Persona 3 Reload: Episódio Aigis -A Resposta-
Persona 3 Reload Episode Aigis -The Answer- oferece uma versão aprimorada da história original, destacando-se pela progressão envolvente das masmorras, cenas adicionais e uma narrativa emocional. No entanto, o ritmo lento prejudica a experiência, fazendo com que a premissa perca impacto. Fãs dedicados de Persona 3 Reload, especialmente da primeira parte, vão apreciar o DLC, mas para outros, é recomendável aguardar uma promoção.
Persona 3 Reload foi um remake altamente desejado por quase todos os fãs. E embora tenha conseguido fornecer uma releitura modernizada do clássico RPG, foi ao custo parcial de sua identidade, juntamente com a falta do que muitos perceberam como inclusões integrais.
Uma dessas exclusões foi The Answer(ou A Resposta na versão nacional), um epílogo do jogo base lançado inicialmente no Persona 3 FES, uma versão do diretor do jogo original no PlayStation 2. Então, o anúncio de The Answer chegando como DLC foi certamente bem-vindo como uma forma de amarrar pontas soltas e tornar o pacote Persona 3 Reload mais definitivo, apesar do preço alto.
Apesar das minhas queixas com Persona 3 Reload, fiquei bastante animado com esse epílogo recebendo esse tratamento refeito, já que, honestamente, a versão original de The Answer não foi tão agradável assim. Agora, tendo revivido tudo, achei essa versão uma melhoria inegável em praticamente todos os sentidos. No entanto, os aspectos fundamentais que podem afastar jogadores em potencial permanecem.
Persona 3 Reload Episode Aigis -The Answer- ocorre algumas semanas após a morte do personagem principal do jogo base. Em 31 de março, os membros restantes do SEES estão se preparando para sair dos dormitórios e estão lidando com a morte do protagonista à sua maneira. Mas a única coisa em comum entre todos é que todos estão tentando seguir em frente. No entanto, Aigis, nossa heroína deste conto, tem enfrentado algumas dificuldades profundas. Depois de pesadelos cessados recentemente comunicando o quão profundamente a morte da protagonista a traumatizou, ela aparentemente não consegue dormir.
Então, quando o relógio está prestes a bater meia-noite, sinalizando o início de 1º de abril, o tempo para. O elenco se encontra em um novo enigma onde o tempo continuamente retrocede, reciclando perpetuamente 31 de março. Além disso, um abismo conhecido como Abismo do Tempo se abriu sob seu dormitório, e uma nova personagem, Metis, os informa sobre a gravidade de sua situação. Pegos de surpresa, os SEES e Metis reunidos pretendem atravessar o Abismo do Tempo para restaurar o fluxo do próprio tempo.
Primeiro e mais importante, é imperativo estabelecer o loop geral de gameplay aqui, já que isso por si só pode desanimar jogadores em potencial, independentemente de terem jogado o jogo base. O Abismo do Tempo pode ser essencialmente entendido como o novo Tártaro. O hub compreende várias portas com mini-dungeons apresentadas na forma gerada aleatoriamente com a qual você deve estar familiarizado. Vale a pena enfatizar que não há cenas de história em uma masmorra até que você chegue ao seu fim, o que significa que o combate toma o centro do palco.
E nessa frente, Episode Aigis -The Answer- não é muito diferente do que veio antes. Aigis ganha o poder do Wild Card e se torna um convidado do Velvet Room logo após o início da campanha. Isso significa que a tarefa de fusão de Persona é idêntica, exceto que agora não há nenhum Social Link para conceder experiência bônus. Você pode transferir seus dados do Persona Compendium do jogo base, mas Aigis não poderá usar Personas de nível mais alto do que ela, e essa funcionalidade nem funcionará se você estiver jogando na dificuldade Heartless. Os pedidos de Elizabeth também retornaram e funcionam exatamente como você esperaria: matar monstros, coletar itens, fusões específicas de Persona, tudo.
