Análise – Final Fantasy X/X2 HD Remaster
“This is my story and maybe our last chance…”
– Tidus
Voltando 13 anos no tempo tivemos o lançamento de um dos jogos de maior sucesso da Squaresoft (hoje Square-Enix). Final Fantasy X trouxe a série para o mundo dos gráficos totalmente em 3D, abandonando de vez aqueles cenários pré-renderizados que fizeram muita gente se impressionar nos anos 90.
Considerado um dos títulos mais aclamados da empresa, Final Fantasy X recebeu esse mês nos EUA um relançamento em HD com conteúdo antes exclusivo do Japão e no pacote ainda inclui a sequência Final Fantasy X-2 que teve um tratamento de mesmo esmero. Além da repaginada gráfica e sonora, a Square-Enix preferiu se basear nas versões International do game que conta com chefes opcionais novos como os Dark Aeons e Penance, fora uma opção Expert de Sphere Grid onde todos as personagens começam sua evolução pelo eixo central.
Diretamente da versão International o jogo inclui um epílogo chamado Eternal Calm que conta alguns eventos logo após o fim da aventura de Tidus e que faz uma ponte singela para sua inesperada (na época) sequência. Como Final Fantasy X-2 também teve sua versão “International” a Square-Enix não poderia deixar de fora o epílogo chamado Last Mission onde Yuna, Rikku e Paine encaram uma torre em busca de mais aventura.
Finalizando o conteúdo extra, temos uma espécie de créditos musicais belíssimos, com imagens e músicas desses dois jogos. Algo bem interessante e que os fãs sempre agradecem.
HD Remasterizado
Quando se pensa num remake (nesse caso, uma versão em HD) a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é: quanto do visual irá sofrer alterações? No caso de Final Fantasy X já era esperado que não haveria mudanças drásticas visto que o jogo nem é tão antigo ou sequer envelheceu mal mas isso não impediu que muita gente tivesse grandes expectativas sobre a versão HD do título.
Dentre as mudanças podemos citar a nova resolução HD com texturas bem superiores e novos efeitos como um faixo de água nas ruas de Zanarkand logo no começo do jogo; as cores ficaram bem mais vivas, os modelos poligonais tiveram uma grande melhoria e não sofrem mais de alguns defeitos ao ficarem tremendo, como no original. Outro fato impressionante é que todas as telas pré renderizadas (CGI estática, pense nos cenários de Final Fantasy VII) foram obrigatoriamente refeitas devido a nova resolução e ficaram excelentes. As animações em CG continuam lindas como sempre e agora remasterizadas deram um toque a mais. Magias e demais efeitos tiveram melhorias lembrando em alguns momentos Final Fantasy XIII. Enfim, toda a interface sofreu uma modificação positiva ficando muito mais fácil de ler e melhorando a experiência do título no geral.
O departamento sonoro também sofreu modificações surpreendendo até os mais descrentes que achavam que o remaster ficaria apenas com alterações nos gráficos; grande parte das músicas de Final Fantasy X teve arranjos diferentes, re-sampleados e algumas faixas sofreram grandes alterações ficando irreconhecíveis para ouvidos menos apurados. A título de curiosidade, a versão digital do pacote pesa 23gb e grande parte dos dados desse arquivo é por causa do áudio em altíssima qualidade que vai fazer toda a diferença para quem tem um sistema de som potente. Para se ter uma idéia, um dos compositores do game; Masashi Hamauzu, disse em uma entrevista que não tinha conseguido na época do jogo original fazer o jogo ter um som da qualidade que ele queria e que graças a tecnologia de hoje, esse desejo foi realizado.
A dublagem continua muito boa e até hoje considero uma das mais carismáticas dentre os RPGs, um marco em qualidade e até então só estúdios como Working Designs haviam feito um traballho dessa qualidade no ocidente. Podemos dizer que Final Fantasy X inaugurou a era dos RPGs falados e com isso deu fim naquelas intermináveis caixas de texto.
A história continua aquela mesma que fez muita gente não desgrudar do Playstation 2 até que vissem os créditos rolarem e o gameplay viciante sustenta mais ainda esse fato.
Final Fantasy X/X2 HD Remaster traz dois excelentes RPGs que ganharam tratamento VIP. Com certeza aqueles que não jogaram encontrarão a versão definitiva desse clássico e aqueles bravos guerreiros do passado que estão com saudade de Spira vão poder se emocionar de novo.
- Assetto Corsa EVO Early Access disponível hoje para a Steam - 16 de janeiro de 2025
- Nintendo Switch 2 será lançado em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Tales of Graces f Remastered - 15 de janeiro de 2025