Análises

Mario vs. Donkey Kong

8.5
Um dos melhores remakes dos últimos anos!

Mario vs. Donkey Kong é um jogo obrigatório para os amantes de quebra-cabeças e é um exemplo perfeito do que um remake deveria ser.

O novo remake de Mario vs. Donkey Kong é um exemplo perfeito do que um remake deveria ser, não apenas atualizando os gráficos, mas também adicionando novos níveis, recursos de qualidade de vida e muito mais.

O jogo original, de mesmo nome, foi lançado em 2004 para o Game Boy Advance como um spin-off da série de jogos Super Mario e do jogo de 1994, Donkey Kong . Combinando os dois, introduziu uma mecânica divertida de quebra-cabeças e transformou muitos inimigos familiares do Super Mario em versões de brinquedo de corda deles mesmos.

Como um remake, Mario vs. Donkey Kong mantém suas raízes e não muda a história contada , mas sim a atualiza com novas cenas em CG e belos gráficos. Os quebra-cabeças estão realmente no centro deste jogo, com 130 níveis cheios de diferentes mistérios para resolver, envolvendo a manipulação do ambiente para salvar os amigos do Mini-Mario. Embora ele não obtenha o benefício de power-ups clássicos além dos One-Up Mushrooms, Mario pode utilizar algumas habilidades divertidas, como ser capaz de se apoiar nas mãos para dar um super salto

A história básica de Mario vs. Donkey Kong envolve Mario perseguindo o grande macaco depois que Donkey Kong rouba todos os Mini-Marios da Mario Toy Factory. CGs lindamente animadas contam a história do pobre Donkey Kong simplesmente querendo um dos brinquedos e ficando chateado quando a loja estava esgotada. Essa premissa boba estabelece a base do motivo pelo qual Mario está perseguindo Donkey Kong em oito mundos malucos cheios de quebra-cabeças.

Cada mundo tem um total de oito níveis, começando com seis níveis básicos onde Mario tem que chegar a uma chave de ouro que abrirá uma porta que leva a outra seção do quebra-cabeça, e então encontrar e resgatar um Mini-Mario que caiu da bolsa de Donkey Kong. Após esses seis níveis, há um nível onde Mario deve conduzir os Mini-Marios anteriormente encontrados para a segurança de uma caixa de brinquedos, e depois um culminar para esse mundo num nível onde fica cara a cara com o próprio Donkey Kong. Esses níveis de chefe também incorporam quebra-cabeças sobre como derrotar Donkey Kong de maneiras inteligentes.

Há um total de 130 níveis únicos em Mario vs. Donkey Kong e com oito níveis em oito mundos, a conta não fecha. Na verdade, depois que o jogador “termina” o jogo e os créditos rolam, há muito mais para experimentar com todos os novos níveis no Modo Plus e no Modo Especialista, bem como contra-relógio. O Modo Plus não deve ser confundido com um New Game Plus tradicional , pois oferece todos os novos quebra-cabeças e até mesmo mecânicas de jogo completamente alteradas para cada um dos mundos, e um incrível segundo final do jogo.

Para o remake, Mario vs. Donkey Kong inclui muitos novos recursos de qualidade de vida, bem como novos mundos, níveis e a adição de um modo multijogador. Os jogadores que experimentaram o jogo original vão adorar ver os novos mundos Merry Mini-Land e Slippery Summit , e há um novo Modo Casual para quem quiser jogar sem se preocupar com o cronômetro ou morrer com tanta frequência. É extremamente fácil alternar entre o modo Clássico e o modo Casual, portanto, se jogar um nível específico se tornar muito difícil, mudar para Casual não tem penalidade e concede a mesma estrela pela conclusão completa.

Outra adição fantástica no remake de Mario vs. Donkey Kong está adicionando um modo cooperativo local para dois jogadores. Cada nível do jogo pode ter um segundo jogador simplesmente conectando um segundo controlador. Como Toad, o segundo jogador pode fazer todas as mesmas coisas que Mario, mas tem a vantagem adicional de ser um pouco mais baixo e ser capaz de chegar a algumas áreas que Mario não conseguia, e ambos os personagens podem pular na cabeça um do outro como um impulso adicional, ou só para ser engraçado. Em jogos para dois jogadores, para equilibrar um pouco mais os níveis, existem agora duas chaves que devem ser encontradas e levadas até a porta, em vez de apenas uma.

Para este remake, dois novos mundos que não foram vistos no Mario vs. Donkey Kong original form adicionados, com novas mecânicas. O mundo Merry Mini-Land é um parque de diversões com flores giratórias que sopram o vento em direções para empurrar ou levantar Mario ou Toad no ar, até mesmo transportando-os através de abismos. Enquanto isso, os níveis Slippery Summit incluem muitas áreas onde o solo está coberto de gelo, adicionando novas maneiras de resolver quebra-cabeças e perigos ao tentar fugir de pedaços de gelo que caem.

VEREDITO

Ao longo de 130 níveis, o jogo de plataforma repleto de quebra-cabeças da Nintendo conseguiu balancear o aumento de desafio à medida que o jogo avança e colocar muitas surpresas para os jogadores descobrirem. A variedade de mecânicas de jogo e maneiras de resolver quebra-cabeças são envolventes e divertidas, e o jogo é difícil de largar, pois é muito fácil querer jogar apenas mais uma fase. Mario vs. Donkey Kong é um jogo obrigatório para os amantes de quebra-cabeças e é um exemplo perfeito do que um remake deveria ser.

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)