Toda nova plataforma da Nintendo traz consigo uma lista de jogos “obrigatórios”. Pensamos logo em um novo Super Mario Bros. de plataforma, jogos inéditos de The Legend of Zelda, além de fenômenos multiplayer como Mario Kart e Super Smash Bros..
A Nintendo já cumpriu uma dessas promessas, começando forte com Mario Kart World acelerando no lançamento do Nintendo Switch 2. Uma surpresa, porém, foi o anúncio de Kirby Air Riders, uma sequência daquela joia há muito esquecida do GameCube.
O jogo original, Kirby Air Ride, teve uma recepção mista em 2003. Desde então, o jogo conquistou uma legião de fãs, tornando-se um verdadeiro clássico cult no catálogo da Nintendo. Após duas décadas, será que retornar a esse conceito foi uma boa ideia? Vamos saber logo mais!
Kirby Air Riders está 100% localizado pro pt-BR e o trabalho da equipe de localização ficou excelente, mais um ponto pra Nintendo.
Uma Curva de Aprendizado Satisfatória
Na teoria, tanto Kirby Air Ride quanto o novo Kirby Air Riders parecem bem simples: os veículos se movem automaticamente, enquanto um único botão serve para frear/impulsionar e o analógico, para a direção. Mas a dirigibilidade restritiva e o design das pistas exigem uma habilidade genuína para dominar aquelas curvas fechadas, especialmente se você vem direto de um kart racer esperando o drift no estilo Mario Kart. Kirby Air Riders acaba criando seu próprio gênero, um que exige paciência e tempo para se familiarizar.
Para sair na frente e fazer as curvas, você deve tocar e segurar um botão. Seu veículo desacelera drasticamente. Com uma inclinação rápida do analógico, mude a direção e solte, você ganha um boost para voltar à pista, literalmente. No começo, o conceito é totalmente estranho, mas acaba se tornando instintivo, com as pausas curtas na velocidade sendo usadas estrategicamente para ultrapassar os adversários.
Ação e Caos em Alta Velocidade
Evitar bater é apenas o básico. Fiel ao estilo da série Kirby, há inimigos para engolir, e cada um concede uma habilidade única ao piloto. Bombas, fogo, lâminas voadoras, gelo.. a lista é extensa. Há muita coisa acontecendo na tela ao mesmo tempo: obstáculos na fase, saltos, seções de voo e muito mais. Desta vez, os pilotos também têm movimentos especiais exclusivos para ainda mais caos. Apesar de toda a ação, Kirby Air Riders tem um desempenho excepcionalmente bom, rodando a 60fps consistentes no Nintendo Switch 2. Mesmo jogando no modo portátil, o desempenho é impecável, tão bom quanto na tela grande.
De certa forma, o formato Air Ride sempre pendeu mais para um jogo de plataforma-ação-luta 3D sobre rodas. Com tanta coisa para se preocupar, isso poderia afastar alguns jogadores. Mas há aulas dentro do jogo disponíveis e altamente recomendadas(se você fez elas no beta, pode ignorar pois são idênticas). Quando o conceito finalmente “clica”, pilotar com Kirby e seus amigos é uma delícia. É recompensador, revigorante e simplesmente divertido, justamente por não ser só um kart-racer com outra skin.
Air Riders também se beneficia da técnica “Star Slide” (Deslize Estelar); um rastro de vácuo que permite aos jogadores alcançarem os líderes para uma corrida mais apertada e menos brutal para quem está ficando para trás, pense em algo como os itens melhores de Mario Kart ficarem disponíveis apenas para a galera do “fundão”, só que ao invés deles temos esse sistema único de comeback.
Conteúdo de Sobra
Com Kirby Air Riders, o criador Masahiro Sakurai poderia ter pegado mais leve, tornado a sequência mais acessível para as massas. Mas, com o sucessor do Switch 2, Sakurai dobrou a aposta sem pedir desculpas no que torna a série Air Ride tão única. Além dos movimentos especiais, o jogo inclui uma vasta quantidade de personagens adicionais da série Kirby e máquinas (veículos) para usar.
Claro, os favoritos de sempre como King Dedede, Meta Knight, Waddle Dee marcam sua aparição obrigatória, acompanhados pelos adoráveis Rick, Daroach, Susie e mais. Há uma quantidade surpreendente de profundidade além das diferenças cosméticas; as estatísticas, a máquina e a escolha do personagem podem fazer uma grande diferença. No geral, há um bom equilíbrio para encorajar a exploração das diferentes combinações.
Modos de Jogo Clássicos e Novidades
Corredores não são nada sem pistas para competir, e Air Riders apresenta uma ampla variedade de locais como campos exuberantes, cachoeiras, cenários futuristas e trilhas nas montanhas. Os fãs do original também podem desfrutar da lista completa de pistas do GameCube com um toque de polimento moderno como pistas extras desbloqueáveis. Não é a lista mais extensa de todos os tempos, mas há uma quantidade sólida para manter o jogo sempre fresco.
Os modos principais do GameCube retornam:
- Rali Rasante: A corrida padrão, com ricas opções de personalização e regras, ideal para uma rodada rápida.
- Vista Aérea: Um modo de visão de cima (top-down). Uma adição legal para quem quer um estilo Micro Machines ou table-top.
- Prova Urbana: Também está de volta, ocorrendo em uma grande ilha flutuante chamada Skyah. Aqui, os jogadores correm para aumentar seus atributos antes de participar de um desafio de evento para testar suas máquinas tunadas. O destaque é o design da ilha e os vários eventos, cada um pode ser jogado separadamente, sem ter que fazer o build-up principal da Prova Urbana. A ilha em si pode ser explorada até mesmo sozinho, bem parecido com o Free Roam (Exploração Livre) em Mario Kart World. Há uma quantidade surpreendente de coisas para fazer e de certa forma parece um party game por si só.
Esses três modos mantêm o coração de Kirby Air Riders, são a base da experiência, mas estão muito mais refinados.
A Campanha Pé na Estrada
Uma das novidades é a campanha de história, Pé na Estrada! É essencialmente um conjunto de fases compostas por desafios menores dos três modos principais, corridas, batalhas de evento, chefes. No início, tudo é bem básico, uma estrela navegando lentamente, mas as coisas aceleram à medida que os jogadores colhem recompensas e aprimoram suas máquinas ao longo do caminho.
Há uma boa dose de profundidade e variedade, múltiplas rotas, distribuição estratégica de atributos e uma variedade de desafios para tentar, com uma escolha de três a cada passo da jornada. Chefes, cutscenes e desafios de sobrevivência são adições bacanas, lembrando títulos como Super Smash Bros. Brawl, embora alguns tendam a ser mais frustrantes do que divertidos.
Veredito
O modo Pé na Estrada, e o jogo em si como um todo, realmente incorpora a marca registrada de Masahiro Sakurai, uma reminiscência de seu outro “filho”, Super Smash Bros. Há uma imensa atenção aos detalhes, desde o vasto número de colecionáveis até o design familiar de menu de sua esposa, Michiko Sakurai. Assim como na série de luta da Nintendo, há uma trilha sonora marcante e memorável para unir tudo, bem como uma série de opções para atender a todos os tipos de jogadores.
Com sua mecânica de boost-e-drift e ação caótica, o conceito pode levar algum tempo para “clicar” totalmente. Assim que isso acontece, Kirby Air Riders se torna um jogo de corrida emocionante e estiloso, com muita profundidade. Pé na Estrada traz longevidade real, os modos clássicos estão melhores do que nunca, e a riqueza de itens desbloqueáveis mantém o ritmo.
