PS5 ganha nome oficial e lança no natal de 2020
A próxima geração do PlayStation é oficialmente intitulada PlayStation 5 e será lançada no feriado de 2020, anunciou a Sony Interactive Entertainment .
Em um artigo publicado recentemente pela Wired , a Sony compartilhou mais detalhes sobre a plataforma, com foco específico em seu novo controlador:
- O PlayStation 5 suporta ray-tracing. Esta não é uma correção no nível de software. “Há aceleração de ray-tracing no hardware da GPU”, disse o arquiteto de sistemas Mark Cerny, “que acredito ser a afirmação que as pessoas estavam procurando”.
- Os jogos físicos usarão discos ópticos de 100 gigabytes, que são inseridos em uma unidade óptica que funciona como um Blu-ray player 4K.
- A instalação do jogo é obrigatória, mas um pouco diferente da instalação do jogo no PlayStation 4. A instalação e remoção é um processo mais configurável. “Em vez de tratar os jogos como um grande bloco de dados, estamos permitindo um acesso mais refinado aos dados”, disse Cerny. Por exemplo, você pode instalar apenas uma campanha multiplayer de um jogo e deixar a campanha para um jogador para mais tarde. Ou instale tudo e exclua a campanha para um jogador quando terminar.
- A interface do usuário foi completamente renovada. “Mesmo que seja bastante rápido para iniciar jogos, não queremos que o jogador tenha que iniciar o jogo, ver o que está acontecendo, iniciar o jogo, ver o que está acontecendo”, disse Cerny. “Servidores de jogos multiplayer fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser ingressadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecem informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber por completá-las – e todas essas opções estarão visíveis na interface do usuário. Como jogador, você simplesmente pula direto para o que quiser. ”
- O controle do PlayStation 5 se parece com o DualShock 4, mas tem um pequeno buraco, que Cerny disse que será discutido posteriormente. Um de seus novos recursos é o “gatilho adaptável”, que oferece níveis variados de resistência, e pode fazer com que o disparo de um arco pareça autêntico, pois a tensão aumenta à medida que você puxa a flecha para trás ou faz com que o disparo de uma metralhadora pareça diferente de disparar uma espingarda. Ele também possui feedback tátil “muito mais capaz” do que os motores de vibração dos controladores atuais, com atuadores de bobina de voz “altamente programáveis” nas garras esquerda e direita do controlador.
- A Sony demonstrou os recursos do controlador com demos do Astro Bot: Rescue Mission e Gran Turismo Sport . Aqui estão as impressões da Wired:
- Astro Bot: Missão de Resgate – “Corri um personagem através de um nível de plataforma, apresentando várias superfícies diferentes, as quais deram experiências táteis distintas – e surpreendentemente imersivas -. A areia parecia lenta e escorregadia; a lama parecia lenta e empapada. No gelo, uma resposta de alta frequência fez os polegares parecerem realmente como se meu personagem estivesse planando. Pulando em uma piscina, senti a resistência da água; em uma ponte de madeira, uma sensação saltitante. ”
- Gran Turismo Sport – “Dirigindo na fronteira entre a pista e a terra, pude sentir as duas superfícies. Fazendo a mesma coisa na mesma faixa usando um DualShock 4 em um PS4, essa sensação desapareceu completamente. Não era que o feedback sobre o estilo antigo empalidecesse em comparação, era que não havia nenhum feedback. Os testes dos usuários descobriram que o feedback estridente era muito cansativo para ser usado continuamente, então a versão lançada do Gran Turismo Sport simplesmente não o utilizava. ”
- O controle do PlayStation 5 usa um conector USB tipo C para carregar e possui uma bateria de maior capacidade. Embora um pouco mais pesado que o DualShock 4, ainda será um pouco mais leve que o atual controle Xbox “com baterias”.
- Vários estúdios já possuem kits de desenvolvimento para o PlayStation 5, e os protótipos dos controladores começaram a ser lançados mais recentemente.
- A desenvolvedora de Shadow of the Colossus, a Bluepoint Games, está trabalhando no título do PlayStation 5. “Estamos trabalhando em um grande problema agora”, disse Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games. “Vou deixar você descobrir o resto.” Ele acrescentou: “O SSD me deixa realmente empolgado. Você não precisa mais fazer truques de jogabilidade para desacelerar artificialmente os jogadores – trancá-los atrás de portas, algo assim. Nos dias de cartucho, os jogos costumavam carregar instantaneamente; estamos voltando ao que costumavam ser os consoles. ”
Enquanto o PlayStation 5 ainda está a mais de um ano, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse em um post no PlayStation Blog que ainda existem “muitas experiências de sucesso no PS4, incluindo Death Stranding , The Last of Us Part II e Fantasma de Tsushima . ”
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