Assassin’s Creed Mirage
Assassin's Creed Mirage realmente faz jûs ao seu nome, é como se fosse um óasis em forma de miragem, com a pequena diferença que ele é real. O jogo me surpreendeu demais e seus defeitos não comprometem a experiência de forma alguma. Mirage fez de mim um fã e agora quero mais.
Assassin’s Creed Mirage é o mais novo jogo da famosa série dos assassinos desenvolvido pela Ubisoft Bordeaux(com auxílio de estúdios da empresa localizada em diversas cidades) e que prometia trazer de volta as origens da série, sendo considerado um título de comemoração aos 15 anos da franquia.
Antes de mais nada é importante mencionar que eu tenho pouca experiência com a série, joguei pra valer apenas o Origin que foi o primeiro a trazer um lado mais RPG pro universo de AC. Então, essa digamos que é a minha entrada na experiência clássica e agora vocês irão saber tudo que achei das aventuras de Basim.
Review em vídeo:
PRA LÁ DE BAGHDAD
Em Mirage nós controlamos Basim Ibn Ishaq, um ladrão de rua, que busca uma mudança drástica em sua vida. Logo no início você já percebe que ele possui um bom coração e se preocupa com as pessoas ao seu redor. Eis que após uma série de eventos(do qual obviamente não irei falar), nosso herói entra para os Ocultos, fazendo que minhas portas se abram e com isso possa ajudar a desvendar os mistérios sobre seus pesadelos. A história é muito, mas muito boa em Assassin’s Creed Mirage, mesmo ciente que devo estar perdendo uma quantidade enorme de informações por não ter jogado grande parte dos outros títulos da série, eu me senti engajado do começo ao fim.
Não somente a história principal é marcante, como todo o contexto histórico de uma Badgá do século IX e o cuidado que a equipe deve com os detalhes das side-quests, um trabalho fantástico. Como apreciador de história, pra mim foi um deleite ler sobre uma parte do mundo que jamais tive oportunidade de estudar na escola. Recomendo fortemente que jogue prestando atenção nos detalhes, dos nuances dos diálogos e vais perceber que está jogando algo realmente especial, nunca pensei que essa série fosse tão além de sua premissa.
BONITO, MAS ORDINÁRIO
Mirage é mais um jogo rodando na já antiguinha Anvil Engine e trouxe resultados interessantes. Joguei o jogo inteiramente no PlayStation 5, 99% do tempo no modo Desempenho, coloquei no Qualidade em um determinado momento apenas para fins de teste. Evidentemente no modo Desempenho temos um jogo que luta pra atingir os 60 quadros e o faz com maestria, sem sombra de dúvidas você deveria usar esse modo, o ganho visual no modo Qualidade não justifica baixar a fluência.
É chover no molhado dizer que um jogo da série possui cidades detalhadíssimas e em Mirage não seria diferente. Badgá é enorme, lotadas de NPCs que podemos ver a kilômetros de distância, construções com texturas super trabalhadas, efeitos climáticos(só tempestades de areia, não há precipitação aqui) e de passagem do tempo bem convincentes, etc… Lógico que o conveniente modo foto está presente para podermos registrar os momentos mais marcantes dessa aventura, passei horas nele pra variar. Porém nem tudo são flores e falarei agora um pouco de coisas que poderiam ser bem melhores.
Os modelos poligonais são bem fracos, os rostos dos personagens lembram bastante jogos de começo da geração passada, o que compensa um pouco são as roupas que ficaram bem trabalhadinhas, em especial os trajes de Basim. Felizmente ao jogar não se repara muito nisso, diferente do mal uso de aberração cromática que pra quem não sabe é um fenômeno óptico que acontece quando as cores de uma imagem não se convergem corretamente para um mesmo ponto, resultando em halos coloridos ao redor das bordas dos objetos. Em termos simples, é como se as diferentes cores de uma imagem se espalhassem um pouco além de onde deveriam, causando um efeito de contorno colorido ao redor dos objetos, dê uma olhada no exemplo abaixo:
Dá pra ver esse efeito de forma bem clara no ombro esquerdo de Basim e isso incomoda bastante, por mais inocente que possa parecer. Espero mesmo que algum patch dê ao jogador opção de remover pois diversos outros jogos já fizeram isso. Outro problema meio chato é a qualidade das animações, elas são bem “duras”, facilmente perceptíveis durante os combates e que destoa um pouco da qualidade gráfica geral do jogo.
