Konami cria braço robótico para fã de Metal Gear Solid
O fã de videogames, James Young perdeu o braço esquerdo num terrível acidente de trem em Londres, há vários anos.
Tal fato trágico levou a Konami, criadora da série Metal Gear Solid, a trabalhar com engenheiros e especialistas em robótica para criar um membro prostético inspirado no braço de Venom Snake, protagonista de Metal Gear Soliv V: The Phantom Pain.
A designer de próteses Sophie De Oliviera Barata tinha a intenção de projetar o braço de forma semelhante à prótese usada pelo protagonista de Metal Gear Solid V. Depois de passar os últimos seis meses no projeto, a prótese de Young está finalizada, e ela é ainda mais impressionante do que esperávamos.
A prótese de Young se conecta diretamente aos nervos restantes de seu ombro e músculos que controlam uma mão de plástico articulada, instalada na extremidade do braço. Como na maioria das próteses, sensores ligado à pele do ombro detectam sinais e enviam os movimentos necessários através do braço e da mão. Até então, nenhuma novidade. As “funções extras” do braço é que são o grande destaque.
Projetado e desenvolvido por uma empresa chamada Open Bionics, a prótese possui uma lanterna, uma luz laser, uma porta USB embutida no pulso para carregar um smartphone, um relógio digital, e o melhor de tudo: um drone.
Sim, não só Young recuperou o uso de seu braço esquerdo com a ajuda da Konami mas o seu novo braço possui um UAV operacional que Young pode usar pra voar por aí, sempre que quiser.
“Eu não queria parecer com o Terminator porque o meu trabalho envolve a falar com os médicos sobre os medicamentos que eles usam e eu não quero parecer como se fosse matar alguém,” disse Young à BBC em um documentário recente .
A expectativa da Open Biotics e da Konami é de que o Reino Unido irá eventualmente aprovar o braço para uso em outros amputados por todo o país. O novo braço de Young pesa cerca de 4.5 kgs, após instalado com o chicote de fios e a bateria acoplada.
Apesar de não trazer necessariamente a maior inovação nas próteses, é muito bacana ver a vida copiando a arte dos jogos e é ainda mais interessante ver uma empresa de jogos engajada numa nobre missão, trazendo algo positivo e que pode ajudar milhares de pessoas a recuperarem sua vida normal após uma experiência traumática.
Para saber mais sobre o projeto, visite o site oficial: https://thephantomlimbproject.com/
E não deixe de ler nosso review de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
- Nintendo confirma participação na BGS 2024 - 8 de agosto de 2024
- Nintendo confirma participação na BGS 2023 - 10 de agosto de 2023
- NVIDIA anuncia seu maior salto de desempenho com as GPUs GeForce RTX Série 30 - 1 de setembro de 2020