Análise – Rise of the Tomb Raider 20 Year Celebration
Rise of the Tomb Raider 20 Year Celebration é a sequência do reboot de Tomb Raider de 2013. Foi um dos mais importantes exclusivos temporários do Xbox One no final do ano passado, e agora chega finalmente ao PS4 numa edição comemorativa de 20 anos da série com todas as DLCs já lançadas e alguns modos e características exclusivas.
Enredo
Após Tomb Raider, Lara fica obcecada em encontrar as verdades sobre a experiência sobrenatural que teve em Yamatai, e foi encoberta pela Trindade.
Antes de morrer, o pai de Lara estava a pesquisar a lenda de Koschei o Imortal. Lara começa sua aventura na Síria, onde está procurando a tumba do imortal. A partir das notas encontradas, Lara viaja para a Sibéria para tentar descobrir a localização de Kitezh, uma cidade mítica construída no séc. XIII. Numa corrida contra a Trindade, que quer encontrar a cidade primeiro, Lara tem de sobreviver contra humanos, animais e o ambiente para descobrir a verdade sobre o mito e transformar-se na exploradora de tumbas que conhecemos.
Jogabilidade
Rise of the Tomb Raider retorna com muitos dos elementos encontrados em Tomb Raider de 2013. O esquema de controles continua basicamente o mesmo e isso significa que a mecânica de shooter ainda tem espaço para melhorar. Os controles nesse departamento não são nem um pouco precisos como os de um Gears of War e as armas iniciais de Lara são bem precárias, precisando de alguns upgrades pra que você possa usar uma pistola ou fuzil com alguma precisão. Mas ok, sabemos que tiroteio não é o objetivo principal de Rise of the Tomb Raider e no que o jogo se propõe, os controles para as áreas de plataforma respondem bem.
A Nixxes foi a responsável pela conversão de PS4, assim como Xbox 360 e PC e a boa notícia é que eles removeram os problemas de latência no controle nas versões Xbox 360, PC e PS4 do jogo.
Assim, não só a versão PS4 contêm uma série de correções de bugs, melhorias de frame-rate, suporte ao PSVR, ela também resolve um dos principais problemas no controle da versão Xbox One.
Rise of the Tomb Raider tem um novo sistema de upgrades permitindo aos jogadores criar objetos ou melhorar as suas armas, juntando peças que encontram pelo jogo. Lara vai encontrar minerais, plantas, metal, e caçar animais para construir munições especiais, granadas, armadilhas, novas roupas e medicamentos.
A mudança climática e o ciclo de dia e noite influencia também os animais. Por exemplo, para criar um casaco de inverno mais forte, Lara tem de caçar um lobo, que só aparece durante uma determinada hora do dia e quando as condições de tempo são favoráveis para isso.
A neve da Sibéria, também influencia a jogabilidade: os animais deixam pegadas que vão desaparecendo ao longo do tempo, e Lara pode escavar trincheiras para fazer um abrigo.
Além das missões principais, várias missões secundárias vão alongar as horas de gameplay, como terminar as tradicionais Tumbas de Desafio. Os jogadores estão frente a uma campanha de 30 a 40 horas de exploração para completar tudo.
Rise of the Tomb Raider não possui um modo multijogador como no primeiro game. Agora os gamers vão competir através dos modos Score Attack, que consiste em repetir os níveis com regras novas, como bater recordes de tempo e ganhar medalhas, ou Remnant Resistance, onde o jogador repete algumas zonas do jogo criando as suas próprias missões (escolhendo objetos e inimigos). Além disso o game conta com o modo Chapter Replay, que mantém as habilidades e equipamentos da primeira vez que o jogador completou o game.
Abaixo entrevistamos o designer do game, Mike Brinker, na BGS 2015:
Som
A música de Rise of the Tomb Raider é assinada por Bobby Tahouri (de Game of Thrones e Homem de Ferro).
Além disso, a Crystal Dynamics revelou que sempre Lara tiver uma abordagem furtiva, a “música é gerada de modo processual“. A mecânica é possível através de um “sistema middleware“, licenciado pela Intelligent Music Systems, que “analisa as composições de Tahouri e de uma forma dinâmica compõe novas músicas, fazendo com que cada vez que se joga seja única“.
Escute a trilha sonora completa, incluindo as faixas procedurais, abaixo:
20 anos de Tomb Raider
Na edição 20 de aniversário de 20 anos, Lara recebe cinco skins Lara inspiradas em seus primeiros jogos, além de 12 roupas novas em seu guarda roupas.
A versão de PS4 também recebeu um novo nível de dificuldade, “Sobrevivente Extremo”, visando o o público mais hardcore. O modo Resistência também ganhou um cooperativo online com um amigo, exclusivo do console.
Como é comum nas versões de Jogo do Ano (GOTY), Rise of the Tomb Raider traz todos os DLC lançados no Xbox One inclusos no pacote. Baba Yaga: O Templo da Bruxa e A Escuridão Fria adicionam boas horas de exploração na aventura de Lara.
Já Laços de Sangue é uma fase que vai agradar os fãs antigos da série, permitindo explorar a famosa mansão de Lara Croft.
O novo estágio impressiona com a quantidade de detalhes e referências aos antigos títulos. É um trabalho caprichoso de fan service e passamos algumas horas explorando a mansão procurando saber mais sobre a história de Lara Croft nesse novo universo da série.
Além disso, donos de um PlayStation VR poderão fazer um tour virtual pela mansão, exclusivo do console da Sony. E por último, mas não menos importante, temos o divertido modo “Pesadelo de Lara” que coloca o jogador literalmente num pesadelo tentando impedir uma invasão de zumbis na mansão da família Croft.
O jogo roda em sólidos 1080p e 30 FPS, mesma configuração do Xbox One e é impressionante graficamente. Apesar da temática parecida, ainda se difere da série Uncharted, onde os gráficos são ótimos, mas o jogo é mais fechado e linear. Em Rise, os cenários abertos são muito convidativos à exploração, com detalhes que vão fazer o jogador buscar cada canto dos mapas.
Um dos grandes jogos do ano
Rise of the Tomb Raider 20 Year Celebration é maior, melhor e traz diversos modos exclusivos para os fãs da série. Não recomendaríamos a compra se você já terminou no Xbox One, mas se ainda não testou a nova aventura de Lara Croft, saiba que essa é a versão definitiva.
A Crystal Dynamics manteve o tom do primeiro game e o ampliou em cada sentido. Então se você gostou do reboot da série, Rise of the Tomb Raider é uma expansão de tudo que você viu em Tomb Raider (2013).
Prós
- A versão definitiva do jogo com modos exclusivos e todas as DLCs
- Controles melhorados sem input-lag da versão Xbox One
- A mansão da Lara é um presente aos fãs da série
Contras
- Poucos motivos pra revisitar o game se você já jogou no Xbox One
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