SIGA-NOS
7, nov 2024
Sonic x Shadow Generations
9
O Melhor de Dois Mundos

Com uma longevidade excepcional, conteúdo inédito incrível, extras infinitos e diversão para toda a família, é o momento de todas as gerações explorarem o melhor do universo do ouriço azul e seu amigo trevoso!

Me recordo como se fosse ontem quando chegou meu Sonic Generations de Xbox 360 lá em 2011. O jogo foi criado pra ser uma celebração de 20 anos do ouriço azul e acabou se consagrando como o melhor título da franquia dos últimos anos. A experiência foi uma viagem no tempo da minha vida como jogador de videogame visto que meu primeiro jogo foi justamente Sonic the Hedgehog no lendário Mega Drive.

Desde que comecei a jogar Sonic, sempre fiz questão de jogar todos os jogos e acredito que esse foi um dos motivos de Sonic Generations ter sido tão importante pra mim, até uma lágrima chegou a correr quando tocou uma música de Sonic Jam na sala de coleções pra você ter uma ideia. Agora em 2024 a SEGA simplesmente anuncia um remaster desse já clássico e ainda por cima acrescentou uma aventura inédita do Shadow, será que esses 13 anos que separaram o original do remaster foi tempo o suficiente para dar aquela saudade? Vamos lá!

Foto do dia que recebi meu Sonic Generations, bons tempos!

SONIC GENERATIONS

Não tem como negar que esse jogo envelheceu como um bom vinho, Sonic Generations já era um jogo belíssimo no Xbox 360 e PS3, rodando na incrível Hedgehog Engine com sua iluminação que já parecia uma CG da na época. Tamanha fidelidade gráfica teve seu impacto, em ambos os consoles o jogo rodava no máximo em 30 quadros por segundo e com uma resolução de 720p, ruim para os padrões de hoje, na época ainda era bem comum as pessoas possuírem TVs HD, nem todos tinham uma desejada Full HD.

Essa parte no Xbox 360/PS3 era cheia de slowdowns, no Remastered você não tem mais isso!

O que a SEGA fez nesse remaster foi simplesmente o básico, mas não entenda isso como algo negativo. Eles colocaram o jogo rodando em 4K no PS5(versão dessa análise) e a 60 quadros por segundo, o suficiente para que aquele visual, antes preso em um hardware limitado, pudesse brilhar como nunca. A remasterização fez um produto velho parecer novo e sem exageros, é o Sonic mais bonito até hoje, sendo mais impressionante que Sonic Forces e Sonic Frontiers que foram lançados bem depois. Não somente os gráficos em si foram melhorados, mas os antigos arquivos de vídeo em baixa qualidade tiveram uma reconstrução bem decente, só quem viu as cutscenes rodando nos velhos consoles sabe bem do que to falando, eles eram quase quadriculados de tão comprimidos.

As cutscenes também foram remasterizadas e ficaram perfeitas.

Em matéria de conteúdo pouca coisa foi alterada, houve uma inserção de um novo colecionável que são os Chaos, sendo 3 por fase e bem chatinhos de achar, porém aumenta a longevidade de certa forma. Mesmo assim Generations possui bastante conteúdo e você levará bastante tempo para fazer 100%, algo que eu recomendo fortemente por ser divertidíssimo, os desafios adicionais e a busca pelas Red Rings fará o jogador conhecer de fato os níveis e perceberá o cuidado que a Sonic Team teve em construir essas fases gigantescas.

Olha a quantidade de detalhes, muitos deles eram bem difíceis de perceber nas versões originais.

Antes que eu me esqueça, algo bem curioso foi a mudança de alguns textos em relação ao original, em diversos momentos os personagens falam coisas completamente diferentes e honestamente não entendi o motivo das mudanças, talvez para se adequar melhor aos padrões de hoje em dia, afinal 2011 era um mundo bem diferente do que vivemos hoje.

SHADOW GENERATIONS

Agora sim, hora de falar do ponto principal desse título, as aventuras de Shadow! Sem pestanejar eu digo que Shadow Generations é basicamente Sonic Generations 2. Não se engane achando que é apenas um simples bônus, o conteúdo que temos aqui é digno de um jogo completamente novo e feito com muito carinho.

