ArtigosNotícias

‘Free Guy’: Confira as referências do filme!

Após mais de um ano de espera desde o primeiro trailer, “Free Guy: Assumindo o Controle” está entre nós! Bom, eu sei que o site é focado em games e tudo mais, porém esse filme tem tudo a ver com o assunto, já que sua trama aborda justamente um videogame.

No enredo, Guy (vivido por Ryan Reynolds) é um NPC de um jogo online que trabalha como um caixa de banco, preso a uma rotina entediante e monótona, porém ao conhecer uma jogadora do game, o mesmo decide dar um basta nessa história e passa a agir da maneira que quiser dentro daquela realidade.

Pelo fato do filme ter como principal foco um jogo de vídeogame, é claro que existem diversas referências e inspirações que podemos facilmente perceber enquanto assistimos ao filme, e nessa matéria vamos mostrar alguns desse detalhes que podem ter passado despercebidos por você enquanto assistia “Free Guy“!

Não darei spoilers da trama, mas essas referências e curiosidades que falarei estão lá para que o espectador tente perceber enquanto assiste ao filme, então essas surpresas serão reveladas aqui. Tendo isso em mente, vamos lá!


Free City, a cidade onde tudo é possível!

Free City” é a cidade em que o game se passa (sendo também o nome do jogo), e nela os jogadores podem fazer de tudo, É possível assaltar bancos, fazer diversas missões e atormentar as vidas dos NPCs, isso soa familiar? Pois é, as comparações com GTA Online são inegáveis, e isso já fica óbvio desde o início do filme. Em “Free City” os jogadores fazem tudo o que bem entendem, assim como na versão online de Los Santos, e todas essas inspirações foram muito bem encaixadas no filme.

Até o fato de que os NPCs sempre repetem as mesmas ações e que estão lá justamente com o intuito de deixar a experiência dos jogadores mais divertida e variada é exatamente igual ao que vemos não apenas no game da Rockstar, mas em vários outros grande jogos. Porém é claro que no filme essa questão é abordada de uma maneira muito bem-humorada.

Admita, essa garagem te lembra GTA Online!

Armas de games famosos (e um pouquinho mais!)

Durante o desenrolar do filme, vamos vendo várias armas de grandes títulos do mundo dos games, e suas aparições não passam despercebidas. Os itens são os mais variados possíveis: uma arma vinda diretamente do Fortnite, a Gravity Gun de Half-Life, a Portal Gun de Portal (Valve foi homenageada e não foi pouco), e algumas outras armas de filmes e séries que não direi aqui para não estragar a surpresa, já que são muito bem encaixadas nas cenas de ação do filme.

A parceria com o Fortnite rendeu até mesmo o lançamento de uma skin do personagem “Dude” ao game, que é uma versão mais bobona de Guy.

A parceria com Fortnite trouxe até o personagem Dude ao game

Streamers e YouTubers

É claro que a galerinha da Twitch e do YouTube não ficaria de fora do filme. Durante o filme podemos ver vários rostos bem conhecidos, como Pokimane, Jacksepticeye, DanTDM e até mesmo o Ninja. Todos interpretam a si mesmos, e fazem sentido para a trama, sem contar que acaba sendo divertido tentar reconhecer tantos rostos enquanto assistimos ao filme.

É claro que vários outros influenciadores aparecem em “Free Guy“, e estão sempre interagindo com a popularidade do game Free City naquele universo.

Até mesmo o Ninja aparece em “Free Guy”!

Reimaginações de grandes games

Agora saindo um pouco do filme em si e indo para o seu material promocional, temos as principais referências em relação a outros grandes títulos do mundo dos games. Dias antes do lançamento do filme, a Disney e os perfis oficiais de “Free Guy” divulgaram reimaginações muito criativas de capas de outros games muito conhecidos, incluindo Guy e vários outros personagens do filme.

Alguns dos games homenageados são: Among Us, Minecraft, Grand Theft Auto: Vice City e Doom, mas ainda existem outras capas. Confira todas abaixo!


Free Guy: Assumindo o Controle” além de ter ótimas referências, consegue ser um ótimo filme e uma experiência bem divertida para toda a família. Com Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery e Taika Waititi, o filme já está disponível nos cinemas!

Lucas Nunes
Últimos posts por Lucas Nunes (exibir todos)

Comment here