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20, out 2021
FIFA 22
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O rei dos gramados retorna em grande estilo!

FIFA 22 apresenta toneladas de grandes mudanças em cada elemento do jogo, tornando a versão deste ano a melhor versão vista até hoje.

FIFA 22 finalmente parece estar cumprindo o potencial da série. Armado com a tecnologia HyperMotion que faz com que o fluxo de uma partida pareça e pareça mais realista do que nunca, junto com grandes mudanças no Modo Carreira do jogo, não há dúvidas de que esta é a melhor versão da série nos últimos anos.

HyperMotion é a estrela, aqui. Esse tem sido o maior argumento de venda em toda a campanha publicitária do jogo e é fácil perceber por quê. A EA atualizou o jogo com mais de 4.000 novas animações, cobrindo cada movimento que você esperaria ver no belo jogo – de lances de bola parada a chutes, dribles e goleiros sendo lançados, tudo parece mais realista este ano.

Isso muda drasticamente o fluxo e a jogabilidade geral do FIFA. Se isso é para melhor vai depender de como você joga o jogo, no entanto, eu geralmente adorei. O jogo parece imitar o esporte real com muito mais precisão do que antes. E embora tenha levado algum tempo para me acostumar com o HyperMotion – eu até tive que diminuir a dificuldade para senti-lo melhor antes de voltar para cima – valeu a pena. A tecnologia faz com que o jogo pareça mais envolvente e impressionante em que voleio nunca tenha parecido tão bom. É uma pena que essa tecnologia seja exclusiva do PlayStation 5, dos consoles Xbox Series e do Stadia.

Kylian Mbappé é novamente a estrela do jogo.

Mesmo assim, este ano trata-se de um jogo lento e uma finalização certeira, com os goleiros significativamente aprimorados no FIFA 22. Chutes que facilmente contornariam um goleiro no FIFA 21 são quase sempre salvos, e eu apreciei a maneira como os goleiros agora protegem adequadamente suas redes. Isso me fez pensar mais no posicionamento do chute e em como garantir que meu chute acabasse no fundo da rede.

A IA geral também parece ter melhorado em todos os aspectos. Os jogadores da oposição acompanham o movimento de ataque muito melhor este ano, e bolas simples, nas quais eu costumava contar no FIFA 21, foram cortadas com frequência. Isso tornou o jogo baseado na posse de bola ainda mais importante, com o AI mais do que capaz de realizar um contra-ataque rápido e decisivo. Gostei do fato de que as corridas sobrepostas foram atribuídas principalmente pela oposição este ano, e o posicionamento defensivo geral foi certeiro. Isso me fez pensar mais sobre onde colocar um passe, enquanto observava onde meus meio-campistas e defensores estavam, caso fôssemos jogados no contra-ataque.

A maioria dos modos da série viram algum tipo de melhoria no FIFA 22, mas as maiores mudanças vêm para o Modo Carreira. Gerenciar um time no Modo Carreira este ano dá a você a capacidade de criar um clube do zero, adicionando-o a qualquer liga de sua escolha. Você pode personalizar o kit, o brasão e o estádio do clube, trazendo jogadores gerados aleatoriamente para o lado e atribuindo um orçamento específico e as expectativas do conselho.

Só uma equipe forte mesmo para conseguir vencer os obstáculos.

Como alguém que passou muito tempo brincando com a criação de clubes na época do Pro Evolution Soccer no PSP, fiquei muito feliz em ver a criação de clubes chegar ao FIFA este ano. A suíte de criação é um tanto limitada, mas certamente é uma base sólida para trabalhar.

Você não pode adicionar patrocinadores a um kit, por exemplo, o que torna o design geral um pouco mais simples do que eu gostaria. Além disso, os números e nomes no verso do kit não seguem o design da liga em que você está, o que prejudica a imersão. Estou curioso para saber por que isso não poderia ter sido feito, dado que os kits de clube licenciados são atualizados com os designs de liga relevantes quando são rebaixados ou promovidos no Modo Carreira. Nem é preciso dizer que é um passo na direção certa. Eu também gostei muito do fato de você poder atualizar o kit da sua equipe no início de cada temporada, pois mantém as coisas frescas.

