F1 2016 é um game de simulação de corrida de Fórmula 1 desenvolvido pela Codemasters, baseado no campeonato do mesmo ano da FIA.
Seguindo a fórmula do antecessor, o jogador encarna pilotos de escuderias famosas seja em um modo carreira, em corridas solo ou multijogadores, com os carros da temporada e todas as suas particularidades como na vida real.
F1 2016 se preocupa em refinar seu modo carreira, apresentando um para os iniciantes e um modo carreira “pro” um pouco mais complexo nas demandas. Esse modo conta com um story telling tranquilo, que serve de pano de fundo para dar o clima de ser um piloto, sem cansar os que vieram para correr. Simples e preciso.
Seja qual for o modo, o jogo segue uma fórmula interessante. Definimos os modelos de rostos, capacetes, cor e nome do piloto, personalizando a experiência. Em seguida escolhemos a escuderia a ser defendida no campeonato de 2016. Aqui fui tolo ao pensar que escolhendo uma empresa de renome como Ferrari ou Mercedes teria mais facilidade. Ao escolher os melhores, será exigido o melhor de você e o jogo pede objetivos mais complexos para quem quiser correr nas equipes de ponta. Se estiver começando o ideal é correr por uma equipe menor, para ganhar notoriedade e pegar o jeito do game primeiro.
Temos aqui a simulação perfeita de um final de semana de corrida, com o treino livre, ajustes no carros (ponto fortíssimo aqui, bem complexo e interessante com ajustes a clima, curvas e particularidades de cada pista para seu carro) e a corrida em si.
Além do modo carreira os outros modos consistem em simular o final de semana de corrida, correr livremente e o modo online que foi aprimorado com a capacidade máxima de 22 jogadores por partida, o mesmo número de corredores de uma corrida real de Fórmula 1.
A jogabilidade está balanceada: para os jogadores mais extremos temos aqui quase um simulador perfeito de Fórmula 1, as regras e particularidades de uma corrida real estão todas implementadas. O HUD (heads up display) mostra informações completas sobre o carro, o clima e até mesmo o combustível utilizado. Os danos do carro são todos detalhados para que o jogador escolha precisamente quando vai parar nos boxes.
É um pouco complexo, mas se você é um jogador iniciante o jogo dá opções a quem nunca correu numa pista antes, ensinando o melhor traçado, em qual velocidade correr, qual rotação o pneu deve estar, como fazer uma curva, etc. Ainda assim você vai sentir o peso de correr em um carro de Fórmula 1, tendo que seguir as regras e as limitações do seu carro ou do seu braço. O jogo vai te punir pelos seu erros e transgressões, porém para não estragar a experiência o jogador tem a opção de usar o famoso “flashback” e retornar após uma fatalidade. O lema aqui é punir, mas ensinar. Não é uma experiência fácil, mas é uma experiência muito válida para os fãs de jogos de corrida.
Testamos a versão de PC neste review e os gráficos estão perfeitos. Os modelos dos carros estão totalmente fiéis aos da temporada de 2016 e o jogo roda a 60 FPS sem grandes problemas de slowdown. A alteração do clima, simulação de freada e re-acelerada, curvas, os ambientes, F1 2016 optou por menos diversidade que seu antecessor porém com otimização que é de encher os olhos.
Para os gamers brasileiros a boa notícia é que o jogo está 100% dublado, legendado e localizado em português, o que adiciona muito a experiência.
Definitivamente F1 2016 é compra obrigatória para os fãs de jogos de corrida.
Prós:
- O jogo é lindo graficamente.
- Dublagem competente e legendas.
- Simulador desafiador.
Contras:
- Mesmo com as facilidades, iniciantes irão sofrer e talvez desistir antes de ter uma experiência completa.
- Solasta: Crown of the Magister - 18 de junho de 2021
- Recebemos o Notebook Gamer da N.A.V.E! - 23 de março de 2021
- Blade & Soul: Revolution | Preview - 24 de fevereiro de 2021
Comment here