Notícias

VAIO detalha os benefícios e diferenciais dos SSDs para o desempenho de um notebook

A escolha de um laptop novo envolve uma série de considerações, das mais óbvias, como o preço, às mais complexas, como as configurações necessárias para que a máquina atenda a todas as necessidades do usuário. Entre os componentes a se observar no momento da compra, um deles merece uma atenção especial: o SSD (unidade de estado sólido).

Mais rápidos e eficientes do que os tradicionais HDDs, os SSDs podem ser um grande diferencial para consumidores que precisam de bom desempenho e maior segurança nas suas atividades do dia a dia, como explica Marcos Wendler, Head de Negócios da VAIO®, marca global de tecnologia representada no Brasil pela Positivo Tecnologia.

“Um desktop ou notebook equipado com SSD oferece desempenho e velocidades até dez vezes maiores do que as de uma máquina com HDD. Além disso, entre outras vantagens dessa tecnologia podemos destacar a resistência, a forma mais compacta, leveza e economia de energia. Trata-se de um componente com custo-benefício cada vez melhor e uma opção muito interessante para quem precisa de mais potência no notebook”, explica Marcos.

Um bom ponto de partida para avaliar a necessidade de se ter um SSD no computador é identificar as rotinas de uso dessa máquina. Se o usuário precisa de mais velocidade, quer realizar múltiplas tarefas simultaneamente, está sempre carregando o notebook de um lado para o outro e costuma salvar a maioria dos seus arquivos em nuvem, certamente o SSD é a melhor escolha. Por serem baseados em memória flash (chip) – diferentemente dos HDDs, que têm estrutura mecânica –, esses componentes são muito mais resistentes a danos, compactos, silenciosos e, o mais importante, velozes.

“O SSD é um excelente componente para o computador por todas as características intrínsecas à própria tecnologia, mas é claro que existem situações em que ele é ainda mais importante. Usuários que precisam de mais desempenho certamente desfrutarão de diversos benefícios da unidade de estado sólido em suas jornadas de uso, do tempo de inicialização do notebook ao consumo de energia da máquina como um todo”, diz o especialista.

Atualmente, todos os notebooks da VAIO® vêm equipados de fábrica com SSDs. Para informações sobre o portifólio da marca e suas configurações, acesse o site oficial.

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)