Super Monkey Ball: Banana Blitz HD – Análise
Super Monkey Ball Banana Blitz HD, produzido pela Amusement Vision, foi relançado para as plataformas PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC no dia 29 de outubro de 2019, 13 anos depois de seu lançamento inicial no ano de 2006 para o Nintendo Wii.
O que com certeza é uma boa notícia para dos fãs da SEGA, ainda mais pela novidade do personagem secreto desbloqueável que não é ninguém mais ninguem menos que o clássico Sonic, que fez parte da infância de muita gente que cresceu jogando os games, e assistindo animações do ouriço azul.
É a primeira vez que eu jogo um game em que se controla o cenário ao invés do personagem e isto, para mim pelo menos, é bem inovador, porém, para que funcionasse bem desta forma, a câmera teria que ser sempre bem posicionada, ou pelos menos poder ser controlada pelo jogador, o que não acontece neste caso. Isso torna quase impossivel a conclusão de objetivos simples que teoricamente deveriam ser fáceis de realizar já que os controles deslizam muito mais do que deveriam. O primeiro boss por exemplo, sempre acaba bugando enquanto tentamos nos posicionar no cenário e eu nem preciso falar que a jogabilidade também é muito afetada negativamente por este problema… e muitos outros também.
E o que falar das fases, que além do problema da camera, também tem obstáculos com uma física duvidosa, pois quando o macaco colide com algum obstaculo, você nunca sabe para que lado ele vai quicar ou qual vai ser a intensidade da força do salto, isto faz com que o personagem caia varias vezes por coisas que não são culpa do jogador deixando o jogo muito frustrante e chato na maioria das vezes.
Quanto aos outros modos de jogo, além do time attack que é para fazer percursos contra o tempo, bem auto-explicativo, temos os “mini games”, todos tem uma jogabilidade mal feita, bem mal explicados e nem um pouco divertidos, um verdadeiro pesadelo.
Talvez o maior erro tenho sido lançar um jogo inicialmente feito para o Wii para outras plataformas sem adaptar os controles e a jogabilidade, que eu acredito que a versão com o controle de movimentos deveria deixar a experiência bem mais autêntica do que aquela enrolação que ficou na adaptação do controle convencional.
Os gráficos do jogo deixam a desejar, ainda mais pelo fato de ser um remake, com toda a tecnologia que existe hoje em dia poderiam ser bem melhor trabalhados, algo como fizeram nos remakes de Crash Bandicoot por exemplo. O design dos personagens são bonitinhos e apesar de serem simples eles cumprem a sua função no jogo.
A trilha sonora é bem diversificada, sempre com musicas bem animadas e divertidas, os compositores Yuri Fukuda, Takashi Nagasaka, Hideki Naganuma aceteram em cheio no clima alegre e infantil do jogo.
Uma das coisas boas do game é que não é muito burocrático, você não perde muito tempo nos menus e até mesmo as telas de loading são bem rápidas. A variedade de personagens que você pode escolher para jogar também pode ser considerado um ponto positivo, já que são 8 opções possíveis.
Eu recomendo este jogo somente para a plataforma do Wii, infelizmente, porque eu tenho certeza que é bem divertido quando jogado com os controles certos, porém se a jogabilidade não for melhor adaptada para as outras plataformas de acordo com seus controles, eu não acredito que este remake seja um bom investimento, até mesmo com a participação especial do Sonic que o jogo promete, mas não convence.
[joomdev-wpc-pros-cons disable_title=”yes” wpc_style=”wppc-view3″ title_tag=”H3″ title=”Title Here” pros_title=”Pontos Positivos” cons_title=”Pontos Negativos” button_text=”Get it now” disable_button=”yes” button_link=”” button_link_target=”_SELF” button_rel_attr=”dofollow”][joomdev-wpc-pros]
- Cross-over com o universo do Sonic, agregando ao fator nostálgico
- Variedade de personagens
- Menu fácil de rápido de se navegar
- Modos multiplayer divertidos
[/joomdev-wpc-pros][joomdev-wpc-cons]
- Camera do jogo não acompanha corretametne o personagem
- Jogabilidade mal pensada para controles que não são do Wii
- Física do jogo mal feita
- Gráficos não condizem com sua geração atual
[/joomdev-wpc-cons][/joomdev-wpc-pros-cons]
- Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 (Nintendo Switch) - 15 de julho de 2021
- Tell me Why - 6 de julho de 2021
- Just Dance 2021 - 23 de novembro de 2020








