Análises

The King of Fighters XIV Ultimate Edition

8
Esse jogo estava merecendo uma versão Ultimate mesmo

Um dos TKOF mais completos de todos os tempos, traz uma quantidade impressionante de personagens garantindo horas de diversão

A SNK está se preparando para o lançamento de The King of Fighters XV, mas isso não significa que ela esqueceu do seu passado. The King of Fighters XIV Ultimate Edition traz tudo que o original trouxe, só que com algumas novidades.

Agora fica a pergunta, será que esse pacote compensa o valor cobrado? Vamos ver nessa análise!

A ORIGEM

Antes de comentar sobre as novidades da Ultimate Edition do jogo, irei tecer alguns comentários sobre TKOF XIV de forma geral. Sou fã de carteirinha da SNK desde Fatal Fury e a série TKOF é uma das minhas favoritas da empresa, mas também como não seria? Misturar o inovador Art of Fighting com o frenético Fatal Fury e ainda adicionar personagens de franquias menores da empresa como Psycho Soldier e Ikari Warriors, não teria como não ficar supimpa.

Rock é um dos personagens mais legais.

Lógico que foi um sucesso imenso e mesmo praticamente 25 anos depois do seu primeiro jogo, a série ainda possui uma enorme legião de fãs. Lógico que nem sempre foi um mar de rosas, tanto a série quanto a própria SNK sofreram mudanças consideráveis ao longo dos anos, mudanças que afetaram bastante o rumo das coisas. TKOF inicialmente era um jogo anual, tanto que seus jogos eram nomeados com o ano que eles foram lançados, quase como um jogo de esporte e eu achava isso muito legal.

Evidentemente que ficou impossível a empresa continuar trabalhando dessa forma e desde The King of Fighters XI, a franquia tem recebido títulos com uma numeração mais comum(em caracteres romanos, mas enfim). Até o lançamento de TKOF XIV, a série sempre foi desenvolvida usando um motor gráfico voltado para o 2D, desde a lendária placa MVS lá em seus primórdios, isso mesmo durante o advento dos gráficos em 3D.

Blue Mary dando uma joelhada naquele lugar.

(Estou ciente da existência de KOF: Maximum Impact 1 e 2, mas eles não considerados spin-offs)

Muitas pessoas, inclusive eu, ficaram sem reação quando viram as primeiras imagens divulgadas pela SNK do TKOF XIV. O jogo parecia ter vindo diretamente do PlayStation 2 e os personagens pareciam sem vida, algo até estranho falar de um jogo da produtora. Pouco tempo depois, já com o jogo em mãos, pude constatar que o que foi entregue ficou entre médio e bom, com uma pitadinha de decepção.

No final das contas aceitei numa boa pois no que importa mesmo, a jogabilidade, a SNK fez um trabalho excelente, mesmo odiando a existência do auto-combo. Alguns meses depois a empresa inclusive lançou um patch que melhorou um pouco o gráfico dos personagens, deixando eles com menos cara de boneca de porcelana, nada milagroso.

ULTIMATE EDITION

Cinco anos depois, cá estou eu novamente curtindo bastante TKOF XIV novamente. Com essa versão pude experimentar todos os personagens lançados por DLC e ainda vestir a galerinha com roupas novas.

Kyo e Iori com seus trajes clássicos!

O jogo em si continua excelente, controles precisos, bastante conteúdo, trilha sonora de primeira e ainda por cima tive a oportunidade de jogar ele no PlayStation 5, contando com loadings super rápidos.

Segue aqui a lista dos personagens que estão inclusos nessa versão:

  • Blue Mary
  • Ryuji Yamazaki
  • Whip
  • Oswald
  • Vanessa
  • Heidern
  • Najd
  • Rock Howard

Agora são num total 58 personagens, coisa pra caramba e ainda poder usar o Rock Howard só deixou a brincadeira ainda mais divertida.

Vanessa mostrando a força do seu boxe.

VEREDITO

The King of Fighters XIV Ultimate Edition é o aperitivo ideal até a chegada de XV. Recomendo muito quem não tem a versão base, pegar direto a UE para aproveitar tudo que tem de melhor nesse excelente jogo. Caso você já tenha, dá mais uma olhadinha na lista de personagens por DLC e veja se aquela galera faz teu time.

Clique aqui para ler a análise do lançamento da versão original.

Pros

Os personagens novos foram excelentes adições ao elenco

  • A jogabilidade continua excelente
  • Apesar de simples, o visual do jogo tem um charme especial


Contras

  • O preço poderia ser um pouco mais baixo, visto que é essencialmente um relançamento
  • Auto-Combo ainda presente


David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here