Fate/Samurai Remnant
Fate/Samurai Remnant é um RPG de ação perfeitamente divertido, e é uma ótima introdução à franquia Fate para aqueles que acham a série complicada e complexa muito difícil de entender. A história e a jogabilidade são envolventes e divertidas, mas não alcançam os altos de algo como Persona 5 Strikers, em grande parte por causa do foco na "fraqueza" de Iori.
A franquia Fate parece simples, com versões extravagantes e hiperestilizadas de figuras históricas lutando em uma batalha real.
Fate/Samurai Remnant é um sopro de ar fresco porque é facilmente o mais direto que a franquia já foi, e é uma introdução perfeita para aqueles que querem entrar. É um jogo divertido também.
Samurai Remnant se passa na década de 1650 em Edo. Os jogadores assumem o papel de Miyamoto Iori, o filho adotivo do lendário espadachim Miyamoto Musashi. Iori e sua irmã adotiva vivem uma vida pacífica em uma era em que samurais e espadachins estão se tornando menos importantes, e tudo parece certo no mundo — até que uma misteriosa figura blindada tenta assassinar Iori. Ele é salvo em um clarão ofuscante por um espadachim chamado Saber, que é um “servo”, de um grupo de espíritos heróicos baseados em figuras históricas famosas. Cada servo deve formar par com um mestre para derrotar todos os outros pares, e quem sobreviver recebe um desejo. Forçados a lutar, Iori e Saber trabalham juntos para sobreviver ao ritual e impedir que Edo seja obliterada.
Achei a história de Samurai Remnant surpreendentemente charmosa. Alguns personagens são um pouco fracos, mas eles fazem um bom trabalho em transmitir muita personalidade com um pouco de ação. Provavelmente a estrela do show é Saber, que é bem charmosão. Eu meio que esperava ficar irritado, mas eles me fizeram rir e realmente me importei com eles bem rápido. O jogo faz muito trabalho com linguagem corporal e pequenos toques para fazer o personagem brilhar. Em comparação, Iori é um pouco chato, o homem direto para as palhaçadas mais selvagens daqueles ao seu redor, mas ele tem seus momentos.
O combate central em Samurai Remnant parecerá familiar para os fãs da franquia Warriors , mas este título é mais parecido com Persona 5 Strikers do que qualquer um dos jogos principais. Embora use o esquema “um personagem contra muitos inimigos”, é mais um elemento de sabor do que um design central do jogo, que se concentra em batalhas contra inimigos mais fortes. Pense nisso como um RPG de ação com tema Warriors . Ele ainda tem o mesmo sentimento geral dos clássicos da Tecmo-Koei, mas foi um pouco mais embaralhado.
Iori alterna entre vários estilos de luta com base nos professores de Musashi: Terra, Fogo, Vazio, Água e Vento. Cada estilo de luta tem suas próprias características. Terra usa uma única espada e fornece uma barreira defensiva que anula ataques, tornando-a a mais segura de todas, mas ao custo de poder e alcance. Fogo causa alto dano, mas é lento, e fica mais poderoso conforme a saúde de Iori diminui. Vazio, meu favorito, transforma Iori em um liquidificador humano com dano e alcance insanos, mas a velocidade de ataque está vinculada à sua saúde, com ataques ficando mais lentos conforme ele perde saúde. Água é rápida e usa duas espadas para ataques de longo alcance que são melhores para lutar contra vários inimigos. Vento usa uma espada em uma mão e uma magia na outra, com a magia permitindo ataques poderosos de longo alcance que são eficazes contra monstros, mas precisam ser recarregados por ataques corpo a corpo.
Como você pode imaginar, Samurai Remnant recompensa fortemente a troca constante de estilos. Terra ou Fogo é melhor para lutas individuais, Vento é melhor contra monstros, Água é melhor contra grupos e Vazio é bom se você estiver confiante em sua habilidade de evitar ser atingido. Depois de lutar em um estilo por um tempo, você ativará um efeito de “brilho posterior” que fornece um buff para o estilo para o qual você está trocando . Mudar de Terra para outras posturas reduz a quantidade de cambalhota que você pode suportar, enquanto Vento ou Vazio fornecem um bônus de dano. Este é um bom motivo para dançar constantemente entre os estilos. Você também tem um ataque especial que se acumula como um ataque Musou nos jogos Warriors , onde você pode gastá-lo em um poderoso ataque de limpeza de multidão.
