Análises

Ray’Z Arcade Chronology

9
Chuva de meteoros, luzes na galáxia

Os três jogos apresentados aqui são clássicos e nunca estiveram com aparência e jogabilidade tão boas. Com todas as novas opções e recursos, você está diante de um pacote imperdível.

Se você é fã de jogos de tiro estilo arcade, comemore, pois mais uma série clássica está agora disponível nos consoles modernos. Ray’Z Arcade Chronology reúne RayForce, RayStorm e RayCrisis em um pacote glorioso e, seja você um fã de longa data ou não, se gosta de atirar em coisas, provavelmente deve conferir.

Lançado nos fliperamas em 1994, você pode já ter jogado RayForce com um nome diferente. Ele também foi conhecido como Layer Section, Galactic Attack e Gunlock, dependendo da localização e formato. Aqui, porém, você pode jogar RayForce em todo o seu esplendor original em 2D. Embora tenha mais de 30 anos, ainda é um jogo de tiro com ótimo visual. E embora siga principalmente as mecânicas testadas e aprovadas dos jogos de tiro verticais, ele tem um truque para se destacar um pouco.

Você vê, além de ter seu tiro padrão, você pode travar e disparar um laser contra inimigos em um plano diferente que suas balas regulares não alcançam. Para ter sucesso e marcar muitos pontos, você precisa ficar atento. Derrubar inimigos poderosos em seu nível com seus tiros é importante, mas você também precisa mover o retículo do laser sobre o chão e outros alvos que não estão no seu nível antes de disparar muitos tiros de laser para derrotá-los também. Pode ser complicado, mas quando você acerta, marca muitos pontos.

A jogabilidade continua em grande parte a mesma em RayStorm de 1996, mas há algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, o mundo 3D é abraçado, permitindo mudanças dramáticas de câmera e ação mais emocionante. Se quiser, você também pode combinar seu tiro padrão e disparo de laser em um único botão, tornando o jogo consideravelmente mais fácil. Há também um novo ataque especial que limpa a tela quando usado. E você tem a opção de escolher entre duas naves, uma das quais pode travar mais inimigos de uma vez com seus lasers.

O último jogo desta coleção, RayCrisis de 1998, é na verdade um prelúdio. Não que isso realmente importe, já que você não estará jogando esses jogos por suas histórias. De qualquer forma, este jogo traz algumas novidades, com um estilo de apresentação novo e elegante e um sistema de progressão que altera as fases que você joga e o final com base em seu desempenho. Novamente, duas naves estão disponíveis, bem como um ataque especial que limpa a tela. Porém, você não pode mais disparar seu tiro padrão e laser juntos com apenas um pressionar de botão.

Com a coleção criada por M2, você pode ter certeza de que as conversões são excelentes, capturando a essência dos lançamentos originais sem introduzir novos problemas. E, é claro, há muitos recursos novos. Você pode alterar a dificuldade de cada jogo, por exemplo, bem como ajustar coisas como o número de vidas com as quais você começa. Recursos como salvar o progresso também estão disponíveis, e você pode personalizar opções de tela e afins.

Quando se trata de RayStorm e RayCrisis, Ray’Z Arcade Chronology também oferece as versões originais ou em HD, sendo que as últimas têm visuais muito melhores. Obviamente, eles não podem competir com os novos jogos de tiro no mercado, mas certamente ficam muito bem. E para fazer você voltar sempre, foram implementados placares de líderes globais, tornando a busca por uma alta pontuação mais lucrativa do que nunca. Você também pode aprimorar suas habilidades usando o novo recurso de replay.

VEREDITO

A única forma de se decepcionar um pouco com o Ray’Z Arcade Chronology é se você estivesse esperando algum conteúdo tipo museu, pois não há nada disso aqui. De resto, esta é uma coleção brilhante para os fãs de jogos de tiro. Os três jogos apresentados aqui são clássicos e nunca estiveram com aparência e jogabilidade tão boas. Com todas as novas opções e recursos, você está diante de um pacote imperdível.

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”false” title=”Pros & Cons” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]Os 3 jogos são muito bons, fazendo com que a coleção tenha seu valor
Mesmo em TVs atuais os jogos continuam bonitos
Trilha sonora matadora
Controles precisos[/i2pros][i2cons]Longevidade vai depender do quanto você gosta de bater seus recordes[/i2cons][/i2pc]

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)