Análises

Everybody 1-2-Switch!

7
Um jogo que realmente todo mundo pode jogar junto!

Everybody 1-2-Switch! funciona melhor do que esperávamos em qualquer circunstância. É um jogo muito sistemático, adaptável, divertido, que desperta o ânimo competitivo e com o qual o tempo passa voando e que tem corda para ser um dos protagonistas de todo tipo de encontros sociais e familiares.

A Nintendo entende de diversão como poucas outras empresas e já possui jogos multiplayer com um componente social para jogadores casuais como a série Mario Party . No mesmo Switch, um dos jogos de lançamento, 1-2-Switch! tinha a ideia de ser jogado por dois jogadores, mas era mais uma demonstração técnica das capacidades dos joy-cons do que um jogo para festas.

Além da Nintendo também existem inúmeros exemplos de jogos de “festa” como jogos de tabuleiro, jogos de habilidade, jogos de dança… mas não nos lembramos de nenhum que seja projetado para ser jogado por até 100 jogadores. Everybody 1-2-Switch! se inspira nas influências de alguns desses jogos, mas também tem elementos do PlayLink e também lembra o Buzz do PlayStation 2 ao introduzir o formato de competição apresentado neste caso por um cavalo humanóide chamado Horace(ele tá na imagem de destaque da análise).

Dos 44 jogos, alguns são apenas para jogar com o Joy-Con ou o celular e outros suportam ambas as opções. Uma das características mais marcantes de Everybody 1-2-Switch! é a sua flexibilidade para acomodar as circunstâncias dos jogadores dando a possibilidade de jogar com um joy-con ou celular, a dificuldade dos jogos, a duração de cada jogo —entre 20 e 60 minutos— ou escolher os jogos separadamente, criar vários pacotes de perguntas criadas pelos jogadores para o minijogo Quiz Show, jogar bingo com o celular, estabelecer se os jogadores podem fazer barulho ou mover-se durante a sessão de jogo,etc…

A primeira decisão para jogar é indicar se vamos fazê-lo com controles (apenas um para cada jogador) ou com o celular, embora seja sempre necessário um Joy-Con para cada equipe para determinadas ações. Os participantes decidem em qual das duas equipes (uma à esquerda e outra à direita da tela) se juntam e escolhem os minijogos entre os quatro que aparecem na roleta. Quando um deles é tocado, é substituído por outro do catálogo.

Se for usado o celular, cada dispositivo se comunica com o console via Wi-Fi ou dados e se conecta com um código QR que aparece na televisão, na tela do Switch ou nos celulares que já estão conectados. É um processo muito simples seguindo as instruções na tela do celular. Também é verdade que é relativamente fácil sair do navegador por acidente, embora quase sempre tenhamos conseguido voltar ao jogo digitalizando novamente o QR que aparece ao pausar o jogo, mas com dezenas de participantes pode ser um processo um tanto chato para repetir a operação de vez em quando . Em alguns dos celulares utilizados, o jogo não detectava o sensor de movimento e, nesses casos, era declarado o empate e somado o ponto para a próxima rodada.

O uso do celular é usado para poder jogar jogos como Color Shoot, que precisam de uma câmera, pois você deve fotografar uma cor o mais semelhante possível à fornecida como modelo. Funciona bem nas primeiras vezes jogando na sala, mas depois que os jogadores se familiarizam com os objetos que respondem a cada cor, perde muito a graça, tornando-o um dos mais indicados para grandes reuniões que se realizam em lugares com os quais os jogadores não estão familiarizados.

Outro jogo específico para dispositivos móveis, o Bingo, transforma a tela em uma cartela de bingo e você precisa obter uma linha de cinco números. A atenção aos detalhes e o interesse em fazer com que o ritmo do jogo não diminua em nenhum momento é evidente que, por exemplo, neste jogo às vezes aparecem três números em vez de um, o que dá mais emoção, e que cada time que ele reveza-se para parar a roleta com os números, com os quais tenta fazê-lo naqueles que lhe são mais convenientes (e não é fácil).

Como já disse, Everybody 1-2-Switch! coloca um carinho especial em se adaptar aos jogadores, há alguns projetados para jogadores mais jovens e outros são interessantes para adultos, alguns exigem movimento físico e outros usam mais o cérebro. Embora existam 44 jogos, muitos são variantes do mesmo, mas esses toques diferentes que eles incluem quase sempre são suficientes para que não se torne monótono jogar vários jogos seguidos, especialmente no caso do Quiz Show.

Embora Everybody 1-2-Switch! seja equilibrado em trabalhar com qualquer número de jogadores e não tenhamos conseguido testar com dezenas de pessoas, existem jogos que funcionam bem em equipes pequenas, mas que em equipas grandes devem ser bastante complicados, como UFOs, em que todos devem acompanhar o movimento dos braços para se comunicar com os alienígenas que se afastam caso não se movam em conjunto.

VEREDITO

Everybody 1-2-Switch! funciona melhor do que esperávamos em qualquer circunstância. É um jogo muito sistemático, adaptável, divertido, que desperta o ânimo competitivo e com o qual o tempo passa voando e que tem corda para ser um dos protagonistas de todo tipo de encontros sociais e familiares.

Essa análise foi feita com um código cedido pela publisher.

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”true” title=”Pros & Cons” show_button=”true” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” button_icon=”icon icon-cart-3″ link_text=”Compre o jogo aqui” link=”https://www.nintendo.com/pt-br/store/products/everybody-1-2-switch-switch/” ][i2pros]A identidade visual do jogo é incrível
Alguns minijogos são bem divertidos
Poder usar o celular foi uma ideia genial
[/i2pros][i2cons]Infelizmente enjoa bem rápido
É fácil acabar fechando a tela do navegador do celular, isso não é exatamente culpa do jogo em si, mas…
Os tutoriais podem acabar sendo bem demorados[/i2cons][/i2pc]

David Signorelli