – que além de armazenar dados, ajudam a processá-los – podem ser considerados uma das melhores formas de potencializar o desempenho da máquina e aumentar a velocidade do sistema sem precisar investir em um computador novo. Este componente, provavelmente, é quem melhor resolverá gargalos e travamentos na inicialização do Windows, especialmente se o sistema operacional for instalado nele.

“Usuários que querem melhorar a velocidade de inicialização do seu computador, certamente devem considerar a instalação de uma unidade de estado sólido (SSD), que é muito simples de fazer e melhora significativamente o desempenho geral das máquinas. Para quem estiver buscando uma máquina nova, melhor ainda é adquirir uma que já venha com esse componente, como os notebooks da Compaq”.

Ainda que fácil, neste caso, Camilo sugere que a instalação seja feita por um profissional de confiança que já esteja acostumado a realizar este tipo de serviço. “Um SSD com capacidade de armazenamento de 120GB já deve ser suficiente para trazer grandes ganhos de performance. Usuários que precisam de muito espaço para arquivar os dados também podem buscar opções maiores, de até 1TB”.

Dica extra: Não arriscar mexer em configurações avançadas sem auxílio profissional

É muito comum encontrar na internet uma série de práticas “milagrosas” que prometem mudar completamente o desempenho da máquina. Porém, além de muitas vezes não ter tanta eficiência, podem colocar em risco o desempenho geral da máquina se não forem realizadas por usuários com bom conhecimento em informática.

“A configuração de IP estático, por exemplo, não é dos procedimentos mais viáveis para o usuário comum, já que, em alguns casos, pode gerar conflito com outro IP estático da rede residencial. Remover um hardware não utilizado é outra ação que não traz muitos benefícios ao tempo de inicialização da máquina, mas que apresenta um risco moderado de gerar problemas e até corromper o sistema, caso feito de forma equivocada. Não recomendo”, pontua Camilo.

O responsável pela Compaq reforça ainda que tentativas de configuração da BIOS, se não forem realizadas com precisão, por pessoas qualificadas para tal tarefa, podem até inutilizar a placa-mãe do computador.

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)
Tags: