SIGA-NOS
3, nov 2024
Dragon Ball: Sparking! ZERO
8
o jogo definitivo que todos esperavam

Apesar desses detalhes, Dragon Ball: Sparking! ZERO é um jogo de luta único, que se destaca pela campanha profunda, pelos ataques visualmente impressionantes e pelos modos variados. Exige dedicação para dominar suas mecânicas, mas a recompensa é um mundo cheio de possibilidades para explorar, seja sozinho ou com amigos. Afinal, tornar-se um Super Saiyajin nunca foi tarefa fácil.

Como alguém que cresceu com Dragon Ball e Dragon Ball Z, eu sempre me sentia empolgado ao explorar qualquer jogo que trouxesse meus Super Saiyajins favoritos e seus amigos. Isso significava experimentar uma gama de títulos, desde brawlers do GBA até RPGs baseados em turnos com traduções questionáveis.

Kuririn é o melhor!

Mas o que realmente consumiu minha vida foi Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3. Esse título de nome excêntrico era um jogo de luta de visão em terceira pessoa, repleto de socos e ataques espetaculares que proporcionavam uma experiência empolgante — eu literalmente joguei até a exaustão, que saudades de ter tempo livre! Outros jogos de Dragon Ball vieram, mas nunca esquecerei das centenas de horas que passei enfrentando meu irmão em Tenkaichi 3. Agora, temos um novo jogo Dragon Ball seguindo esses passos, e Dragon Ball: Sparking! ZERO promete encantar todos os fãs do anime.

Até deram um jeito de deixar o Yamcha menos tosco.

Ao iniciar Dragon Ball: Sparking! ZERO, você será introduzido a um tutorial que exige total atenção. Há muitos detalhes a serem absorvidos para que você possa ter ao menos uma noção básica do funcionamento desse jogo de luta complexo e fora do convencional. Até algo simples como movimentar-se exige múltiplos comandos: o controle direcional, botões de ombro para subir e descer durante o voo, além de comandos para impulsionar ou se teletransportar, desde que você tenha energia suficiente. Será necessário um bom tempo de prática até que você esteja pronto para usar todas as suas habilidades em uma luta real, então prepare-se para estudar e praticar.

Movimentar-se é só o começo; derrotar um inimigo é um desafio muito maior. Como em qualquer jogo de luta, há uma série de combos que você pode aplicar no oponente, combinando socos, chutes e explosões para reduzir sua barra de vida e até lançá-lo pelos ares. Com diversas maneiras de bloquear, contra-atacar e esquivar, será preciso estratégia para evitar que seus avanços sejam neutralizados. Apertar botões sem planejamento só o levará até certo ponto, mesmo contra IA de nível baixo, mas, após dominar alguns ataques especiais, você começará a derrotar os inimigos com facilidade.

A foto tá em inglês, mas não se preocupe, o jogo está completamente em português do Brasil caso deseje!

Em Dragon Ball: Sparking! ZERO, os ataques especiais são naturalmente exagerados e familiares para quem conhece a série. Quando a energia estiver carregada, você pode desencadear um desses movimentos com uma combinação de botões, resultando em um Kamehameha colossal ou uma sequência poderosa no estilo de uma cutscene. Super ataques, que exigem carga máxima de energia, frequentemente devastam várias barras de vida do oponente e duram cerca de trinta segundos em uma explosão de luzes e frases icônicas.

Usar esses ataques é incrivelmente satisfatório, mas requer que você carregue sua energia, o que significa ficar parado enquanto uma aura familiar o envolve — o que, em um jogo de luta frenético, pode ser arriscado. Como ambos os jogadores vão querer realizar esses ataques, haverá momentos em que estarão lado a lado carregando energia, criando uma tensão única e um tanto engraçada.

O decepcionante modo de Versus em tela dividida que só permite realizar batalhas em um único estágio, bola fora!

Há várias formas de jogar Dragon Ball: Sparking! ZERO, incluindo um modo história que abrange toda a saga, desde o início até os tempos atuais, além das batalhas online. Começar pela campanha é a opção mais lógica, proporcionando uma nostálgica viagem pela história de Dragon Ball. Existem diferentes campanhas que você pode jogar com vários personagens, começando com Goku, mas desbloqueando campanhas para Vegeta, Piccolo, Gohan, e até vilões como Freeza. Um diferencial interessante deste modo é que ele inclui caminhos alternativos de história, desbloqueados ao cumprir condições específicas, o que adiciona desafios divertidos e reviravoltas intrigantes.

Quando estiver preparado para enfrentar outros jogadores online (o que requer confiança!), você encontrará diversos modos à disposição. As batalhas rápidas e ranqueadas estão disponíveis, assim como a opção de participar ou criar torneios com regras personalizáveis, como proibir voos ou limitar a escolha a personagens de um arco específico do anime. É divertido ver personagens inesperados vencendo, e você também pode enfrentar bots nesses torneios, o que garante horas de entretenimento para qualquer fã.

Hora de se mandar!

Dragon Ball: Sparking! ZERO ainda oferece muito mais, como personalizar personagens com upgrades e trajes ou reunir as Dragon Balls para fazer um pedido a Shenron, desbloqueando novos personagens ou dinheiro do jogo. Embora o início seja intimidador, com o tempo, você terá cada vez mais dos 182 personagens à disposição.

Há muito o que amar em Dragon Ball: Sparking! ZERO, e o aspecto visual merece destaque. O estilo vibrante do anime é fielmente reproduzido, tornando os ataques icônicos ainda mais impressionantes. Detalhes como roupas rasgadas durante a luta adicionam um toque extra, enquanto o áudio, disponível em japonês ou inglês, complementa bem a experiência. No PS5 o jogo é definitivamente mais bonito que o anime, tem momentos realmente de deixar o queixo caído e os 60 quadros por segundo constantes só contribuem ainda mais para a experiência. Em matéria de música há bastante faixas originais boas, porém existem meios de adquirir as músicas clássicas do anime para uma experiência mais autêntica.

Não deixe de jogar os tutoriais.

No entanto, Dragon Ball: Sparking! ZERO apresenta alguns desafios. O maior deles é a curva de aprendizado extremamente íngreme, agravada por um tutorial inicial limitado. Somente após passar por um exaustivo modo de treinamento você estará pronto para aproveitar o jogo plenamente. Muitos jogadores, ansiosos para jogar, acabam perdendo mecânicas essenciais, como troca de personagens e transformações, devido à falta de orientação adequada. Um tutorial mais completo e envolvente tornaria a experiência muito mais agradável.

Outro ponto que pode desagradar é a duração dos movimentos mais poderosos. Em um jogo onde oponentes habilidosos usam esses ataques com frequência, você pode acabar assistindo a cutscenes longas em vez de participar ativamente da luta.

VEREDITO

Apesar desses detalhes, Dragon Ball: Sparking! ZERO é um jogo de luta único, que se destaca pela campanha profunda, pelos ataques visualmente impressionantes e pelos modos variados. Exige dedicação para dominar suas mecânicas, mas a recompensa é um mundo cheio de possibilidades para explorar, seja sozinho ou com amigos. Afinal, tornar-se um Super Saiyajin nunca foi tarefa fácil.

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)