Cyber Shadow é um Action Platformer e o primeiro game desenvolvido pelo Mechanical Head e está sendo publicado pela Yatch Club, de Shovel Knight para PCs e Consoles.
O game de muitas é uma homenagem aos sidescrollers da era 8 bits, com claras influências de clássicos como Ninja Gaiden e Shinobi. Será que essa formula hardcore resistiu ao tempo?
HISTÓRIA
Cyber Shadow tem uma premissa simples, e um desenvolvimento levemente elaborado. No início do game você é apresentado ao ninja robótico que vai controlar durante o game e descobre o mundo está a beira do apocalipse. Como sempre, você é a única esperança deste mundo.
Essa homenagem aos jogos de ação antigos, é bem clássica e dentro do esperado. Quem estiver esperando um enredo super interessante não vai ter essa experiência aqui. O game tem uma narrativa mais complexa que um jogo de 8 bits padrão, mas não reinventa a roda, não foi o intuito e nem a proposta do jogo.
JOGABILIDADE
A jogabilidade de Cyber Shadow é muito satisfatória, além de extremamente desafiadora. O jogo começa bem simples e passo a passo vai apresentando novidades ao jogador, sem forçar mecânicas inúteis. A dificuldade é elevada e progressiva, então não espere se dar bem sem um pouquinho de sofrimento.
No começo me lembrou bastante o excepcional The Messenger, outro Indie inspirado em Action Platfomers das antigas, mas sua veia e dificuldade extrema, faz o game de estréia do Mechanical Head Studio ser bem menos acessível e os acessos e raiva bem mais constantes.
Todas as mecânicas de jogo são utilizadas de forma satisfatória, as primeiras fases vão te ensinar o básico para você tentar chegar até o fim, superarando a maior parte dos seus desafios, que são intensos e constantes, mas o final vai te fazer sangrar pelos olhos.
Temos uma boa variedade de inimigos, com desafios diferentes e em constante progressão. Os bosses são alguns dos melhores que vi em jogos 2D e muitos deles são bastante difíceis, sempre exigindo precisão e habilidade do jogador. A variedade e forma como se luta com eles é bem interessante e com certeza vai agradar quem curte aprender na base da tentativa e erro.
O level design foi perfeitamente desenhado para jogadores literalmente se foderem e perderem a paciência, o que não tira o brilho do game, já que este é o intuito. Cada fase apresenta desafios diferentes em termos de plataforma e ação, principalmente quando o game te dá uma nova habilidade.
Como era esperado Cyber Shadow se destaca na jogabilidade e oferece desafios para para jogadores hardcore. Se você abraçar a proposta eu acho difícil se decepcionar com o game. Jogadores menos paciêntes não vão se satisfazer com os desafios propostos, mas de toda forma ele está no Game Pass, e com certeza vale o teste.
Eu joguei aproximadamente 15 horas do game e fiz tudo que ele tinha a oferecer em termos de colecionáveis, power-ups e chefes. O game está disponível para compra na loja do Steam e nas lojas de todos os consoles.
AUDIOVISUAL
Os gráficos fazem parte dos pixels art mais bonitos e variados que já vi. Os cenários também são homenagens aos sidescrollers antigos, mas não deixam de ter sua personalidade, cheio de ambientes autênticos.
Os efeitos sonoros e as músicas são bons, mas poderiam ser menos repetitivos. O visual dos inimigos, efeitos, animações, transições, assim como toda parte técnica no geral, foram bem executadas. Eu joguei o game inteiro no Xbox One X e não percebi quedas no framerate.
UMA BELA HOMENAGEM
Cyber Shadow é uma bela homenagem a jogos de ação e aventura antigos, e será apreciador por fãs de Ninja Gaiden e Shinobi, duas séries marcantes e deixadas na memória dos jogadores mais velhos.
Seja pela jogabilidade primorosa, dificuldade extrema, level design desafiador ou pelos belos gráficos, o primeiro game do Mechanical Head me marcou e deu o ínicio a temporada 2021 de novos jogos.
Eu recomendo o game para quem gosta de desafios e quem tem saudades da era 8bits, para novos jogadores esse game pode ser frustrante e um pouco acima de suas capacidades, ou paciência. Se você não desistir, vai se satisfazer com o que o game tem a oferecer.
Pros
- História é interessante e narrativa funciona.
- A jogabilidade é primorosa e não comete excessos.
- Level Design excelente e que incentiva a experimentação das mecânicas de jogo.
- Excelentes bosses e bons inimigos.
- Gráficos lindos e excelente animações.
Contras
- Dificuldade as vezes é frustrante.
- A trilha sonora é boa, mas poderia ser menos repetitiva.
- Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões - 5 de fevereiro de 2022
- Call of Duty: Vanguard - 14 de dezembro de 2021
- Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão - 24 de julho de 2021
Comment here