Nossas impressões de NiOh Alpha no PS4
Anunciado pela Tecmo Koei originalmente em 2005, NiOh chega 11 anos depois como um Alpha em desenvolvimento avançado para o PS4.
O jogo foi programado inicialmente para o PlayStation 3, mas foi confirmado para o PS4 ano passado. É baseado em um script de Akira Kurosawa, que segue as aventuras de um samurai de cabelo loiro no Japão do século 16.
Gameplay e Mecânicas
A primeira vista NiOh é o que podemos chamar de Dark Souls de Samurais, mas quando você progride no game e se aprofunda em suas mecânicas vai ver que é muito mais que apenas um clone.
O Team Ninja realmente se inspirou nos jogos da From Software em muitos momentos, mas existem várias diferenças entre elas e abaixo vamos categoriza-las.
1 – Posições (Stances)
O jogo oferece três posicionamentos diferentes, o Low, o Mid e o High. O Low é mais rápido, gasta menos KI (Stamina) e dá pouco dano. O Medium é mais balanceado e o Heavy é lento, forte e gasta muito KI. Esse elemento proporciona uma dinâmica muito grande ao gameplay e também opções a todos tipos de jogadores.
2 – Loot
Ao invés de itens específicos e pré estabelecidos, o Team Ninja preferiu trazer mecânica de Loot mais próxima das raízes dos Dungeon Crawlers e oferece equipamentos como variação de status randômicas, raridade e outras coisas comuns em games como Diablo e Borderlands.
3 – Skills
O Alpha de NiOh apresenta 3 tipos de armas (Katanas, Lanças, Machados/Martelos) e elas tem habilidades únicas que devem ser desbloqueadas a medida que se progride no game como por exemplo o Parry, Combos e outros Skills Passivos. Além dos Skills de armas existem 2 tipos de Skills categorizados como Jutsus: Ninjutsu (Shuriken, Espinhos, etc) e Magia (Tornar Espada Elemental, etc) que também oferecem várias outras opções aos jogadores ainda que limitadas pela demostração.
4 – Agilidade
O game é mais rápido que Bloodborne, tem aquele mesmo ritmo lento, mas quando a pancadaria começa ela é frenética e ágil, bem mais que o padrão da série Souls e com certeza uma herança da série Ninja Gaiden.
5 – Spirits
Os espíritos são como guardiões das suas almas no game. Na demo estão disponível quatro diferentes e trazem benefícios ao personagem. Além disso oferecem um tipo de especial, que aumenta seu dano com elemento e te deixa “imune” a dano. O padrão por exemplo é focado em ataque e fornece status como aumento de dano e regeneração do KI e seus especial é aumentar o dano da sua espada com fogo.
6 – KI
O KI em NiOh é Stamina em Dark Souls. Só que neste game ela é ainda mais importante pois pode te ajudar ou prejudicar, dependendo da situação. Se você gastar sua barra de KI inteira seu personagem vai ficar vulnerável e receberá dano critico dos inimigos o que normalmente resulta na tela de game over.
Em contrapartida é possível recuperar parte do que foi gasto com ataques através de uma mecânica que exige timing e pressionar o botão R1 ou utilizar o Dash se estiver na Stance Low (Rápida). Além disso existe um skill que usa o KI para dar dano e roubar KI do inimigos deixando ele stunado e vulnerável a danos críticos.
7– Poças de Sangue
As poças de sangue aqui são ainda mais interativas e bastante interessantes, pois você pode desafiar o espirito morto, que é controlado pela IA. Se vencer tem chances de ser recompensado com os equipamentos que o jogador estava utilizando. A luta é bem difícil e não é qualquer espirito que vai te agraciar com bons equips. É recomendado lutar apenas com fantasmas do mesmo nível ou abaixo do seu e com itens raros ou épicos.
Locais e Bosses
O demo oferece duas áreas distintas, bastante amplas e com bom level design. Cada área é finalizada com belíssimos BOSSES, que estão difíceis e muito bem feitos.
Será necessário compreender o moveset dos gigantes e preparar uma tática para vencê-los eles tem golpes que matam instantaneamente e precisam ser combatidos com bastante cautela. O ultimo boss que fecha a demonstração poderia entra no top 10 da série Dark Souls.
Online
Diferente de Dark Souls, o sistema online em Nioh não funciona em tempo real para o invocado. Para poder ajudar alguém você precisa finalizar a primeira área e estar no HUB do game que é uma tela de escolha de missões. Para chamar outro jogador, você precisa de um item especifico e pode fazer através do Shrine (o equivalente ao bonfire ou fogueira).
O jogo é muito parecido com Dark Souls no online, mas com algumas boas e interessantes diferenças. A primeira delas é que você pode lootar e receber itens mesmo sendo um invocado. A outra, bem interessante, é que ao acessar um Shrine o jogador não precisa ser desconectado. O jogo dá um refresh no personagem e os inimigos voltam, evitando a desconexão e progredindo até a morte do host ou do invocado.
Algumas partidas tem lag e outras não. Provavelmente depende da região do jogador que está com você, mas incomoda bastante pois é normal morrer sem saber o porque.
Melhorias
O jogo está em fase Alpha e com certeza será melhorado e melhor balanceado, principalmente no inicio que você é largado praticamente pelado e é morto com 1 ou 2 hits facilmente.
Uma coisa que parece estar bem abaixo dessa geração é a parte gráfica. Nioh dá uma opção de rodar a 60 quadros e 720p ou 1080p e 30 quadros. Rodando a 60 frames o game é bem feito e quando se trava nos 30 frames o jogo não tem muitas melhorias. Como o jogo é difícil o ideal é manter o gameplay com maior fluidez e por isso recomendamos os 60 quadros, mesmo com a resolução mais baixa.
O jogo tem muitos efeitos na tela e as vezes eles atrapalham o gameplay. Seria interessante eles deixarem o game mais sóbrio visualmente, eliminando a poluição na tela efeitos visuais banais.
Partidas com muito lag estão comuns, e a versão final provavelmente vai contar com servidores locais e uma experiência melhor que a encontrada na versão alpha, que deixou um pouco a desejar.
De toda forma essa demonstração é uma das mais completas que já vi na vida e recomendo a todos os fãs de Dark Souls e Action RPGs a darem uma chance ao game, já que mesmo com o início frustrante vale a pena se aventurar no setting japonês criado pela Team Ninja.
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