SIGA-NOS
24, nov 2021
Panorama Cotton / Cotton 100%
7.5
É Cotton para fã algum botar defeito!

Sem pensar muito dá para dizer que essas versões de Cotton irão agradar bastante os fãs da série e do gênero, mas diria que pelo preço vale a pena ter esses jogos históricos na coleção sim.

Publicado pela ININ Games, Panorama Cotton e Cotton 100% são dois jogos bem charmosos da série de mesmo nome que receberam uma nova chance de brilhar em 2021. Aqui veremos uma análise dupla e ambos os jogos foram analisados com a versão Switch.

PANORAMA COTTON

Panorama Cotton é um dos jogos tecnicamente mais impressionantes do Mega Drive(o console de origem do jogo) – mesmo Alien Soldier e The Adventures of Batman and Robin não se comparam a isso. O terceiro lançamento de Cotton muda para 3D, semelhante ao Galaxy Force II , embora seja ordens de magnitude melhor do que a versão anêmica do Genesis daquele jogo.

Panorama Cotton possui uma visão estilo Star Fox, só que sem polígonos.

É um jogo lindo desde o início, já que o primeiro nível começa com a Cotton voando pelo céu e desacelerando para voar ao longo do solo. Ao longo da terra está um rio que ziguezagueia com cores pastel brilhantes, completo com formações rochosas sob as quais você pode voar para pegar pontos extras. Perto do meio do palco, o solo cede para revelar um desfiladeiro, e você vai voar para baixo e direto para uma cachoeira, por um longo corredor com várias rotas bifurcadas, antes de culminar em uma luta de chefe. Os níveis subsequentes são tão variados, geralmente com várias seções, cada uma tão maravilhosamente detalhada quanto a anterior. Você nem mesmo voa para frente em todos eles – em algumas áreas, você voa horizontalmente ou mesmo para cima ou para baixo. As técnicas visuais, especialmente ao fazer a transição de seção para seção, parecem incríveis.

Artisticamente, pois claro que o Genesis não tem nenhum efeito de escala de hardware, o que é parte do que torna o jogo tão fascinante, mas significa que a rolagem pode ficar um pouco instável em alguns pontos. Ele funciona a uma velocidade inconsistente, correndo bem se não houver inimigos na tela, mas se agitando quando há muitos ao mesmo tempo.

Mal dá para acreditar que isso rodava no Mega Drive.

E há muitos inimigos na tela, muitos consistindo de vários sprites. Às vezes é difícil passar por tudo e evitar danos em algumas áreas é praticamente impossível, a menos que você memorize o nível e conheça as manobras de antemão. Para seu crédito, você tem um medidor de vida generoso, especialmente no ajuste de dificuldade mais fácil.

O sistema de armamento funciona exatamente como o Cotton original , com um medidor de experiência para energizar sua arma principal e um estoque de feitiços obtido agarrando cristais coloridos. Você também pode alterar sua velocidade, o que determina não apenas a velocidade do movimento de Cotton, mas também a velocidade do nível. Você recebe um bônus de pontuação generoso se conseguir vencer um nível com rapidez suficiente. Há um modo de ataque de pontuação separado, junto com a capacidade de jogar como Silk, se você completar o jogo com uma pontuação alta o suficiente.

Panorama Cotton foi publicado pela Sunsoft perto do final da vida útil do Mega Drive, apenas no Japão.

COTTON 100%

O Cotton original era surpreendentemente opressor para um jogo estrelado por uma adorável bruxinha de cabelo rosa. O lançamento de Cotton no Super Famicom, Marchen Adventure Cotton 100% , muda tudo isso. O jogo coloca a paleta de cores do Super Famicom em uso, com florestas verdes brilhantes, montanhas cobertas de neve e castelos deslumbrantes. Um dos níveis é até mesmo uma releitura fofa do segundo estágio em algodão- em vez de lutar contra zumbis em um cemitério, você luta contra homens abóbora que arremessam suas cabeças em você. Em vez de ser um esqueleto gigantesco, o chefe é uma boneca enorme e demoníaca. São sete níveis no total, cada um com duas lutas contra chefes, que são os destaques do jogo. Em uma fase, você luta contra um boneco de neve gigante, que joga uma partida de beisebol com bolas de neve. Outra é uma árvore no meio de um rio; tanto suas raízes quanto os peixes abaixo irão atacar, mas depois de sofrer danos suficientes, ele estenderá um de seus galhos e um esquilo aparecerá para causar mais problemas.

Infelizmente o visual de Cotton 100% é bem básico.

Também é um jogo muito mais fácil do que seu antecessor. No nível de dificuldade mais baixo, o medidor de experiência irá drenar quando você morrer, mas a força da sua arma nunca irá diminuir. Você pode definir até nove vidas no menu e continuar exatamente de onde parou quando acabar. Mesmo os modos mais difíceis não são tão difíceis.

O sistema de armas foi drasticamente simplificado desde o jogo de arcade original. Quando você começa, é saudado com uma tela de equipamento como os jogos Gradius . Aqui, você escolhe uma das quatro configurações, cada uma contendo três feitiços mágicos, que podem ser alternados durante o jogo. Isso inclui o familiar dragão de fogo e ataques de relâmpago, junto com um ataque de bolha, uma barreira e um ataque que faz chover estrelas na tela. Os inimigos ainda soltam cristais, mas existem apenas duas cores, e ambas aumentam seu medidor de experiência. Em vez disso, a magia é recuperada pegando certos power-ups. A formação de seus ajudantes de fadas é determinada por sua seleção mágica. No geral, o jogo é um pouco fácil demais, mas é divertido e divertido.

Essa fase me lembra Fantasy Zone.

A pontuação mais alta padrão para o Cotton original era 68000, pertencente à CPU principal da placa System 16. Neste jogo, o padrão é 65816, a CPU do SFC. As iniciais da pontuação mais alta também significam “calça de seda pequena” (“calça de seda” sendo a palavra japonesa para calcinha). O jogo veio com um CD em miniatura com músicas vocais da dubladora que interpreta Silk.

Cotton 100% também foi trazido para o PlayStation em 2003 sob o rótulo Super Lite 1500. É um port simples, com estilo de música semelhante ao port do PS1 do primeiro jogo … ou seja, soando como se fosse executada por um sintetizador de baixa qualidade. No entanto, existem alguns pequenos bugs.

VEREDITO

Sem pensar muito dá para dizer que essas versões de Cotton irão agradar bastante os fãs da série e do gênero, mas diria que pelo preço vale a pena ter esses jogos históricos na coleção sim.

David Signorelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *