Análises

Turrican Flashback

8
Clássicos do estilo Run 'n Gun em um pacote imperdível

Desafiador e eletrizante, os jogos da série Turrican merecem ser jogados por aqueles que ainda amam os jogos do passado

Desenvolvido pela Ratalaika Games e pela lendária Factor 5, Turrican está de volta em uma coletânea de 4 jogos desafiadores.

Antes de começar a análise propriamente dita, gostaria de dizer que fui positivamente surpreendido por esse lançamento, é raro encontrar uma compilação onde todos os jogos são bons como é o caso desse Turrican Flashback, então espere um texto escrito por um jogador feliz com o que encontrou.

TURRICAN, COMO TUDO COMEÇOU

O primeiro jogo do pacote se chama simplesmente Turrican. Lançado originalmente em 1990, ele foi desenvolvido para o computador Commodore 64 que era relativamente popular na época. Não quero me adentrar muito nos detalhes técnicos, mas se tem algo que eu já gostei logo de cara foi ver aquele visual de jogos de PC do começo dos anos 90, que foi a época que tive meu primeiro contato com micro-computadores.

Tem que aprender a controlar essa mira, senão o bicho pega.

Para quem é familiarizado com o que estou falando, vai logo sacar a diferença dele para jogos de consoles num geral. Naquele período ainda não havia sido lançado o Super Nintendo, mas consoles de 16 bits como o Mega Drive e PC-Engine já estavam no mercado e Turrican definitivamente não parecia em nada com os jogos dessas plataformas. Vale lembrar que infelizmente não tive a oportunidade de jogar Turrican em sua época, estou tendo contato com ele nessa versão apenas.

Não somente o visual se destacou, mas o jogo em si também. Ele é bem parecido com Metroid, com ênfase na exploração, porém com uma dificuldade elevadíssima por culpa da quantidade de inimigos na tela. Os controles são precisos, porém vão exigir reflexos super apurados, por sorte a coletânea conta com recursos como Rewind que permite voltar no tempo e tentar novamente, acredite em mim, sem isso o jogo fica quase impossível.

Mais 16 bits que isso, impossível.

TURRICAN II THE FINAL FIGHT… SERÁ?

A sequência era inevitável e a qualidade do jogo anterior foi mantida, assim como praticamente toda a estrutura dele. Se você enjoou do original, pode ir direto para o II que tem uma cara de expansão.

Não leve isso para o lado negativo, às vezes mais do mesmo é melhor do que uma sequência inferior. O jogo conta com diversos Power-ups que amenizam a dificuldade elevada, só cuidado para não desperdiçar todos de uma vez, ouça a voz da experiência!

Esse céu azul lembra muito Mega Man.

MEGA TURRICAN, QUE JOGO!

O nome não tem Mega no meio por nada, ele foi desenvolvido inicialmente para o Mega Drive e por consequência aquele visual “PC” foi completamente abandonado para mergulhar nos pixels e cores do nosso “Meguinha”. Já adianto que esse jogo é bom demais e deve ser jogado direto na dificuldade normal para não tomar um “bad ending” decepcionante!

Essencialmente ainda é o mesmo Turrican de sempre, porém agora com uma jogabilidade bem mais evoluída, mais precisa e com recursos novos. Até uma espécie de Morph Ball está presente, acho que eles realmente tinham Metroid na mente quando desenvolveram esse jogo.

Esse peixe tá chocado.

Sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos do gênero para o Mega Drive e o segundo melhor jogo dessa coletânea Flashback, só perdendo para…

SUPER TURRICAN

Claro, com o nome Super no título, não poderia ser diferente… brincadeira! Super Turrican ganha do Mega Turrican por alguns pequenos detalhes que podem se passar por gosto pessoal, como a alteração das armas e escolha dos cenários, que aqui são mais vibrantes.

Acho que um soco dessa mão deve doer demais!

Recomendo fortemente que você jogue os jogos nessa ordem que coloquei aqui, principalmente termine os 2 primeiros pois, apesar de bons, é evidente que são limitados em relação aos jogos mais recentes.

VEREDITO FLASHBACK

Esse pacotão não veio com uma lista tosca de jogos pra escolher e pronto, necas. Ele conta com um excelente trabalho em matéria de apresentação, com diversas artworks para serem usadas como plano de fundo, controles detalhados dos filtros, customização de dificuldades e muito mais.

A história dos videogames já conta com uma infinidade de jogos imperdíveis, mas que por “n” motivos se torna quase impossível ir atrás de todos em sua forma original. Um pacote excelente e bem trabalhado como Turrican Flashback mostra que essa é realmente a melhor maneira de reviver o passado com toda a qualidade possível.

Pros

  • 4 jogos muito divertidos e desafiadores
  • Apresentação de muito bom gosto, com diversos recursos
  • Os puristas de plantão vão amar as opções de filtros, nostalgia total


Contras

  • São jogos para um público bem específico, acho improvável que jogadores mais novos irão se divertir com eles
  • Super Turrican 2 poderia estar presente


David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)

Comment here