Análises

Mass Effect Legendary Edition

9.5
Quando é que teremos um Mass Relay por aqui?

Essa é a versão definitiva para se curtir Mass Effect, a trilogia de RPG-Ação da Bioware, agora em 4K!

Mass Effect Legendary Edition é, definitivamente, o melhor meio de se viver a trilogia de RPGs-Ação interespacial da Bioware.

Essa versão conta com todas as DLCs para todos os três jogos da franquia, isso com todas as armas promocionais, cenários e um seletor de dificuldade logo de cara.

A minha opinião sobre os três jogos não pode ir além do fanboísmo, mas saibam que eu amo Mass Effect, principalmente o primeiro, e continuando gostando dos outros dois apesar de terem adotado uma pegada bem menos RPG. Segue aqui comigo que eu vou contar um pouco mais a respeito desse jogo.

Primeiramente, essa análise é baseada na versão do Xbox, mais precisamente jogada no Series S, então não pude aproveitar os recursos de resolução 4k que eu sei que tem no jogo, mas isso em momento algum teve uma relevância para minha experiência.

Garrus é um dos personagens mais emblemáticos da série.

Todos os 3 jogos vem num pacote onde possamos instalar individualmente cada um, o que é ótimo por conta da limitação de espaço do meu console em particular. Todos os games tiveram uma melhoria significativa de desempenho, interface e controles, algo que pode ser claramente mais notável na primeira versão do jogo, já que os dois outros mais modernos já vieram com certos tweeks que deixaram os games mais superiores tecnicamente falando.

Mesmo assim, todos os cenários e personagens, inclusive algumas alterações artísticas de alguns, foram re-trabalhadas. Texturas mais evidentes, trabalho com a luz e cores, melhorias expressivas MESMO que essa versão trouxe. Você que é fã de Mass Effect vai ficar bem, bem surpreso.

Mako lindo está ainda melhor.

Tudo o que já era bom, ficou ainda melhor. Com todas as DLCs disponíveis, podemos ter a experiência completa da série, pois muita coisa entrelaça com a trama do jogo em si, principalmente o rolê do Archangel do Garrus no segundo game,que é maneiro demais, além das armas e upgrades também presentes.

Mass Effect é tudo sobre exploração, falar, dialogar, tomar decisões, e fazia muito tempo que eu não jogava esses jogos e havia me esquecido o quão bom eram as interações entre os personagens. É muito massa você poder ser totalmente bonzinho (paragon) durante o jogo todo ou ser um completo de um imbecil grosso pra caramba (renegade), dependendo do que você faz no jogo, novas linhas de diálogo são habilitadas para darmos uma de alucinado, dou risada demais, muito bom.

Shepherd e os reapers.

Lamentavelmente o Mako não está presente nos outros dois jogos, mas está ainda melhor de se jogar com ele nesse remaster. Mako para quem não sabe é o carrinho/ nave do jogo onde exploramos os planetas atrás de recursos e afins, e tem todo um gameplay separado pra ele que

já era muito louco na época, mas que melhoraram demais nesse Legendary Edition. Não entendo porque a galera não gostava dele, acho que muita gente acabou achando meio estranha a jogabilidade ou algo assim, é um mistério.

Contudo, Mass Effect é uma obra prima, e olha que nem sou muito de RPGs ocidentais.

Departamento artístico do jogo é fenomenal, toda a estrutura planetar, lore, coisinhas mínimas sobre o detalhamento das facções, raças, planetas, música, é de se impressionar mesmo. E isso posso dizer sobre o gameplay também, ficou muito bem polido e mostrou o que americano sabe fazer de verdade: Jogos de carro e tiro. Trilogia linda.

Illusive Man é mistério puro.

Para concluir, eu vou recomendar sim o Legendary Edition. São três jogos de peso que foram lançados originalmente na geração Xbox 360 e posteriormente PS3, jogos que vão trazer novamente cenas memoráveis, personagens carismáticos, e muita surpresa e novidades para quem ainda não está por dentro do que esse universo trás.

Lembrando que o jogo conta também com uma comic interativa que retrata a história do herói caso queiram ir direto para o dois ou o três, o que eu acho lamentável que o cara faça ao menos que tenha zerado o primeiro game, mas tá lá, e é bonitão pra caramba. Podem confiar que será a praia para qualquer um que goste de RPG, sci-fi e pipocar uns alienígenas.

Pros

  • Trilogia totalmente resmasterizada para a atualidade.
  • Conteúdo imenso de jogo.
  • Todas as DLCs.

Contras

  • Acho que podiam ter dado uma melhorada no controle do herói no primeiro.
  • Os menus apesar de terem sido melhorados, são meio feios.

Fábio Kraft
Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)

Comment here