Rise & Shine – Análise
Rise & Shine é um game que está sendo desenvolvido pela Super Mega Team e será distribuído pela Adult Swim Games para Xbox One e PCs no Steam.
Eu sempre pensei em um game que misturasse a dinâmica das explosões de Metal Slug porém com elementos de puzzle como em FEZ. Essa mistura inusitada é uma ótima forma de descrever Rise and Shine.
Um game de plataforma onde você controla Rise, um garotinho que tem como missão salvar o mundo de um apocalipse das máquinas e Shine, seu companheiro fiel e uma arma lendária que foi recebida de um lendário herói que é a cara do protagonista Link, da franquia The Legend of Zelda (as referências aos personagens famosos e situações dos games são muito bem boladas).
A arma Shine não é só uma arma que vai melhorando a cada fase, ela também interage com o personagem. É uma arma viva e juntos Rise e Shine vão derrotar vilão a vilão, resolvendo puzzles, até enfim exterminar as máquinas e salvar o mundo.
Parece uma premissa simples, porém o jogo a executa de maneira extraordinária. Não se engane com o visual bonito e bem desenhado que lembra até um cartoon. Diferente do visual que é amigável e polido, o jogo é brutal e difícil.
No jogo nós temos um pulo duplo e usamos nossa arma, que tem munição ilimitada e recebe upgrades rapidamente, como uma bala que controlamos remotamente, ou até tiros de energia. Usaremos essas munições especiais contra os inimigos mas também para resolver os puzzles e é aqui que o game se mostra complicado. Resolver pequenos puzzles parece tarefa fácil no início, mas quando no meio de um tiroteio temos que esquivar para não morrer enquanto resolvemos algum quebra cabeça é onde o game mostra seu potencial.
Bonito e sangrento, os gráficos do jogo são um ponto forte a ser comentado. O visual desenhado é perfeito, os efeitos de luz e partículas, os traços e cores, tudo muito vivo e bem modelado. A violência gráfica é outro ponto interessante. Não esperava ver cabeças rolando e sangue jorrando em um game tão colorido e Rise & Shine definitivamente não é para crianças.
Outro fator que mostra que não é um game para crianças apesar de seu visual é a extrema dificuldade que enfrentei nos inimigos e nos puzzles. A dificuldade melhorou consideravelmente quando troquei do joystick para a combinação teclado+mouse.
Como citei antes, Rise & Shine é cheio de referências ao mundo dos games. Space Invaders, Zelda e até Flapbird são jogos que fazem suas pontas, seja descaradamente ou de maneira mais sublime. É um game lindo, violento e difícil, pontos que com certeza são fortes e marcantes.
Prós
- Visual incrível
- Dificuldade elevada
- Extremamente divertido
Contras
- Controles dificultam o andamento do game
- Solasta: Crown of the Magister - 18 de junho de 2021
- Recebemos o Notebook Gamer da N.A.V.E! - 23 de março de 2021
- Blade & Soul: Revolution | Preview - 24 de fevereiro de 2021