ATTENZIONE PICKPOCKET
Quer saber qual é a melhor parte desse jogo? Jogá-lo! Assassin’s Creed Mirage é um dos jogos mais divertidos do ano, com um ritmo eletrizante, diversas atividades e um controle praticamente perfeito. Eu simplesmente não consigo largar ele e nunca pensei que diria isso de um jogo de Stealth, visto que nem de longe é um dos meus gêneros favoritos. As aventuras de Basim me proporcionaram momentos únicos do qual precisei realmente usar tudo que tinha ao meu dispôr para conseguir atingir os objetivos, desde o uso constante da fiel águia Enkidu até mesmo as ferramentas que vamos adquirindo ao longo da jornada.
Apesar de agora não ser mais um RPG como nos 3 títulos anteriores, Mirage ainda conta com alguns elementos remanescentes como atributos de equipamentos, árvore de habilidades e upgrades. É viciante você ir atrás dos tesouros pra conseguir novos itens, desbloqueando mais Tiers dentro da evolução de uma armadura, por exemplo. O loop de gameplay desse jogo me deixou tão impressionado que estou tendo dificuldade pra escrever essa análise porque preciso voltar pra Badgá, quando jogares irás me entender.
O jogo não é mais um colosso de 100 horas como foi os anteriores, com umas 30 você já consegue fazer praticamente tudo e isso gente, é um ponto extremamente positivo. Mirage trabalha seu conteúdo respeitando você, adulto, que possui responsabilidades e afazeres, permitindo que aquela horinha valiosa do seu dia seja agraciada com muita diversão. Eu com 39 anos de idade infelizmente não consigo mais ficar torrando meu precioso tempo com conteúdo inútil, obrigado designers da Ubisoft por terem se preocupado com algo que a maioria das produtoras hoje em dia deixa de lado. Menos é mais.
MUSIQA LI A’DHANI
Acima está escrito “música para meus ouvidos” em árabe e quer saber porque disso? O jogo consta com vários idiomas em sua dublagem(como pt-BR, ainda bem) e também no idioma local que é o árabe, legal não? É uma imersão fantástica. As músicas também ficaram lindas, todas que lembram bem aquele ritmo “desértico” do qual todos conhecemos, recomendo inclusive aumentar a frequência das músicas no menu para que você possa sempre ter um fundo musical de qualidade lhe acompanhando em todos os momentos.
VEREDITO
Assassin’s Creed Mirage realmente faz jûs ao seu nome, é como se fosse um óasis em forma de miragem, com a pequena diferença que ele é real. O jogo me surpreendeu demais e seus defeitos não comprometem a experiência de forma alguma. Mirage fez de mim um fã e agora quero mais.
Este artigo é baseado em uma cópia gratuita de um jogo/álbum fornecido à vgBR pela editora ou empresa de relações públicas. Esta relação em nada influenciou a opinião ou pontuação do autor (se aplicável).
[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”true” title=”ASSASSIN’S CREED MIRAGE” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]Ambientação simplesmente incrível, você se sente em uma cidade de verdade que já existiu
Gráficos muito bons
Jogo super divertido, com controles precisos
Parte sonora de tirar o chapéu
Variedade de desafios enormes[/i2pros][i2cons]Aberração cromática prejudica a imagem
Animações meio robóticas[/i2cons][/i2pc]
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