Análises

Puzzle Bobble Everybubble!

8
O que dinossauros e bolhas tem em comum? TUDO!

Em 2023, é bom saber que uma fórmula antiga ainda funciona. Taito sobrecarregou a fofura neste título. O modo online é um toque legal e definitivamente pontos extras para o crossover Space Invaders. Além disso, quem pode recusar o Puzzle Bobble online? Fãs de Puzzle Bobble, este é para vocês.

Puzzle Bobble tem sido um marco na história dos videogames. Pegar os personagens principais de Bubble Bobble e jogá-los em um jogo de quebra-cabeça parecia um sonho febril da criadora Taito. O conceito do jogo era simples; Puzzle Bobble foi um dos jogos originais “match 3”. Jogue bolhas no campo de jogo e se 3 ou mais combinarem, eles desaparecem. Caso contrário, eles simplesmente se grudam. O objetivo é limpar o tabuleiro e passar para o próximo nível. Simples, até que não fosse tão simples. Às vezes, você teria que jogá-los na parede para torná-los difíceis de alcançar. Às vezes, você teria que acertar o alvo e encaixar as bolhas em um pequeno espaço e, se não o fizesse, apenas construiria a torre descendente de bolhas. A nova entrada da ININ Games e da Taito, Puzzle Bobble Everybubble é a prova de que, em time que está ganhando não se mexe.

O jogo imediatamente o envolve e o primeiro modo é o modo história. Você pode escolher seu personagem e vesti-lo com diferentes perucas e acessórios. Você também pode escolher seu pequeno personagem auxiliar, seja um miniroon ou um Chack’n (fique comigo). A próxima tela é o seu mundo superior e você só tem acesso a um estágio por vez. Cada estágio tem 15 níveis, e eles variam entre diferentes objetivos. O objetivo é simples. Estoure as bolhas, passe para o próximo nível. Bata todos os 15 e outro mundo se abre. Agora o jogo sabe que os primeiros 15 níveis são um curso introdutório e eles sabem que você quer um desafio.

Em alguns níveis, você apenas salvará os Chack’ns presos dentro de bolhas. Alguns níveis apenas farão com que você limpe tudo. Alguns níveis são cronometrados. O nível decide se deseja descer lentamente o campo de jogo sobre você e, às vezes, empilha os gols. Um nível de ataque de tempo ainda terá uma liberação do objetivo de Chack’ns. Uma eliminação de bolhas e um modo de ataque de tempo são sempre difíceis porque há muitas bolhas no campo de jogo. De qualquer forma, há sempre um horário no canto superior esquerdo e esse cronômetro determina quantas estrelas você receberá. Você NÃO precisa ter três estrelas em todos os níveis para completar um estágio. Você tem que limpar um nível para alcançar o próximo nível. Se você conseguir três estrelas em cada um, você desbloqueia os níveis EX.

Existem maneiras infalíveis de vencer cada nível. Obviamente, estoure todas as bolhas combinando 3 da mesma cor. Se surgir uma cor e você não quiser usá-la, você pode mudar para a próxima pressionando um botão. Você pode rebater bolhas nas paredes para chegar a lugares difíceis de alcançar. Na maioria dos casos, se você eliminar uma fileira de bolhas, todas as bolhas anexadas a elas abaixo descem e lhe darão mais pontos. Depois, há bolhas especiais. Essas bolhas podem mudar a paisagem do seu jogo. Eles estão todos no campo de jogo e você pode utilizá-los de duas maneiras. A primeira é apenas atirar uma bolha na direção deles. Existem bombas, que explodem tudo ao seu redor. Existem bolhas de tinta, que são semelhantes às bolhas de bombas, mas pintam todas as bolhas ao seu redor da mesma cor. Há a bolha guia, que é, na minha opinião, o melhor do jogo. Ele fornece um guia para mostrar onde você está atirando nas bolhas e, acredite, sua mira está sempre errada. Há muito mais aqui para ajudá-lo. Agora, se você pegar uma linha de bolhas e uma bolha especial estiver dentro delas, você obterá essa bolha e poderá alternar para ela usando o botão Y. Não são empilháveis, então use-os ou perca-os.

Como existem maneiras seguras de vencer, o jogo é chamado de Puzzle Bobble, então há obstáculos no caminho. Você vai perder. Bastante. Existem caixotes para impedi-lo de chegar às bolhas, e a única maneira de derrubá-los é retirar as bolhas acima delas. Existem suportes que não correspondem a nenhuma das suas bolhas. A maneira de destruí-los é estourar todas as bolhas que os cercam. Eles são péssimos. O pior são as rochas. Eles não podem ser estourados. Eles não podem ser descartados. Eles estão apenas no caminho. Então, sem nenhuma razão, há tempo menos bolhas.

YouTube player

Depois, há o Barão Von Blubba, o inimigo residente de Bubble Bobble. Se acertar, é game over. Além disso, o jogo acaba se você ficar sem tempo em um estágio de tempo. Fim do jogo se UMA bolha cair abaixo da linha. O jogo acaba se você não conseguir descobrir como chegar a uma bolha difícil de alcançar atrás de uma caixa ou pedra. E você tem a opção de tentar novamente. Se você tentar novamente com uma “assistência”, receberá apenas uma estrela, mas não deixe que isso o impeça de descobrir como passar de nível. Você pode repetir qualquer um deles o quanto quiser para tentar alcançar essa bondade de três estrelas. Logo após derrotar todos os níveis no primeiro estágio, você desbloqueia a Torre do Barão. A torre do barão é um modo de ataque de pontuação com um quadro de líderes online. Existem três níveis de dificuldade e, para desbloquear cada um, é preciso atingir uma determinada pontuação. Estes foram muito difíceis, porque nunca são os mesmos. Eles são gerados aleatoriamente. E o nível cai em intervalos, assim como os jogos antigos. Faça isso apenas se quiser sofrer e veja seu nome em um quadro de líderes que já está preenchido com pontuações de 6 dígitos. Não posso estragar isso se quiser, com meus 26.810 de má qualidade. Eu suspiro.