Outra grande personalização vem por meio do editor do estádio. Seguindo uma dica do FUT Stadium do Ultimate Team, você pode ajustar uma infinidade de coisas no estádio do seu clube – desde a cor dos assentos e design do campo até os gritos da multidão durante uma partida. Isso pode ser personalizado no seu lazer, e torna a experiência mais personalizada.

A carreira dos jogadores também sofreu um pouco de rejeição, com a árvore de habilidades no estilo Volta abrindo caminho. Posteriormente, este modo parece mais um RPG esportivo do que nunca. Você agora sobe de nível em todo o modo, alocando pontos de habilidade, vantagens e arquétipos para o seu jogador conforme você passa de reserva a primeiro jogador XI.

Imagine isso em movimento, é incrível.

As vantagens são a maior mudança na carreira do jogador, dando a você um impulso específico dependendo de suas ações em uma partida. Eles variam de um aumento temporário em golpes de finesse a uma melhor precisão de passe de longo alcance. Da mesma forma, os objetivos da partida ajudam a impulsioná-lo ao longo do caminho na carreira do jogador. Esteja você subordinado ou inicie um jogo, você sempre terá três objetivos para almejar. A conclusão desses objetivos renderá o favor do treinador, permitindo que você suba na classificação e chegue ao primeiro XI do clube. Você também pode ‘melhorar’ um objetivo, aumentando um pouco o requisito designado, o que lhe renderá XP adicional.

Tudo isso se junta para formar um modo que parece estar finalmente progredindo. Não é The Journey, claro, mas eu gosto do fato de que há mais uma história embutida na carreira do jogador. Como tal, espero ver um mergulho mais profundo nisso em entradas subsequentes do FIFA, como ser capaz de jogar na seleção juvenil ou algo parecido.

Infelizmente, Volta, o modo de futebol de rua da FIFA, vê poucas mudanças neste ano. Um medidor de habilidade foi adicionado, que é preenchido ao realizar movimentos de habilidade em uma partida. Se você conseguir preenchê-lo totalmente, poderá marcar mais do que o ponto tradicional de um gol, ganhando até três pontos com um acerto. Habilidades exclusivas também chegam ao modo, oferecendo uma habilidade específica que você pode usar no jogo quando seu medidor pessoal for preenchido. Cada uma das habilidades características são diferentes, baseadas em um tiro mais poderoso, ritmo mais rápido ou tackles mais fortes.

Volta parece mais arcade do que nunca graças a esses acréscimos. E embora eu não me importe com a EA em levar o modo nesta direção, eu adoraria ver mais foco em tipos de jogos single-player e torneios dentro dele. Volta parece mais uma perda de tempo multiplayer do que antes, sem qualquer componente notável que manterá alguém que prefere jogar partidas de um jogador voltando.

Os estádios estão cada vez mais perfeitos.

Os outros modos multijogador principais de FIFA sofreram pequenas alterações. Ultimate Team continua a ter um controle insidioso sobre a maioria dos jogadores, e microtransações são incentivadas a cada turno. Agora você pode personalizar a área VIP do FUT Stadium se desejar, enquanto o Division Rivals recompensará o tempo gasto no modo, ganhe ou perca. O FUT Champions é dividido em Play-Offs e Finais no FIFA 22, o que deve dar aos jogadores competitivos uma boa mudança em relação ao que vem antes na Weekend League. É bom ver algumas melhorias na qualidade de vida em FUT, mas depois de passar algumas horas abrindo pacotes e brincando com o que está em oferta, ainda me encontro gravitando rapidamente para longe dele – não é para mim.

O suporte do DualSense é, mais uma vez, ótimo no FIFA 22. Adoro a forma como o feedback do controle funciona quando você bate nos tackles ou dá uma tacada muito importante. Eu continuo me preocupando com os gatilhos adaptativos, entretanto, parece que estou em uma batalha constante com eles, já que a resistência do jogador começa a se esgotar no final da partida. Já se passou quase um ano e meu controlador original continua despreocupado, então não deve estar tendo um efeito tão ruim.

Mesmo com alguns problemas e lacunas, o FIFA deste ano é o melhor em algum momento. O HyperMotion o acelera antes da concorrência, e é ótimo ver algumas mudanças importantes no Modo Carreira. Stewart Robson vindo para comentar, ao lado de Alex Scott como repórter de campo, também deu uma revitalização muito necessária para os comentários do jogo. Resumindo, há algo aqui para todos, e a série está finalmente traçando um caminho que posso seguir.

David Signorelli

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