As similaridades do Abismo do Tempo com Tártato se estendem à sua progressão e layouts gerais também, mas as Monad Doors passaram por uma mudança. As Monad Doors vêm em três, uma ao lado da outra, e seu nível de dificuldade é organizado da esquerda para a direita, com a esquerda sendo a mais fácil. Mais especificamente, as portas mais à esquerda têm uma batalha inimiga, as portas do meio têm duas ondas de inimigos e as portas mais à direita têm três lutas consecutivas. As recompensas ganhas geralmente valem mais a pena, dependendo do nível de desafio que você busca intencionalmente.
Para fãs veteranos que experimentaram a versão original de The Answer, não posso enfatizar o suficiente o quanto mais agradável essa DLC é. A versão inicial do PlayStation 2 parecia uma tarefa árdua porque o design das masmorras pareciam mais complementares ao sistema de fadiga, agora removido. Para esclarecer, essa mecânica não estava presente na versão original de The Answer; estava apenas no jogo principal. No entanto, o design da masmorra de The Answer era praticamente idêntico ao jogo base, sem as condições de cansaço. Precisar passar por dezenas e dezenas de andares gradualmente, sem intervalos substanciais entre eles, principalmente a ligação dos personagens e tal, era muito trabalhoso.
O sistema de fadiga tornou a progressão geral mais longa no jogo base original devido à necessidade de ser mais cauteloso, enquanto a abolição do sistema de fadiga pelo Reload tornou a progressão mais branda, semelhante ao Persona 4 e Persona 5.
Na versão base do Persona 3 Reload , eu não era muito fã dessa decisão de design devido à alteração drástica na identidade da jogabilidade que ela incutiu. No entanto, no caso do Episode Aigis, que é puramente exploração de masmorras por completo, o design de masmorra muito mais rápido do Reload era menos desgastante. Além disso, novas adições ao kit de ferramentas do Aigis obtidas por meio da progressão, como ser capaz de destruir objetos quebráveis ao correr para eles e iniciar emboscadas rapidamente, tornam essas masmorras bastante viciantes. Tudo isso serve para tornar o ataque de exploração de masmorras muito mais acolhedor e menos um desperdício de tempo desnecessário.
As portas do relógio que alcançam os níveis dos personagens e os Fragmentos do Crepúsculo para desbloquear baús de tesouro e HP/SP dos personagens também retornaram. Para esclarecer, deixar o Abismo do Tempo e retornar ao dormitório reconfigurará os andares da masmorra, semelhante ao Tártaro, e os bônus de Explosão Arcana que você obteve durante sua excursão anterior não serão mais aplicados. Isso ocorre porque deixar o Abismo cura completamente o grupo inteiro, então se você quiser ficar no Abismo com todos os seus bônus para a expedição atual intactos, você pode querer considerar usar o relógio na entrada com seus Fragmentos do Crepúsculo para restaurar todos completamente, como no jogo base. Um duplicador de cartas de habilidade também está próximo, embora também exija Fragmentos do Crepúsculo.
Além disso, o combate não é irracional. Uma boa parte das batalhas contra chefes ao longo do Episode Aigis exige um pensamento genuíno, a ponto de o spam de habilidades físicas não fazer muito. Sinceramente, sinto que as habilidades de Teurgia foram imensamente mais valiosas e gratificantes de utilizar. Até me peguei prestando atenção às metodologias únicas dos personagens de preencher seus respectivos medidores de Teurgia, o que nunca pensei no jogo base. No final das contas, a exploração da masmorra atinge seu potencial máximo neste DLC, me dando justificativa suficiente para me envolver ativamente com o embaralhamento de Arcana e as Explosões de Arcana. O modo de dificuldade Heartless recém-adicionado também está presente para os fãs que querem um desafio acima de tudo. Além disso, o Reaper está de volta, e o Joker de Persona 5 chegou como uma batalha opcional, então jogadores dedicados têm um pouco de conteúdo opcional decente para esperar.
