No início deste ano, um protótipo do SNES PlayStation foi descoberto e causou um grande debate entre os fãs e colecionadores.
O sistema – que era pra ser o início de uma bela amizade entre a Nintendo e a Sony – nunca tinha visto a luz do dia e pouco era conhecido sobre ele até então. Muitos afirmaram categoricamente que se tratava de um fake ou mock up e felizmente eles estavam errados.
O protótipo é real e o Dan Diebold, proprietário do aparelho e seu pai, Terry, levaram a unidade para a Retro.HK Expo para uma apresentação com testes e até mesmo desmontar a máquina.
Como já foi revelado, Terry trabalhou para Advanta Corporation – a empresa na qual Olaf Olafsson, o ex-chefe da Sony Interactive Entertainment era CEO. Quando a empresa faliu em 2009, Terry comprou alguns itens da empresa, pagando US$ 75 em caixas com supostas xícaras e pires. O console estava dentro dessas caixas e Terry desconhecia o seu conteúdo até que o filho Dan resolveu postar algumas fotos online este ano.
Felizmente, os anos dentro da caixa não estragaram o raríssimo console – ele inicia e mostra uma tela de BIOS “Super Disc”, e roda cartuchos de SNES. Infelizmente, o cartucho descoberto com o sistema parece estar com defeito e não funciona.
Dan revelou que ele e seu pai já receberam ofertas de até US$45.000 pelo sistema. Mas afirmaram que o console não está a venda por nenhum preço, e seu intuito é colocá-lo em exposição em um museu.
Um belo final feliz para um pedaço da história que poderia ter mudado tudo que conhecemos no mundo dos videogames.
