Alwa’s Awakening é um indie plataforma com gráficos retro 8-bit, desenvolvido e distribuído pela Elden Pixels.
Alwa é uma terra livre e próspera onde os cidadãos se ajudam e vivem todos felizes, até que o mal chega encarnado em uma figura encapuzada, que junto dos seus quatro comparsas destroem e comandam a terra durante muito tempo. Chega então Zoe, uma garotinha carismática com seu cajado, enviada de outro mundo para ajudar a libertar Alwa e livrar todo o mal do lugar.
Parece um plot simples, mas a forma que a Elden Pixels introduz o jogador a esse novo mundo, seus personagens e vilões, torna a simplicidade em algo mágico (muitas vezes literalmente mágico).
No game Zoe é capaz de pular e bater com seu cajado. Ela adquire gemas mágicas coloridas que dão alguma característica mágicas ao cajado. A primeira gema por exemplo, irá dar o poder a Zoe de criar blocos de pedra, dando uma dinâmica nova as áreas já visitadas do mapa. Alwa’s Awakening é um metroidviana, e o mapa não é uma linha reta como na maioria dos plataformas. Aqui nós revisitamos certas áreas do mapa com nossos poderes novos para conseguir acesso aquele local específico antes inalcançável.
O mapa é interconectado, com atalhos e áreas que se ligam umas nas outras, onde chefes e criaturas incríveis aguardam o jogador. Assim como os personagens desse mundo, os cidadãos de Alwa, os guerreiros, magos e etc, são todos muito carismáticos e com ótimas linhas de diálogo.
O game tem uma proposta retro e os gráficos e arte são todos em 8-bit. Mas aqui isso é aproveitado ao máximo não só graficamente. O desenvolvedor mostra que entende do gênero e da época, enchendo de referências e pegando o melhor de cada game da época, em mecânica e gráficos.
Outro ponto alto é a trilha sonora. Sou um entusiasta de músicas em 8 ou 16 bits e as faixas de Alwa’s Awakening me agradaram do início ao fim.
Um ponto negativo é a falta do nosso idioma. Confesso que em algumas linhas de diálogo me perdi e isso com certeza prejudica os jogadores menos habituados com inglês.
Sem dar muitos spoilers, Alwa’s Awakening é uma experiência magnífica para os fãs dos retro-games e do estilo Metroid/Castlevania. É imersivo a ponto de não deixar o jogador largar o controle até que todo o mal seja banido do lugar, com personagens carismáticos e uma mecânica simples e convidativa. O game relembra tudo que uma época teve de melhor e explora isso ao máximo em seu gameplay.
Pontos positivos
- Gameplay nostálgico simples e fascinante
- História cativante
Pontos negativos
- Não há localização para Português
- Solasta: Crown of the Magister - 18 de junho de 2021
- Recebemos o Notebook Gamer da N.A.V.E! - 23 de março de 2021
- Blade & Soul: Revolution | Preview - 24 de fevereiro de 2021
Comment here