Análises

Ace Combat 7: Skies Unknown

9
TAKE MY BREATH AWAY

Para aqueles que procuram um jogo de avião portátil, não tem erro com Ace Combat 7. Embora você possa ter dificuldades com a história um pouco sem conhecimento prévio, o jogo ainda é uma excelente adição ao espaço relativamente carente em números que é o dos jogos arcade/sim de vôo.

Finalmente, depois de esperar mais de cinco anos, Ace Combat 7: Skies Unknown finalmente chegou ao Nintendo Switch. Uma série de jogos pela qual sou apaixonado desde que joguei Ace Combat 2 pela primeira vez quando tinha apenas 13 anos de idade.

Eu quase caí da cadeira quando sobe que ele foi anunciado pro Switch. Não tínhamos uma versão portátil de um jogo da série desde Ace Combat X: Skies of Deception no Playstation Portable (PSP). E eu gostei muito daquele jogo, ele conseguiu manter o espírito Ace Combat apesar das limitações dos consoles portáteis naquela época. Então é justo dizer que eu estava espumando pela boca para colocar as mãos no lançamento portátil de Ace Combat 7! Quão bem ele se compara? Continue lendo para descobrir!

Jogabilidade

Primeiro e mais importante, tenho que elogiar a equipe por conseguir portar o jogo para o Nintendo Switch sem mudar muito, se é que mudou alguma coisa. Os controles são exatamente como são nos consoles PS4/PS5, então jogadores veteranos que querem apenas uma versão “jogar onde quiser” do jogo ou novos jogadores indo da versão Switch para as versões Playstation ou Steam, não precisam aprender um esquema de controle totalmente novo apenas para jogar o jogo.

Ele também roda incrivelmente bem no Switch, claramente a equipe por trás do port sabia exatamente o que estava fazendo e otimizou a jogabilidade para uma jogabilidade suave e contínua. No entanto, ele perdeu alguns quadros em momentos em que as partículas se tornam intensas. Por exemplo, houve um momento em que disparei mais de 4 mísseis em um curto intervalo, o jogo perdeu alguns quadros aqui, mas nada tão ruim que impactasse minha experiência. Para efeito de comparação, eu estava jogando no Switch OLED, isso pode ter uma queda maior na qualidade se você estiver usando um switch de modelo básico. No geral, porém, ele funcionou incrivelmente bem e deve ser um objetivo básico para todos os principais ports para o Switch no futuro.

Se há uma falha importante, ela não está no hardware, mas no jogo em si. É muito claro para qualquer um que esteja jogando este jogo que ele atende quase inteiramente aos fãs da série. De elementos da história que exigem conhecimento prévio do jogo à jogabilidade em si, favorecendo aqueles que sabem como explorar a mecânica de cada missão. Para quem está de fora, o dogfighting pode parecer um tipo de jogo “selecione, mire, atire, pronto”, um estilo de jogo “atirando sem pensar”, se você quiser chamá-lo por outro nome. Mas para veteranos, sabemos que esse estilo de jogo simplesmente desperdiça sua contagem irreal de mísseis. E conforme você aumenta a dificuldade, esse estilo de jogo acaba sendo muito prejudicial, pois sua munição é limitada nos modos mais altos. Incluindo sua munição de arma, que é infinita no normal e abaixo. É tudo sobre meios de abordagem e alinhar seus tiros perfeitamente para que eles quase nunca errem.

O mesmo se aplica ao oposto, defesa Esquivar-se no momento certo para evitar um tiro/míssil, usar sinalizadores com moderação ou como último recurso. Essas são artimanhas que apenas veteranos da série podem saber, ou aqueles que jogaram jogos semelhantes. Muito parecido com saber quais armas especiais levar para cada missão ou como tirar o máximo proveito delas. Como voar de cabeça para baixo para que mísseis especiais ar-ar disparem imediatamente em vez de um pequeno atraso ao disparar de uma posição normal. Isso pode afastar algumas pessoas do jogo, mas garanto que esses truques são rápidos e fáceis de aprender e muito satisfatórios de dominar.

Gráficos

Eu sei que não é muito legal comparar o jogo com seus irmãos de console e PC, mas não se faz uma análise imparcial sem ao menos uma menção passageira a ele. Ele nunca será comparado a uma versão verdadeira de console ou PC, o hardware está bem atrás em matéria de tecnologia. Dito isso, jogue o jogo no modo portátil e você dificilmente notará qualquer diferença. O jogo é simplesmente lindo, não importa em qual formato você jogue e a equipe fez um trabalho incrível preservando todos os aspectos principais do design. As cutscenes parecem nítidas e claras, a jogabilidade é rápida e responsiva e a melhor parte são os replays. O fato de você poder ver todos os ângulos das muitas aeronaves que você pode pilotar, enquanto elas cortam os céus e enviam seus inimigos para o chão abaixo de uma pá de mísseis e tiros. É lindo!

Áudio

O mesmo pode ser dito do áudio, quer você esteja ouvindo pelos alto-falantes normais ou usando um bom conjunto de fones de ouvido. O áudio está em um nível totalmente diferente. A música, da qual a trilha sonora já vale a pena ouvir dentro e fora do jogo, é um prazer de ouvir. Especialmente algumas faixas notáveis ​​no auge da campanha, a música é uma parte essencial deste jogo, como sempre foi entre todos os jogos da franquia.

Da mesma forma para a dublagem, enquanto minha primeira jogada da versão original eu joguei com vozes em inglês. Eu escolhi tentar as coisas de forma um pouco diferente com a porta do Switch e usar as vozes japonesas. Embora estas últimas não tenham o mesmo estilo cafona das vozes em inglês, posso dizer que elas fizeram um ótimo trabalho com os tons mais sérios na história dos jogos. As falas sobre os efeitos da guerra nos povos de cada lado, a exaustão, a devastação e a perda, essas falas foram ditas de tal maneira que você podia sentir o peso de suas vozes.

VEREDITO

Para aqueles que procuram um jogo de avião portátil, não tem erro com Ace Combat 7. Embora você possa ter dificuldades com a história um pouco sem conhecimento prévio, o jogo ainda é uma excelente adição ao espaço relativamente carente em números que é o dos jogos arcade/sim de vôo. Embora eu pessoalmente não pagaria o preço total pelo jogo, pois é essencialmente um port e, portanto, é de qualidade geral inferior em comparação com seus irmãos de console e PC.

David Signorelli