O estúdio de Destiny permanecerá multiplataforma, capaz de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”.
A Sony Interactive Entertainment anunciou hoje um acordo para adquirir a Bungie por US$ 3,6 bilhões, o mais recente de uma série de grandes acordos de consolidação na indústria de jogos.
Após o fechamento do acordo, a Bungie será “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho de administração composto pelo atual CEO e presidente Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.
A Sony disse que a Bungie continuará sendo um estúdio multiplataforma, com a opção de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”.
Atualmente, o estúdio está trabalhando na manutenção de Destiny 2, expandindo a franquia Destiny e trabalhando em um novo IP.
“Tivemos uma forte parceria com a Bungie desde o início da franquia Destiny, e eu não poderia estar mais empolgado em receber oficialmente o estúdio na família PlayStation”, disse o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan.
“Este é um passo importante em nossa estratégia para expandir o alcance do PlayStation para um público muito mais amplo. Entendemos como a comunidade da Bungie é vital para o estúdio e esperamos apoiá-los enquanto eles permanecem independentes e continuam a crescer. Assim como a Bungie, nosso comunidade é fundamental para o DNA do PlayStation, e nossa paixão compartilhada pelo jogador e construir o melhor lugar para jogar agora evoluirá ainda mais.”
Parsons disse que a SIE apoiou os objetivos duplos do estúdio de fazer entretenimento que abrange gerações, mantendo-se criativamente independente.
“Tanto a Bungie quanto a SIE acreditam que os mundos dos jogos são apenas o começo do que nosso IP se tornará”, disse Parsons. “Nossos universos originais têm imenso potencial e, com o apoio da SIE, vamos impulsionar a Bungie a se tornar uma empresa global de entretenimento multimídia dedicada a cumprir nossa visão criativa.”
O acordo encerra um grande mês de janeiro para aquisições da indústria de jogos. A Take-Two anunciou um acordo para adquirir a Zynga por aproximadamente US$ 12,7 bilhões em 11 de janeiro, e a Microsoft seguiu com um acordo de US$ 68,7 bilhões para a Activision Blizzard uma semana depois.
Esta seria a segunda vez que a Bungie é comprada por um detentor de plataforma. A Microsoft adquiriu o estúdio em junho de 2000 , garantindo seu então próximo shooter Halo como um título exclusivo para o lançamento do Xbox original em 2001.
A Bungie recuperaria sua independência logo após o lançamento de Halo 3 em outubro de 2007. Produziu mais dois jogos exclusivos de Halo para a empresa – Halo 3: ODST e Halo: Reach – antes de assinar um contrato de 10 anos com a Activision que levaram à criação da franquia Destiny.
Fonte: Gameindustry
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