Já começo essa análise dizendo que desde Mystical Ninja Starring Goemon do Nintendo 64 eu não ria tanto com um jogo. Miitopia é essencialmente uma espécie de RPG desenvolvido pela Nintendo onde todos os personagens são Miis, isso mesmo, os famigerados “bonequinhos” que fazem parte do ecosistema dos consoles Nintendo desde o Wii.
Ah, vale lembrar que o Miitopia para o Switch é um remake/remaster do jogo de mesmo nome lançado originalmente para o 3DS, então se você jogou o original não terás uma experiência muito diferente aqui. Enfim, sem mais delongas vamos à análise.
O QUE É MIITOPIA?
Não é muito simples explicar esse jogo, mas farei o meu melhor. Ao iniciar a sua aventura, teremos que definir alguns “papéis” que os Miis irão representar, mais precisamente você e o vilão, pense nisso como uma grande oportunidade de definir como Dark Lord alguém que gostarias muito que levasse uns sopapos de ti! Brincadeiras à parte, tudo parece um grande teatro e o jogo deixa isso bem claro, nem preciso dizer que o tom cômico toma conta de toda a aventura.
Esse Dark Lord tem como objetivo roubar as “caras” dos Miis que habitam o mundo de Miitopia e cabe a nós(literalmente) salvar essas pobres almas do feitiço lançado, evidentemente não espere um enredo super elaborado.
Caso você tenha visto alguma prévia do jogo ou mesmo jogado o original, conseguiu perceber que aqui uma ampla possibilidade de customização para seus Miis. Os Miis por si só já conseguem transparecer bem uma personalidade, mas não tem comparação com as possibilidades que o editor de Miitopia permite, sem exageros algum dá para literalmente transformar um Mii em Mario ou mesmo alguém como Tom Cruise(primeira pessoa que me veio à cabeça), vai depender do empenho e das habilidades de cada um… e paciência também.
Se quiser se aventurar com seus Miis genéricos, sem problemas e foi exatamente isso que eu fiz afinal eu precisava ver o que Miitopia tinha para oferecer.
UM RPG? HUMMM…
Olha, se fosse para escolher um gênero para esse jogo seria algo como um RPG light. A jogabilidade de Miitopia consiste em 3 coisas essencialmente, a primeira delas é a exploração pelo mapa. Podemos ir do ponto A até o ponto B e as localidades variam bastante: nos locais habitados por outros Miis por exemplo, nós temos um controle total do herói enquanto interagimos com os Miis loucos, agora quando entramos em um ambiente de “dungeon” como florestas, cavernas, etc… os Miis andam automaticamente.
Parece estranho, porém funciona muito bem. Eles andam em linha reta e ao encontrar qualquer coisa como um baú de tesouro ou uma bifurcação, vai caber ao jogador decidir o que fazer. Durante esses segmentos é que entraria a segunda “coisa” da jogabilidade, as batalhas. Miitopia conta com um sistema muito legal de combate em turnos, onde só conseguimos controlar diretamente o herói(isso se quiser, pode deixar tudo pra IA resolver) e os demais amigos Miis que encontraremos na jornada agem por conta própria, normalmente fazem o melhor para aquela situação.
O combate é super divertido e conforme você vai avançando novos sistemas são desbloqueados. Eu esqueci de mencionar acima de que cada amigo que entra no seu grupo ficará atrelado a um Job e eles são aqueles bem padrão de RPGs: guerreiros, magos, clérigos e até uma estrela Pop… tá, esse último nem tanto. A ideia é fazer uma equipe bem equilibrada, você acabará sendo bem dependente de itens de cura caso faça um time de brutamontes guerreiros, portanto fique esperto!
