SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS -
15 de agosto de 2025
7.5
Você nunca jogou algo parecido, mas prepare seus braços!

Drag x Drive é um jogo objetivo que pode entregar uma diversão rápida e descompromissada, mas que não vai prender a atenção dos jogadores por muito tempo.

Drag x Drive

O mais recente lançamento da Nintendo se chama Drag x Drive e é disparado um dos jogos mais complicados que tive nas mãos para avaliar. Ele é essencialmente um jogo de basquete 3 x 3 onde controlamos robôs usando cadeiras de rodas e foi desenvolvido por uma pequena equipe interna da empresa, como visto nos créditos.

Antes de mais nada, vale lembrar que Drag x Drive foi lançado custando R$119,90, um valor bem abaixo dos demais praticados aqui no Brasil, então é hora de colocar as expectativas sob controle! Enfim, vamos para a análise!

GAMEPLAY

Para controlar os robôs nós devemos obrigatoriamente usar o par de Joy-Con 2 em modo Mouse, não existe outro método de controle. Inicialmente você com certeza irá sofrer para achar uma boa posição. Na primeira vez que joguei tentei usar os Joy-Con 2 apoiados numa mesa e foi uma experiência terrível pois precisava constantemente ficar levantando-os e posicionando de volta, isso fazia com que eu tivesse que “bater” com eles e com medo de estragar, preferi ir atrás de outro método.

Deslize os Joy-Con 2 para frente para mover nessa direção.

Depois de algumas tentativas com diversas superfícies, eis que achei a melhor solução e elas foram as minhas próprias pernas usando uma bermuda de tactel, então fica a dica. Dessa forma você não terá tanta preocupação em destruir os controles pois estará em constante contato com o próprio corpo. Já aviso de antemão que jogar Drag x Drive é quase um exercício físico já que não tem como ficar paradão, eu nesse exato momento estou com dores nos braços pois acabei de participar de partidas intensas nas quadras virtuais, mas é uma dor “boa” e o jogo consegue passar uma sensação bem fiel de estar em uma cadeira de rodas.

Deslize os Joy-Con 2 em direções opostas para girar.

O jogo traz uma variedade de modos e atividades para todos os estilos de jogador. No Public Park, você entra automaticamente em partidas online, participa de minigames e tenta quebrar Park Records para conquistar Park Rings e, claro, garantir seu espaço no ranking. Já no Friend Park, é possível criar ou entrar no parque de um amigo, organizar equipes e quadras antes das partidas e até usar o GameChat para conversas estratégicas em tempo real.

Jogar com amigos é obviamente bem mais divertido, ainda mais com os novos recursos do Switch 2!

Em Bot Games, o desafio é enfrentar partidas 3×3 contra bots de diferentes níveis de dificuldade, com recompensas especiais, como capacetes exclusivos, para quem vencer os adversários mais fortes. Além disso, o jogo conta com minigames variados, incluindo Circuit Sprint (corrida por checkpoints para até 12 jogadores), Rebound Scramble (competição para alcançar a bola primeiro, também para até 12 jogadores), Shooting Contest (marque o máximo de pontos no tempo limite) e Time Trial (desvie de obstáculos e registre o menor tempo possível). Pessoal, vale lembrar que apesar de eu ter colocado o nome dos jogos em inglês por costume, Drag x Drive está totalmente em pt-BR caso prefira.

Levante uma mão e mova o pulso para frente para arremessar.

Drag x Drive é um jogo que, no final das contas, é bem raso de conteúdo. O que fará o jogo sobreviver é o quanto os jogadores quiserem investir no modo online e sendo bem sincero, acho improvável. Torço para que esteja errado pois a Nintendo conseguiu trazer um jogo de esporte que foge do comum e explora os novos controles de forma genial, afinal quem aqui já pensou em uma ideia como essa?

GRÁFICOS / SOM

Nesse departamento realmente a coisa ficou bem aquém do esperado. Os gráficos não são necessariamente feios, porém tem um aspecto genérico demais, algo quase anti-Nintendo. Podiam ter tentado fazer algo com uma personalidade mais vibrante ou pelo menos entregar mais variedade pois é quase depressivo aquelas quadras sem vida. Felizmente o jogo roda a 60 FPS e a parte de interface é funcional, sem enrolações e de fácil absorção.

Use o half-pipe para voar e fazer manobras e enterradas.

Parte sonora, para a surpresa de ninguém, também decepcionou. Se o jogo tem trilha sonora eu nem sequer lembro e os efeitos sonoros entregam o mínimo.

VEREDITO

Drag x Drive é um jogo objetivo que pode entregar uma diversão rápida e descompromissada, mas que não vai prender a atenção dos jogadores por muito tempo. Só não se engane achando que é um jogo ruim, muito pelo contrário, apesar de perder pontos na parte artística e sonora, a Nintendo entregou um produto honesto que tem mais divertido infinitamente mais do que eu pensava, queimei a língua totalmente. Pelo preço sugerido, eu recomendo a compra.

David Signorelli

Posts Relacionados

EDENS ZERO

Ao longo dos anos, muitos animes e mangás foram adaptados para o universo dos games – e, honestamente, nem todos…

Análise – Gears of War Judgment

Chegou neste dia 19 de março de 2013 o mais novo jogo da série Gears of War. Judgment chega como…

Metroid Samus Returns – Análise

Metroid Samus Returns é o retorno da franquia à formula 2D que se consagrou como um gênero indie. Lançado depois…

TOP