Quanto à nova personagem, Metis, ela é multifacetada durante o combate, pois aprende várias habilidades físicas e mágicas junto com técnicas de inflição de status. Ela é meio que uma faz-tudo que consegue se adaptar a qualquer situação, mesmo que seu método de restaurar Teurgia, que está sendo deslocado de Aigis, não seja tão confiável quanto o dos outros personagens. Ainda assim, se você se tornar um fã de Metis, vale a pena fazer pedidos específicos de Elizabeth, já que você ganha vários cosméticos para ela também.
Em relação à narrativa, Episode Aigis é uma queima gradual sofrendo de ritmo ruim. Independentemente da jogabilidade ser o ponto principal desta experiência, a premissa da narrativa e seu contexto emocional parecem diminuídos pela distância que as cenas ocorrem umas das outras. É certo que a implementação de novas cenas de ligação entre Aigis e os membros do grupo no dormitório, que servem ao benefício de conceder a todos técnicas de combate adicionais, de certa forma remedia essa deficiência, mas é mais um suplemento do que qualquer coisa.
A extensão da narrativa é carregada na frente e atrás, com todo o meio composto apenas por cenas ocasionais de flashback de personagens elucidando trechos previamente provocados de suas vidas. Infelizmente, esses flashbacks ocorrem exclusivamente no final das mini-dungeons, e não são uma recompensa narrativa suficiente para fazer feitos significativos de progressão. No entanto, alguns personagens brilham especialmente fortes ao longo deste DLC, nomeadamente Yukari e Junpei.
Junpei amadureceu muito, mantendo seu exterior pateta, e este DLC mostra isso de forma excelente. Por outro lado, Yukari se tornou mais irritável e menos agradável ao resto do grupo, especialmente em relação a Aigis. Essa alteração de atitude faz todo o sentido quando se considera sua reação à morte do personagem principal, e a maneira como isso é tratado, principalmente durante o último terço da história, é minha faceta pessoal favorita da experiência. O final também é magnífico, fornecendo um fechamento estelar para o elenco principal. Ainda assim, deve ser enfatizado que, acima de tudo, Episode Aigis é massivamente focado na jogabilidade, então não vale a pena passar se você estiver nele apenas pela história.
Fora das masmorras e do dormitório, você desbloqueia rapidamente o acesso ao Paulownia Mall graças a algumas travessuras de tempo. Esta área coletiva contém os elementos essenciais do jogo base, como a loja de equipamentos do Oficial Kurosawa, o local de criação e a loja de itens. Além disso, há um recurso para lembrar habilidades esquecidas de membros do grupo e até mesmo um jardineiro que cultiva vegetais para você, sendo um substituto para a mecânica do jogo base. Você vai querer criar o hábito de retornar a este local com frequência por razões óbvias, principalmente porque dinheiro e equipamentos são importantes para se manter atualizados.
Uma crítica final que tenho com este DLC, embora não necessariamente relevante, diz respeito à própria Aigis. Enquanto Aigis fala durante a maioria das cenas da história principal, ela às vezes é tratada como uma protagonista silenciosa em algumas sequências com escolhas e para cada cenário de ligação. Isso honestamente me tirou um pouco do sério, pois foi bem chocante, me fazendo desejar que Aigis falasse em voz alta em cada cena, independentemente do contexto.
VEREDITO
Persona 3 Reload Episode Aigis -The Answer- é uma melhoria definitiva sobre a versão original de The Answer, graças à sua progressão de masmorra viciante, cenas de personagens adicionadas e narrativa emocionalmente conduzida. No entanto, o ritmo ruim não pode ser subestimado, fazendo com que a premissa fascinante perca força na eficácia de seu poder de prender o jogador. Se você é um fã dedicado dos sistemas de jogo e narrativa de Persona 3 Reload, especialmente o primeiro, então este DLC é, sem dúvida, para você. Caso contrário, é melhor você esperar uma promoção.
- A PlayStation acaba de lançar um novo comercial que mostra como a vida pode ser divertida quando levamos o jogo a sério - 12 de novembro de 2024
- Force One anuncia novos mouses e mousepad para games competitivos - 12 de novembro de 2024
- Horizon Zero Dawn Remastered - 12 de novembro de 2024