Então, acabei de explicar o conceito de todo o modo história. Existem pequenas animações ao longo do caminho que se aprofundam e abrem a história. O legal é que você não precisa entrar nessa sozinho. Se você tem amigos, pode participar no modo cooperativo local (sofá). Até quatro jogadores podem jogar e é um caos absoluto. O nível até aumenta, então você não está tirando os níveis com a maior facilidade. E se você não tem amigos, o jogo cobre você! Você pode adicionar jogadores de computador. Eles são de pouca ajuda e às vezes atrapalham, mas ei, pelo menos você pode dizer a alguém que não está sozinho em sua missão de quebra-cabeça! Você também pode removê-los a qualquer momento, caso alguém queira namorar você. Olhe para você sendo social!

E agora que você tem amigos, pode entrar no modo versus completo, para até quatro jogadores! Este é um jogo de ataque de pontuação, e quem conseguir mais pontos depois que todas as bolhas forem limpas, vence. Você pode jogar este modo 1 x 1 ou 2 contra 2. Claro, se você perder seus amigos, porque você é algum tipo de esquisito que vai para postagens de mídia social para este jogo e diz “Puzzle Fighter III quando?”, então você está com sorte, porque você pode adicionar a CPU a este modo também! Você pode até definir a dificuldade de cada personagem, e seu colega de equipe de IA pode ser melhor do que seu antigo colega de quarto humano. O objetivo é estourar e derrubar o máximo de bolhas possível. Um cronômetro no meio vai acabar, e quem tiver mais bolinhas estouradas, envia essas e algumas outras surpresas para o outro lado.

Mas espere. E se você estiver estourando todas as bolhas e estiver apenas diminuindo os níveis a torto e a direito? Seus amigos não querem mais jogar com você, e a CPU é terrível demais. Existe um MODO ONLINE! Um modo online classificado. As mesmas regras de um jogo versus se aplicam aqui e, sim, você pode subir na classificação. Há também um modo de “senha”, onde você pode escolher seu oponente por meio de uma senha que só você e eles conhecem. Este é o melhor modo de dois de três, e você pode verificar seus recordes de partidas a qualquer momento. Você também pode predefinir mensagens que deseja que seu oponente veja. É uma experiência online bastante simples e eficiente e funciona como um campeão.

O modo final aqui é Puzzle Bobble VS Space Invaders. Este é um crossover para comemorar o 45º aniversário de Space Invaders. Este modo é de 1 a 4 jogadores, novamente, CPU ou co-op de sofá. E é como se fossem sons. Você ainda pode trocar suas bolhas, mas todas as bolhas no campo de jogo têm a forma dos próprios invasores do espaço e, sim, elas estão se aproximando de você da esquerda para baixo, da direita para baixo. Eles também estão atirando em você, mas eles apenas o atordoam em vez de um jogo. O modo multiplayer é apenas um ataque de pontuação e é um bom aceno para um dos jogos que começaram tudo. Este é um toque agradável.

A música aqui é legal. Eles geralmente são bem descontraídas. O jogo quer que você relaxe e claro, quando as bolhas chegam perto do fundo, todos na tela começam a entrar em pânico e a música entra no modo de pressão total. Mais rápido, mais otimista e muito menos relaxante. Os sons são o que você esperaria. Bolhas estourando, explosões, etc. Está tudo aqui. A única coisa que achei irritante foram as vozes dos personagens. Especialmente nas cutscenes. Cada caixa de diálogo começa com algum som aleatório dos personagens. Felizmente, você pode desativar isso nas configurações, junto com a música e os efeitos. Você também pode alterar as configurações gráficas, para ter um fundo mais escuro para o campo de jogo e colocar uma pequena marca d’água nas bolhas, para facilitar a acessibilidade.

A dificuldade do jogo pode ser bastante frustrante. Especialmente se você é um completista e deseja obter três estrelas em tudo. Muito pouco tempo de carregamento permite que você entre e saia de um jogo rapidamente. Você fará um movimento errado, então, graças a sua estrela da sorte, há um menu de pausa que permite que você tente novamente imediatamente. Respire e volte. Faça uma pausa. Mas confie e acredite, este jogo, como qualquer jogo de quebra-cabeça, testará sua paciência. Você está olhando demais as coisas. Tudo bem. Volte lá! Salve aqueles Chack’ns! Não deixe este jogo vencê-lo! Você venceu!

VEREDITO

Em 2023, é bom saber que uma fórmula antiga ainda funciona. Taito sobrecarregou a fofura neste título. O modo online é um toque legal e definitivamente pontos extras para o crossover Space Invaders. Além disso, quem pode recusar o Puzzle Bobble online? Fãs de Puzzle Bobble, este é para vocês.

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”false” title=”Pros & Cons” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]Diversão garantida para fãs dessa série
Visuais bem limpos que permitem uma boa leitura de jogo
Controles precisos
Longevidade bacana com diversos modos de jogo
Modo Online interessante e funcional[/i2pros][i2cons]Algumas músicas podem irritar
Infelizmente não é muito simples encontrar jogadores para o modo online[/i2cons][/i2pc]

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)