Gwent X The Elder Scrolls: Legends – Qual o melhor?
Me despedi da família e dos amigos e me internei uns dias em casa para testar os dois card games mais recentes do mercado, um deles ainda na versão beta. Aqui vou expressar a minha opinião, comparando um com o outro, tentando ser o mais imparcial possível.

THE WITCHER VS THE ELDER SCROLLS
De cara a “apresentação” dos dois games são completamente diferentes onde Legends abre com um enredo, explicando os pergaminhos que contam histórias do passado e do futuro, sobre uma invasão que ocorreu e subversão de raças e impérios, te introduzindo nesse universo caso você seja apenas alguém que goste de card games e não conheça o que está por trás, assim como eu.
Gwent é diferente e aqui você inicia o game com um tutorial, uns diálogos cômicos entre Geralt e Ciri, mas se você não está familiarizado são apenas falas cômicas entre dois personagens que estão disputando entre si. Gwent logo parte para os desafios, onde o jogador ganhará cartas e aprenderá melhor as mecânicas mas também já libera o modo multiplayer online, sem enrolação.
O Elder Scrolls ao meu ver se preocupou demais com o enredo em um game onde a jogabilidade é mais importante. É legal ver personagens se provocando e se tornando aliados e tal, mas a progressão do tutorial em relação ao enredo é lenta demais e após três partidas eu já havia entendido o conceito do game que insistiu em me carregar pela mão por mais algumas batalhas mostrando apenas mais do mesmo. O tutorial do Gwent é mais intuitivo e ele te ensina o básico deixando você ir descobrindo como trabalhar com as mecânicas. Legends é um card game mais simples no geral e mesmo assim faz questão de explicar cada mecânica exaustivamente.
Mecânicas

Uma diferença e novidade aqui são as runas. A cada cinco pontos de vida que você perder em um turno uma runa sua é quebrada e você ganha uma carta a mais na sua mão. É uma forma do jogo dar uma balanceada. O que determina cada carta que você pode jogar na mesa é o custo de mana e assim como em Hearthstone você ganha um de mana adicional por rodada. O campo é dividido em dois, e uma carta só poderá atacar a que tiver no campo respectivo ao dela, diferente de Hearthstone onde o cenário é um só.

As duas últimas novidades tornam o game excepcional pra mim. O campo não é uma coisa única como em Hearthstone, tampouco dividido em dois como em Elder Scrolls. Em Gwent temos três campos diferentes para ambos os times sendo os de corpo-a-corpo, a distância e uma espécie de artilharia com máquinas e criaturas imensas que ficam na extremidade mais distante do inimigo. Mas para que serve afinal um campo dividido em três? Como em Gwent não compramos cartas o tempo todo e temos que lidar com a nossa mão até o final, uma carta que “destrói todas as criaturas do campo” ou “da 1 de dano em todas as criaturas” seria mortal. Dessa forma dividir suas criaturas é uma forma de fazer com que não morram todas de uma vez só já que a grande maioria das cartas de efeito aplicam suas habilidades nas fileiras ou em x criaturas naquela fileira.
A última novidade são as cartas de clima e com elas o jogador pode aplicar um clima específico na fileira do inimigo que desejar. Neve causa 2 de dano por turno, chuva causa 2 de ano nas criaturas mais fracas e assim por diante. Também existem cartas anti-clima que limpam o céu do tabuleiro inteiro, das fileiras específicas e etc, tudo isso para implementar ainda mais a estratégia do game.

Gwent é divido em classes diferentes, temos Nilfgaard, Reinos do Norte, Monstros e etc, mas um ponto negativo é que senti que o deck dos Reinos do Norte é o mais usado por ter um líder forte demais, mas isso pode ser corrigido com o beta. Como citado, cada deck possui uma gama de líderes que são uma espécie de carta especial que irá aplicar algum efeito poderoso no game, será usado uma vez e quando usado o turno será perdido automaticamente.
Graficamente Gwent também da um show em Legends e as cartas são mais bonitas, o campo é mais detalhado e os menus são de muito bom gosto. Tudo em Elder Scrolls Legends é de gosto duvidoso nesse sentido e a apresentação parece de um jogo feito por fãs. O campo é um pergaminho muito feio, os efeitos das habilidades são horríveis e as cutscenes do enredo deixam muito a desejar. As cartas de Legends são grandes demais com desenhos estáticos sem efeito e sem personalidade e não simpatizei com absolutamente NENHUMA carta, enquanto em Gwent é normal você curtir uma carta pelo efeito, poder e visual dela. Cartas imponentes que entram com frases imponentes, e até cartas que se movimentam de formas únicas. A sensação é que Elder Scrolls Legends não parecia estar em alta definição e inclusive chequei nas configurações para ver se não era erro de inicialização. Infelizmente o jogo é simplesmente feio.
Da mesma forma a dublagem para o português em Gwent é superior e as vozes dão personalidade e são muito características sem parecer forçação de barra. Anões, elfos, feiticeiros são muito bem dublados, com vozes graves, agudas e naturais. A dublagem de Legends não é horrível, mas as que deveriam ser grandiosas são apenas sem graça. Os draconatos e criaturas bestiais tem uma voz rouca e não como você esperaria que uma criatura daquelas soasse e isso é meio broxante. Em contra partida as traduções de texto em Gwent estão erradas e mal feitas com muitas frases que simplesmente não fazem sentido. Eu torço para isso ser decorrente de estar em BETA já que em algumas cartas simplesmente não é possível entender os efeitos e habilidades por causa de uma tradução sem sentido.
E O VENCEDOR É
Gwent me agradou mais com certeza. Não é genérico, tem mecânicas originais e únicas que dão um ar diferente ao card game. É um game de estratégia acima de tudo enquanto Elder Scrolls Legends tem potencial pelo lore e histórias interessantes, mas peca nos gráficos datados e visual de mal gosto e por tratar o jogador como ignorante.
- Solasta: Crown of the Magister - 18 de junho de 2021
- Recebemos o Notebook Gamer da N.A.V.E! - 23 de março de 2021
- Blade & Soul: Revolution | Preview - 24 de fevereiro de 2021


Gwent é melhor mesmo, apesar de gostar muito do universo de the elder scrolls!
que pergunta besta 😮
notável esforço da pessoa, mas quantos equívocos 😮