Além da esgrima, Iori também pode usar magia, que são magias que ele pode aprender. Elas custam gemas e permitem que ele faça coisas como se fortalecer ou se curar ou usar magias danosas contra inimigos. Ao contrário do resto das habilidades de Iori, essas são profundamente desagradáveis e insatisfatórias de usar. As gemas são um recurso consumível que só pode ser reabastecido por meio de chance semi-aleatória ou um método de criação lento e tedioso. O custo-benefício dessas magias é tão pequeno que não há razão para se preocupar com a maioria delas. Você pode usar um balde de gemas para se dar uma grande cura, ou pode usar uma bola de arroz que custa 300 ienes — e você provavelmente tem 27 bolas de arroz em seu inventário a qualquer momento.
Iori é um lutador forte, mas é inerentemente limitado contra muitos inimigos. Exceto pelos inimigos humanos mais fracos, Iori não pode atordoar os inimigos ou fazê-los recuar. Existem alguns métodos diferentes para enfraquecer os inimigos. Quando um inimigo forte ataca, há um momento em que eles estão “brilhando” após o ataque, e eles ficam mais vulneráveis a danos e ataques. Você também pode desviar antes de ser atingido para executar uma defesa e atordoá-los. Conforme o jogo avança, você também desbloqueia habilidades que oferecem mais opções. Fire Stance pode fazer inimigos mais fracos recuarem, e se você melhorar a habilidade o suficiente, você pode fazer todos os inimigos recuarem.
Selos são defesas especiais que inimigos poderosos têm, e eles efetivamente tornam os ataques de Iori inúteis, a menos que você acerte o “ponto ideal” mencionado acima ou use um contra-ataque de esquiva. Cada ataque drena um pouco do medidor de selo, então você é encorajado a diminuir lentamente as defesas, e uma vez que um selo se rompa, Iori pode lutar contra o inimigo como se ele fosse um adversário forte padrão em vez de um gigante invencível.
Como exatamente você deve enfrentar as coisas? É aí que Saber entra em jogo. Por padrão, Saber é um aliado de IA. Eles atacarão por conta própria com habilidades e competências poderosas. Conforme Iori luta, ele acumula Afinidade, que pode gastar para solicitar que Saber execute um super ataque para causar dano massivo — e grande dano a focas. Eles também podem executar ataques de ligação especiais, onde Saber chama Iori aleatoriamente e, ao fazer isso, você pode usar um ataque de Afinidade de graça. Conforme o jogo avança, você desbloqueará servos desonestos, que também podem se juntar à batalha e executar seus próprios ataques de Afinidade.
Você também pode assumir o controle direto de Saber e servos desonestos. Algumas batalhas de enredo colocam você no comando deles, mas na maioria das vezes, você terá outro medidor para construir. Quando o medidor estiver cheio, você pode usá-lo para trocar para o servo de sua escolha. Servos são como jogar com um personagem real de Dynasty Warriors . Eles são brutalmente rápidos, poderosos e têm ataques básicos exagerados. Eles podem atordoar a maioria dos inimigos e rasgar selos. Eles até têm seu próprio ataque especial, o Noble Phantasm, que atinge mais forte do que qualquer outra coisa no jogo.
Infelizmente, o maior problema do jogo é que, apesar de seus melhores esforços, Iori não é divertido o suficiente para que os jogadores queiram jogar como ele em vez dos personagens servos muito mais extravagantes e emocionantes. Ele é um personagem mecanicamente complexo, mas a natureza do jogo significa que ele é mais mundano em ação. É difícil não compará-lo diretamente a Musashi, que usa o mesmo estilo de luta, mas se sente incrivelmente poderoso enquanto cuspia lasers de arco-íris e executava ataques de aparência legal. Toda vez que eu jogava como um servo, eu desejava poder continuar usando-os porque, mesmo que fossem mais simples do que Iori, eles pareciam muito mais legais.