E por fim, a terceira “coisa” são os Inn ou hotéis em inglês. Ao se aventuras pelas masmorras eventualmente um Inn irá aparecer para a felicidade da nação. Nesse local é onde ocorre grande parte dos sub-eventos do jogo, dentre eles temos:
- Comer – Nessa parte nós alimentamos nossos Miis com diversas comidas que obtemos durante a aventura, seja matando monstros ou mesmo em prêmios. Cada Mii tem gostos particulares, então não se surpreenda se teu Mii comer um chocolate gostoso e acabar achando ruim, o que impactará negativamente no aumento dos status. O bom é que você não precisa lembrar disso cada vez que for dar algo pra eles, se eles gostarem da comida ou não, estará descrito.
- Conversar – Você pode setar até 2 Miis em cada quarto e conforme o tempo passam alguns eventos podem acontecer entre eles, portanto a ideia é fazer com que eles interajam e o seu grau de amizade aumente, liberando diversas habilidades em conjunto. Grande parte desses eventos são hilários, eu passava mal de tanto rir com os textos.
- Jogar – Ao conseguir uns tickets, você poderá participar de 2 tipos de jogos para ganhar prêmios ou dinheiro, totalmente sorte, mas não tem porque não usá-los.
- Atividades – Com uso de tickets também(mas não os mesmos do anterior), podemos escolher um par de Miis para fazer coisas aleatórias juntos como pescar ou ir na biblioteca, esses são os eventos mais hilários do jogo, só de pensar já começo a rir… já falei que esse jogo é engraçado?
- Desejos – Sempre que estivemos no Inn, os Miis irão “pensar” em alguma coisa que queiram, como uma peça de armadura ou uma penca de banana. É nessas horas que podemos melhorar os equipamentos da galera… lembrando que ao dar dinheiro para eles fazerem as compras, nem sempre vão trazer o que pensaram.
Com isso acho que deu pra ter uma ideia do que é Miitopia. Além disso diversos eventos aleatórios podem ocorrer durante as dungeons e os Miis também não param de falar, quando eu digo que esse jogo é engraçado pode ter certeza que é!
UM BELO REMAKE
Parece até mentira que esse jogo veio do 3DS, apesar de não ter o melhor gráfico do mundo, Miitopia é um jogo muito bonito. Os cenários são bem coloridos e variados, até a água do jogo super bem feita, dá para conferir isso bem quando fizemos as atividades de pescaria. Efeitos de luz mais moderninhos também aparecem em abundância aqui e a performance também é caprichada.
Todos os menus possuem uma identidade visual única e são super simples de navegar, isso é uma coisa que valorizo muito em jogos que passamos um bom tempo mexendo em menus, o que é o caso de Miitopia. A parte sonora também é bacana, algumas músicas são realmente excelentes como o tema de batalha e a quantidade de música existente é impressionante, basta você conferir nos registros dentro do próprio jogo.
OS MIIS MERECIAM UM JOGO COMO ESSE
Não sei dizer se Miitopia é um jogo para todos, mas caso você queira um RPG relaxante, extremamente engraçado e praticamente infinito, pense com carinho em ter esse jogo em sua coleção. A Nintendo conseguiu entregar um produto único com base em um recurso que deu início lá em 2006 com o Wii, realmente fantástico.
Agora me dá licença que preciso ver o que meus 4 heróis atrapalhados estão fazendo!
Pros
- Provavelmente o jogo mais engraçado que já joguei
- É um RPG super relaxante e perfeito para iniciantes
- Remake bem competente
- O sistema de combate é muito mais complexo do que eu pensava e isso é algo super positivo
Contras
- Para quem jogou o original não tem muito próposito em pegar essa versão
- O jogo fica a cada meia hora perguntando se não tá na hora de parar, sério mesmo
- A dificuldade é bem baixa, os mais experientes podem ficar entediados com o combate
- Tomb Raider IV-VI Remastered será lançado em 14 de fevereiro para PC e consoles - 11 de outubro de 2024
- Há monstros em todo lugar! Confira o novo “Monster Tournament” exclusivo para o Dragon Quest III HD-2D remake - 10 de outubro de 2024
- BGS anuncia a participação da Ubisoft na edição de 15 anos do evento - 10 de outubro de 2024
Comment here