Análises

Big Brain Academy: Brain vs. Brain

7.5
O seu cérebro também precisa de exercício!

Big Brain Academy: Brain vs. Brain brilha como um jogo de festa, adotando uma abordagem familiar que equilibra o campo de jogo, independentemente da idade e experiência de cada jogador.

Que tal exercitar um pouco seu cérebro? Não estou falando de estudar alguma coisa em específico ou mesmo resolver equações complicadas e sim explorar as mais variadas partes dessa parte do corpo que dita tudo na nossa vida.

Desenvolvido pela própria Nintendo, Big Brain Academy: Brain vs. Brain é um jogo que vai fazer você trabalhar essa massa encefálica enquanto se diverte, “bora” pra análise?

CÉREBRO X CÉREBRO

Irei começar falando sobre o modo para um jogador, que é o Solo. Logo de cara um simpático instrutor chamado Dr. Lobe irá fazer perguntas pessoais, tais como sua idade, seu “estilo”(sexo), ocupação(lista genérica, nada específico), seu slogan(uma frase que te represente) e por fim sua aparência(cor de pele, adornos, afins).

Não sei ao certo o que cada uma dessas coisas afeta o programa em si, mas imagino que idade deve ser determinante para algumas atividades… ou não. São 20 minijogos incluídos, divididos em cinco categorias diferentes: Identificar, Memorizar, Analisar, Calcular e Visualizar.

Esse é um dos minijogos que ficam mais legais usando a tela de toque do Switch.

No multiplayer local, uma criança pequena ou uma pessoa não acostumada a manusear um controle pode optar por uma dificuldade mais fácil, enquanto um jogador mais confiante opta por uma dificuldade avançada – permitindo um campo de jogo uniforme. Assim, a criança pode receber sequências mais curtas para memorizar, ou o adulto pode receber números e frações negativas no minijogo de estourar balões.

As categorias são bastante auto-explicativas. ‘Memorizar’ inclui atividades como recordar uma sequência de números ou objetos na ordem inversa. ‘Analisar’ requer algum exame de sua parte para dar a resposta correta, como selecionar o item mais pesado depois de examinar algumas escalas. ‘Compute’ testa suas habilidades matemáticas, incluindo estourar balões com números do mais baixo ao mais alto e derrubar blocos de números de uma torre para que a soma seja um total exato.

Nem sempre é tão óbvio!

O nível de dificuldade mais fácil é incrivelmente básico e também não há punição por escolhê-lo. É realmente revigorante ver esse tipo de abordagem em experiências multiplayer. O jogo não pressiona os jogadores mais jovens ou mais inexperientes a passar horas e superar uma curva de aprendizado, e realmente parece adequado para a maioria das idades.

O conceito geral de tentar resolver quebra-cabeças acabou sendo um sucesso também em nossas sessões de jogo. Essas são atividades que trabalham seu cérebro, em vez de testar os reflexos. Você não precisa ter jogado antes para entender como esses quebra-cabeças funcionam, e é realmente satisfatório quando você os descobre e responde corretamente.

Avaliação do teste.

Isso não quer dizer que não haja algumas queixas. O único minijogo que causou problemas envolveu a mudança de hora em um relógio. Basicamente, você é informado de quantos minutos deve girar para frente ou para trás (variando em dificuldade de 5 ou 60 minutos a números como 545), e você precisa girar o analógico do controle para mover os ponteiros do relógio. Mas alguns jogadores casuais(como a minha esposa) lutaram com a sutileza necessária para mover as mãos para onde queriam que fossem.

A maioria das atividades também não lhe diz a resposta correta quando todos erram a solução de um quebra-cabeça. Para um jogo baseado em quebra-cabeças com tema educacional, isso parece um descuido e pode ser um pouco insatisfatório.

Até 4 pessoas podem se divertir juntas!

Depois, há o número de atividades de minijogos incluídas. Existem 20 em destaque, o que contribui para um pacote bastante enxuto. Para ser justo, isso se reflete no preço mais baixo do jogo. Mas enquanto a grande maioria dos minijogos é definitivamente agradável de jogar, o jogo poderia ter se beneficiado de ter vários outros para melhorar a variedade e o valor de repetição. Essa desvantagem específica também é sentida ao experimentar o single-player.

Jogando sozinho, existem três modos disponíveis. Practice (e Super Practice que é desbloqueado mais tarde) permite que você jogue qualquer uma das atividades e obtenha pontuações mais altas e medalhas.

Modo Ghost Clash em ação.

No teste, você é desafiado a realizar cinco atividades – uma em cada categoria – da melhor maneira possível antes que o jogo ofereça uma pontuação geral, enquanto faz referência em qual categoria você teve melhor e pior desempenho. Este é provavelmente o modo menos impressionante; ele tenta dar a impressão de que há alguma ciência por trás de qualquer melhoria, mas na realidade sua pontuação é muito influenciada pela sua sorte em relação ao minijogo selecionado, pois você será melhor em alguns do que em outros dentro de cada categoria.

Ghost Clash é a inclusão final para um jogador e é um modo online divertido que o vê competir em um minijogo escolhido contra os dados fantasmas de outra pessoa. Não é tão emocionante quanto jogar com pessoas na mesma sala, mas ainda consegue trazer uma sensação de competitividade e pressão enquanto você corre para responder a cada quebra-cabeça o mais rápido.

VEREDITO

Big Brain Academy: Brain vs. Brain brilha como um jogo de festa, adotando uma abordagem familiar que equilibra o campo de jogo, independentemente da idade e experiência de cada jogador. Nos divertimos muito com nossa família e amigos nas 20 atividades de quebra-cabeça apresentadas neste pacote acessível e com preço acessível. É uma pena que não haja mais alguns minijogos (ou um componente single-player um pouco mais substancial) para agregar ainda mais valor ao produto.

Pros
  • É sempre legal que existam jogos educativos e divertidos ao mesmo tempo
  • A apresentação do título é muito bonita
  • Qualquer um pode jogar e se divertir
  • Os modos multi-player são excelentes
Cons
  • Num jogo como esse realmente faltou uma localização para o português
David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here