SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS -
25, fev 2025
9
Viva gloriosamente!

Civilization VII é mais Civilization. Se você gostou de Civ V ou Civ VI, provavelmente este jogo será do seu gosto, pois é basicamente mais do mesmo. As mudanças nas eras, líderes e a simplificação de alguns aspectos do gerenciamento das cidades podem afastar alguns jogadores mais fervorosos, mas a experiência central ainda está lá. Há dezenas, se não centenas de horas de jogabilidade aqui, e cada hora delas é tão profunda e absorvente quanto sempre foi.

Civilization VII

Nove longos anos após o título anterior, Sid Meier e Firaxis estão de volta com uma nova edição da série Civilization. Cada entrada na lendária franquia de estratégia desde Civilization V dos anos 2010 fez grandes mudanças, muitas vezes controversas, na fórmula para manter as coisas frescas, ao mesmo tempo tentando permanecer fiel à experiência central pela qual a série ficou conhecida.

Civ VII não é diferente nesse aspecto, fazendo mudanças massivas na forma como muitos dos sistemas centrais funcionam, para melhorar o que não funcionava tão bem e, de maneira geral, apimentar as coisas.

Para quem não está familiarizado com a série Civilization, ela ocupa o trono dos jogos 4X. O que isso significa, você pode perguntar? 4X significa ‘Explorar (Explore), Expandir (Expand), Explorar recursos (Exploit), e Exterminar (Exterminate). Esses quatro conceitos são centrais para os jogos que habitam esse nicho específico do gênero de estratégia. A premissa básica é simples. Como jogador, você assume o papel de um dos muitos líderes mundiais famosos ao longo das eras, assumindo o comando de um império e, através da exploração do mundo, expansão de território, exploração de recursos e extermínio de inimigos, conquista o mundo.

Esse é o objetivo, de qualquer forma. O mundo está cheio de outros líderes que estão todos disputando o controle da mesma maneira que você. O jogo acontece observando um mapa-múndi. Cidades e unidades estão em uma grade hexagonal organizada que fica sobre o mapa, e todos os movimentos, sejam de soldados marchando para a vitória ou a expansão dos limites das cidades, seguem a mesma estrutura rígida baseada em hexágonos. Cada jogador (humano ou IA) dá turnos movendo-se, pesquisando novas tecnologias e expandindo seu império, muitas vezes por centenas de turnos.

Tudo o que foi mencionado até agora é uma característica da série Civ de uma forma ou de outra há décadas. Então, o que mudou, especificamente quando comparado com Civilization VI? Bastante coisa!

Talvez a mudança mais óbvia e grande seja o sistema de eras. Civilization VI tinha nove eras distintas, que iam da antiguidade até a era moderna e futurista. As mudanças entre elas aconteciam quando tecnologias específicas eram pesquisadas e fluíam suavemente umas para as outras. Civilization VII mudou isso significativamente. As nove eras foram reduzidas a três: Antiguidade (Antiquity), Exploração (Exploration) e Moderna (Modern). Junto com essa simplificação das eras, a forma como elas funcionam também mudou fundamentalmente.

Agora, cada era é um capítulo definido, por falta de uma palavra melhor. No início, os jogadores escolhem um ponto final vago, que segue as condições de vitória sinônimas com a série – cultura, ciência, militar, etc, e a era é bloqueada até que um líder atinja seus objetivos ou até que um número de turnos passe. Uma vez que a era termina, o processo começa novamente na próxima era. Com um terço do número de eras de Civ VI, cada era agora é substancialmente mais longa, podendo durar até várias centenas de turnos, dependendo do comprimento do jogo.

A próxima grande mudança é a reformulação dos líderes e das civilizações em si. Anteriormente, no início de um jogo, os jogadores escolhiam de uma lista de líderes e a nação com a qual eram mais conhecidos por ser associados. Elizabeth I como a governante da Inglaterra, Abraham Lincoln pelos Estados Unidos, etc.