Shadow não tá pra brincadeira, nunca tá.

A premissa é basicamente a seguinte, Shadow foi enviado para um mundo preso no tempo e no espaço assim como Sonic e ele precisa resolver as tretas lá para conseguir fazer as coisas voltarem ao normal. O lance aqui é que, diferente de Sonic Generations, o mundo é aberto e você pode explorar livremente. Assim que você termina as fases o mapa vai se abrindo e novas possibilidades vão aparecendo. Esse cenário é tão livre quanto as áreas de Sonic Frontiers e é muito prazeiroso ficar apenas explorando cada cantinho, até porque há muitos colecionáveis aqui.

Não vou dizer quantas fases tem no total pra não estragar a surpresa, porém digo que é uma quantidade bem satisfatória e elas são baseadas nos jogos mais recentes do Sonic, até porque o próprio Shadow só foi aparecer em Sonic Adventure 2 pela primeira vez. Achei bem bacana as escolhas das fases e principalmente o level design que é simplesmente fantástico. As fases são enormes, podendo levar mais de 5 minutos pra finalizar. Cada fase possui dois atos, o primeiro ato é mais estilo 3D com a câmera atrás do Shadow e o segundo ato remete mais aos Sonics antigos, com muitos segmentos em scroll lateral, entretanto pode ter algumas misturas.

Coisas insanas acontecem durante as fases.

Além dos dois atos, as fases possuem desafios obrigatórios para liberar os chefes e as novas habilidades de Shadow. Essas habilidades mudam bastante a maneira de como um jogo estilo Sonic se comporta e são incrivelmente divertidos de usar, achei impressionante como a Sonic Team conseguiu de forma tão magistral implementar tantas mecânicas úteis em um único jogo. Não somente isso, mas aqui temos o melhor controle 3D de toda a série Sonic. Shadow é rápido, porém você consegue controlá-lo de forma eficiente, é até complicado explicar sem demonstrar diretamente. Se você jogou Sonic Frontiers vai ter uma ideia melhor do que to falando, só que é aquilo lá ainda melhor, um primor de jogabilidade.

Quanto a parte técnica tivemos bastante melhorias porque agora o jogo roda na Hedgehog Engine 2 que debutou em Sonic Forces. Essa engine permitiu cenários mais complexos, efeitos de iluminação caprichados e tudo rodando a 60 quadros(no PS5 pelo menos). Algumas fases e batalhas de chefes são literalmente de babar, é tudo tão bem feito que faz tu querer que o jogo nunca terminasse só pra ver o tipo de insanidade que viria mais pra frente.

Esse mundo aberto você pode explorar como quiser.

As músicas também ficaram perfeitas, todas com uma pegada mais “dark” porque Shadow tem essa pegada mais sombria e funcionam de forma incrível. Gostaria muito de ficar listando umas faixas que me marcaram, mas como disse anteriormente qualquer menção à elas iria estragar a surpresa dos fãs, então só digo pra colocar o volume no máximo. A dublagem das poucas cutscenes também ficaram bem bacanas, nada que foge muito do esperado de um jogo de Sonic.

LOCALIZAÇÃO

O jogo possui legendas totalmente em pt-BR e o trabalho ficou fora de série. Joguei os 2 jogos prestando atenção em tudo para ver se encontrava algum probleminha e felizmente nada. Os menus estão bem caprichados com informações condizentes e fiquei feliz que algumas coisas não foram traduzidas como nome das fases, ficaria muito estranho se tivessem o feito pelo simples fato que muito de nós crescemos com esses nomes já em inglês e Zona da Colina Verde não ficaria legal. Ponto pra equipe!

Confira abaixo em nossa galeria alguns exemplos da localização:

VEREDITO

Se a SEGA conseguir manter a franquia com o nível de qualidade mostrado em Shadow Generations, os fãs de Sonic podem voltar a sorrir novamente. Esse pacote como um todo é simplesmente obrigatório pra qualquer um que preza por um jogo de plataforma 3D de qualidade, contando com uma excelente longevidade, conteúdo inédito fantástico, extras até dizer chega e diversão para toda família, chegou a hora de todas as gerações descobrirem o que há de melhor no mundo do ouriço azul e seu amigo trevoso!

David Signorelli