Hoa é um belíssimo jogo de aventura 2D sidescroller com elementos de puzzle lançados para todas as plataformas atuais. A análise deste jogo foi baseada na versão para o Nintendo Switch.
Desenvolvido pela Skrollcat Studio, um estúdio indie de Singapura, em colaboração com a Kyx Studio e distribuído pela PM Studios (quantos studios), Hoa é um jogo que apresentará zero estresse, apenas uma peregrinação muito agradável até o fim da jornada.
Antes de mais nada, alguém aqui já jogou Flower para o PlayStation 3? Menciono este game pois ambos são muito parecidos nessa premissa de jogo para se relaxar, sentir, curtir o percurso, mergulhar nos mundos e na maravilhosa trilha sonora que orquestra (literalmente) o trajeto até o desfecho, cujo qual é rapidamente alcançável.
Em Hoa, jogamos como um espírito da floresta; uma fada, que chega em terra através de um barquinho de uma grande folha em terra firme. Completamente sem informações na tela, somos guiados intuitivamente pelas primeiras áreas do game enquanto realizamos tarefas simples como andar e saltar. Nada no jogo irá te atacar ou matar, no máximo, dar uma atrapalhadinha aqui e ali, então não haverá meios de você morrer no game.
Após prosseguir um pouco, somos introduzidos ao objetivo que permeia o jogo todo em todas as fases; explorar bem cada cantinho e coletar 5 borboletas para liberar uma habilidade nova para nosso personagem ao final delas. Os cenários são bem variados assim como as criaturas que nos ajudam durante a aventura, e a exploração como um todo ocorre de maneira bem simples com poucas exigências de habilidades com jogos de aventura, o que atrai jogadores de todas as idades também, o que ao meu ver é um bônus super positivo.
Cenários que são todos feitos com misturas de 3D poligonal com arte feita à mão, mesclando-se maravilhosamente bem entre elas. Os ambientes são riquíssimos em detalhes e cheios de coisas acontecendo ao mesmo tempo, coisas que me fizeram me lembrar bastante de Ori: Will of the Wisps pela temática.
Tão bonitos quanto os gráficos do jogo é a trilha sonora totalmente orquestrada que acompanha o game, o trabalho feito em cima dessa trilha sonora é de tirar o chapéu. É impressionante como da-se a impressão de que à medida que vamos avançando no jogo, as músicas começam a tomar um tom mais sério, mais melancólico, porém mantendo-se no mesmo estilo de calmaria. Como apreciador de música de jogo, eu venho dizer aqui que é uma das experiências musicais mais belas que pude escutar esse ano.
Eu concluí o jogo em um pouco menos de 2 horas durante o percurso das 6-7 fases presentes, e, apesar de ser bem curto, a aventura foi válida sim, pude me emocionar bastante, pensar, planejar direitinho o que eu iria fazer para atravessar um determinado obstáculo e ser recompensado com um final bem explicativo e bem montado. Final cujo qual é totalmente ilustrado pela galera que desenhou os conceitos de cenário e personagens. Muito bom mesmo. Hoa é um jogo para ser jogado talvez duas ou três vezes, mas é um introdutório bem legal para quem tá começando a jogar, eu recomendo bastante, é um belo jogo indie que me fez sorrir do início ao fim.
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