Parte do atrativo de Samurai Remnant é que as pessoas podem jogar como versões hiper-anime de figuras históricas famosas, e tenho certeza de que esse é um grande ponto de venda. Parece estranho quando Miyamoto Iori, uma figura histórica real, acaba se sentindo mundano. (Bem, tão mundano quanto alguém que atira fogo de uma espada pode ser.) Jogar como um personagem que todos denunciam como fraco e inútil em vez de Joana d’Arc ou Musashi não parece envolvente, especialmente no início do jogo, antes de Iori obter algumas habilidades legais.
Além das batalhas padrão, um fator importante do combate é descobrir como tomar as linhas ley inimigas sem perder as suas. Batalhas de “guerra” acontecem sobre linhas ley, e quando você entra nessas batalhas, todo o mapa de Edo é convertido em uma série de círculos interconectados que representam a energia mágica da terra. Iori pode se mover de círculo em círculo e capturar linhas ley. Isso melhora sua habilidade de combate e ocasionalmente fornece recompensas. Corra para um inimigo no campo, e você se envolverá em uma batalha simples, com o vencedor reivindicando o local. Para vencer, você deve reivindicar a base do inimigo antes que o tempo acabe. A facção inimiga também está tentando obter o máximo de linhas possível enquanto alcança a base de Iori.
É aqui que a grande variedade de truques entra em jogo, com novos sendo introduzidos regularmente. Se você construiu o medidor de Afinidade, você pode usá-lo quando um inimigo estiver prestes a atingir uma de suas linhas e enviar Saber para protegê-lo. Você também pode usar Afinidade para enviar Saber ou “contratar” outros servos desonestos para ajudar. Você pode criar ou encontrar códigos místicos que permitem que você faça tudo, desde ganhar ações extras até reivindicar instantaneamente cada ponto em branco no campo. Eles só podem ser usados uma vez, mas podem mudar o rumo da batalha.
As batalhas de ley line inicialmente parecem fracas, mas melhoram conforme as coisas progridem. O jogo é lento para introduzir novas opções, o que é uma pena porque as sequências são muito divertidas quando você tem ferramentas para trabalhar. Elas não são muito difíceis, mas têm tempero suficiente para serem interessantes, como reforços repentinos ou decidir se vale a pena lutar uma batalha difícil sem Saber ao seu lado. Quando tudo está desbloqueado, eu estava ansioso pelas batalhas de ley line.
Além da história principal e algumas missões secundárias opcionais, não há muito o que fazer. Você pode explorar vários locais em Edo, mas são basicamente zonas intercambiáveis onde você pode lutar algumas batalhas aleatórias, falar com NPCs ou acariciar gatos e cachorros. Existem alguns itens e itens colecionáveis que podem desbloquear mais opções na árvore de habilidades. Samurai Remnant é em grande parte um RPG linear, mas é longo e tem algumas opções de enredo ramificado, então não é exatamente carente de conteúdo.
Samurai Remnant é um título bonito. Os visuais de anime se traduzem bem no estilo de jogo, e as animações de combate e as cut scenes parecem muito boas. Os ambientes podem às vezes ser monótonos, mas eles têm personalidade suficiente para mantê-lo focado. A dublagem é apenas japonesa, mas a maioria dos atores faz um trabalho excelente. Novamente, Saber é a estrela do show, e sua dublagem torna o personagem divertido de se estar por perto.
VEREDITO
Fate/Samurai Remnant é um RPG de ação perfeitamente divertido, e é uma ótima introdução à franquia Fate para aqueles que acham a série complicada e complexa muito difícil de entender. A história e a jogabilidade são envolventes e divertidas, mas não alcançam os altos de algo como Persona 5 Strikers, em grande parte por causa do foco na “fraqueza” de Iori.
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