Artigos

Layers of Fear e o terror reimaginado

A Blooper Team acaba de lançar uma versão reimaginada de Layers of Fear, famoso game de terror que marcou um grande número de pessoas na geração passada. Até aí tudo bem, mas você prestou atenção na palavra que eu disse anteriormente? Reimaginação, pois é. Estamos tão acostumados com remakes e remasters, mas há esse novo tipo de versão que está ganhando popularidade na indústria de games. A questão é: a reimaginação de Layers of Fear deu certo? Vamos conferir!

A experiência dos dois primeiros games da franquia é deveras interessante. O terror psicológico que ambos passam é algo que poucos jogos conseguem fazer, e acredito que esse foi o motivo de Layers of Fear ter ganhado tanta notoriedade. A gameplay sempre foi simples, mas toda a atmosfera aterrorizante conseguia bons momentos de tensão.

Quando a Blooper Team anunciou esse novo game, fiquei intrigado. Tudo ficou ainda mais intrigante quando anunciaram que seria uma reimaginação dos dois primeiros games, algo que eu de fato não estava esperando. Uma enorme curiosidade foi crescendo ao redor desse novo jogo e, vou ser sincero aqui, a espera valeu a pena!

Eu não vou entrar em detalhes da narrativa aqui, pois quanto menos você souber, melhor será sua experiência. Mas posso afirmar que os elementos narrativos que retornam são muito bons, e os que estão fazendo sua estreia são melhores ainda. Já o terror psicológico dessa nova versão é o ápice que a franquia já atingiu, não foram poucas as vezes que fiquei verdadeiramente tenso e, quando somamos isso com a atmosfera mais uma vez aterrorizante, a experiência fica ainda melhor.

Por ter sido feito na Unreal Engine 5, o visual de Layers of Fear é surreal, sério! Os gráficos são lindos e a Blooper Team soube fazer um excelente trabalho com essa engine. Já na questão sonora, o game dá um show. E não é para menos, já que o som é um dos principais elementos de um game de terror. Tudo aqui é feito pensando da melhor maneira possível para que a experiência seja a mais amedrontadora possível mas, claro, na medida certa.

Se ainda não ficou claro, vou responder a pergunta que eu havia feito lá no primeiro parágrafo. Sim, a reimaginação de Layers of Fear deu certo! O trabalho nessa nova versão do game foi surreal de bem feito e conseguiu trazer uma experiência tão aterrorizante quanto a dos dois primeiros games. Se você estava na dúvida, pode ir sem medo… quer dizer, você pode até ir sem medo, mas vamos ver se durante a jogatina você não vai levar uns bons sustos!

Lucas Nunes
Últimos posts por Lucas Nunes (exibir todos)