Os jogadores ainda escolhem um líder de uma longa lista no início de um jogo, porém, agora eles não estão mais vinculados a um império específico. Por exemplo, no meu primeiro jogo, assumi o papel de Benjamin Franklin, e ao invés de comandar os Estados Unidos, assumi o controle da Roma Antiga.

A decisão de desvincular os líderes das nações respectivas é uma escolha estranha e que eu não entendo muito bem. O que é ainda mais estranho é a capacidade de mudar a civilização controlada quando a era muda. Não parece haver nenhum tipo de conexão entre as civilizações anteriores e as novas em muitos casos, o que pode parecer um pouco arbitrário às vezes.

Suspeito que a mudança nos líderes esteja a serviço do novo sistema de ‘Memento’ introduzido em Civilization VII. Simplificando, os líderes agora sobem de nível com o uso. À medida que eles sobem de nível, eles ganham acesso a mementos através da conclusão de desafios, pequenos buffs e bônus que podem ser aplicados no início de um jogo para melhorar suas capacidades. Muitos desses mementos aumentam reservas de ouro ou poder diplomático. Com dezenas para desbloquear, há muito espaço para combinações interessantes e mudanças sutis na forma como um líder joga.

Várias mudanças menores, mais sutis, foram feitas na fórmula. O gerenciamento das cidades foi simplificado de certa forma, com a remoção de trabalhadores, e agora os distritos podem ter dois edifícios simultaneamente. Simplificado parece ser uma boa descrição da jogabilidade em Civilization VII, pelo menos em relação a Civ VI. Para mim, a sensação é de um meio-termo, algo entre Civ V e Civ VI. Se isso é algo bom ou ruim vai depender do ponto de vista de cada um, mas, pessoalmente, eu gostei das mudanças na maior parte, com apenas a reforma das eras e dos líderes me fazendo sentir falta dos jogos antigos.

Civ VII é um jogo bonito (para o gênero). Houve uma atualização substancial nos visuais em relação ao título anterior, especialmente quando a câmera está mais próxima. As paisagens estão mais detalhadas, sendo que a maioria desses detalhes são inconsequentes devido à perspectiva, mas é bom ver quando você chega perto de uma cidade ou unidade. Apesar disso, ainda é muito leve nos requisitos do sistema e, na maior parte do tempo, roda bem. Quando a IA faz seu turno no final do jogo, a taxa de quadros pode cair momentaneamente, mas nunca foi um problema. Além disso, Civilization VII também tem o status verificado para Steam Deck, embora eu não tenha tido a oportunidade de testar o jogo nesse dispositivo, então não posso comentar sobre a qualidade da experiência por enquanto.

Cada uma das eras é acompanhada por uma trilha sonora apropriada, que, apesar de já ter ouvido por várias horas até agora, não consigo lembrar de nenhuma delas. Tudo está perfeitamente bom, adequadamente épico e tematicamente relevante, mas não se destaca de nenhuma forma, o que é decepcionante. Os efeitos sonoros que acompanham as dezenas de ações que acontecem em um turno são todos agradáveis e evocativos da série, como você pode esperar se estiver familiarizado com entradas anteriores. Sean Bean infelizmente não reprisa seu papel de narrador desta vez, o que é uma pena, não consigo pensar em nada que não melhore com a inclusão de Sean Bean.

Compre Civilization VII na Nuuvem através desse link. Nuuvem é o melhor lugar para comprar digitalmente seus jogos, com direito a cashback e parcelamento!

VEREDITO

Civilization VII é mais Civilization. Se você gostou de Civ V ou Civ VI, provavelmente este jogo será do seu gosto, pois é basicamente mais do mesmo. As mudanças nas eras, líderes e a simplificação de alguns aspectos do gerenciamento das cidades podem afastar alguns jogadores mais fervorosos, mas a experiência central ainda está lá. Há dezenas, se não centenas de horas de jogabilidade aqui, e cada hora delas é tão profunda e absorvente quanto sempre foi.

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)