Análises

CRISIS CORE –FINAL FANTASY VII– REUNION

9
Uma aula de como se faz uma remasterização de qualidade!

Agora posso ver porque Crisis Core é considerado um dos melhores títulos de PSP e um dos melhores jogos de Final Fantasy já feitos. Ele foi “ampliado” e remasterizado para os aparelhos atuais a ponto de parecer um título nativo e ter uma narrativa rica e emocionalmente impactante que, sendo totalmente honesto aqui, foi muito além do que eu esperava. Esta é outro ponto para a Square Enix, que teve um de seus melhores anos de todos os tempos.

Crisis Core é um dos melhores esforços para pegar um videogame clássico amado (neste caso, Final Fantasy VII ) e construir algo em cima disso e neste caso sendo uma prequela.

É uma representação da preparação para os eventos lendários que apresentam Cloud e sua equipe, e é tão chamativo que se forna tão essencial quanto o jogo original. Agora ele foi remasterizado para um nível incrivelmente alto.

Arte do jogo mostrando Zack, Cloud e Sephiroth.

Você não saberia que Crisis Core era originalmente um título de PSP à primeira vista. A Square Enix fez de tudo para pegar aquele jogo portátil relativamente humilde e torná-lo algo com qualidade de console. Desde os detalhes nos modelos dos personagens até os ambientes e ataques de convocação incríveis, o jogo parece incrível na grande TV rodando no Xbox Series S(console dessa análise). Infelizmente, sua herança fica clara quando você entra no jogo. Por um lado, os níveis são relativamente pequenos e divididos em pequenos pedaços com tempos de carregamento entre eles. Por outro lado, as missões são escolhidas em um menu e as missões secundárias, em particular, podem ser concluídas em apenas um ou dois minutos. No entanto, embora isso signifique que a experiência não é tão perfeita quanto você esperaria de um jogo “blockbuster” moderno, ele ainda foi bem projetado e proporciona um bom tempo de jogo.

Thunder nas máquinas!

Crisis Core tem uma narrativa absolutamente incrível, para algo que é efetivamente um exemplo de fan service. É uma oportunidade de conhecer rostos e localidades familiares, e conhecer um pouco mais do caráter deles para você. Está envolto em grande parte da mistura de ficção científica/fantasia que impulsionou o próprio Final Fantasy VII, e o jogo é tão dependente do material de origem que você realmente precisa jogá-lo primeiro (claro, quem nunca jogou FFVII que estaria interessado em um jogo como Crisis Core?). Mas dentro desse conto sinuoso de clones e corporações malignas há algo realmente humano. O protagonista, Zack, tem uma história que morde fundo e envolve de tal forma que explica por que Cloud e Aerith nunca falam sobre ele em FFVII (ele conhece os dois neste jogo), e aprofundará ainda mais sua compreensão do verdadeiro nível de depravação que Shinra representa. Sem revelar muito, se você conhece a história de Benkei da história japonesa, há uma referência bastante explícita a isso em Crisis Core, e é possivelmente o mais comovido que já fiquei, em todos os títulos que trazem o nome “Final Fantasy”. É uma coisa verdadeiramente devastadora e comovente.

Dá gosto ouvir os cortes desferidos pela espada de Zack.

Essa narrativa também não faz rodeios ao examinar com atenção a guerra, o exagero científico e se baseia nos temas-chave do próprio Final Fantasy VII. Talvez seja um pouco menos sutil nisso, mas é um projeto relativamente breve em comparação com o jogo base, e também mais focado, com menos oportunidades para divagações por conta das limitações da plataforma para a qual foi originalmente projetado. Em outras palavras, Crisis Core é uma abordagem mais diretas dos JRPGs, com cerca de 20 horas de duração, e com tudo o que está tentando transmitir, os escritores não tiveram escolha a não ser ir intensos desde os momentos iniciais.

Do início ao fim, o que corta a intensidade e torna Crisis Core algo mais relacionável do que um canto fúnebre é o protagonista. Zack representa o melhor arquétipo masculino de Final Fantasy; ele é meio bobo e seu desejo infantil de ser visto como um herói vai, inicialmente, fazer você rir mais dele do que com ele. No entanto, não demora muito para que seu calor de espírito o conquiste, e sua relativa simplicidade e honestidade diante de toda a duplicidade que o cerca tornam seu arco tocante. Um excelente conjunto de desempenhos respalda isso – este é realmente um “detalhe” acima de qualquer outro jogo de PSP que você possa ter jogado – e graças aos gráficos remasterizados detalhados, o remaster parece que a visão original finalmente foi combinada com a qualidade técnica para entregar. isto.

Não vai ser fácil a vida pra Zack.

A Square Enix fez uma série de mudanças na forma como o Crisis Core funciona. Infelizmente, não posso comentar sobre isso porque nunca joguei o original, no entanto, esta versão do Xbox Series S tem um sistema de combate de ação veloz com espaço suficiente para manobrar com as táticas tradicionais de Final Fantasy. Você pode equipar vários Materia diferentes (também conhecidos como magia) para atingir os inimigos em seus pontos fracos e, combinados com a manopla de rostos familiares que você enfrentará, parece um jogo Final Fantasy para jogar.

Quem não fica feliz invocando um monstro lendário?

O que é realmente interessante é o sistema de caça-níqueis(DMW). Enquanto você luta contra as hordas, uma máquina caça-níqueis aparece no canto superior. Você realmente não precisa prestar atenção a isso, pois é automatizado, mas essencialmente todos os seus ataques mais poderosos e até a capacidade de subir de nível estão vinculados a esse recurso. Quando os slots se alinharem, você “ganhará” um de vários efeitos diferentes, desde o relativamente humilde (a habilidade de lançar magia ilimitada sem gastar MP) até habilidades que quase terminarão a batalha para você (as summons).

Agora, devo admitir que joguei o jogo inteiro sem entender muito bem se era capaz de fazer alguma coisa para aumentar as probabilidades de que os resultados do caça-níqueis virariam a meu favor. Basicamente, vi esse sistema como completamente aleatório e joguei com isso em mente. Na verdade, devido à velocidade do combate, eu nunca olhei diretamente para os slots passando. Eu simplesmente tirei proveito dos efeitos quando um aviso me disse que eu tive “sorte” de alguma forma. Do jeito que eu jogava, portanto, era um sistema totalmente em segundo plano.

O que eu amei sobre isso foi o quão aleatório foi. Eu não podia contar com o uso de invocações para passar por batalhas difíceis, porque não tinha ideia se conseguiria uma summon a qualquer momento da batalha. Eu precisava confiar na minha capacidade de usar ataques e habilidades padrão e rolar com os socos até onde as coisas boas vão.

Bahamut dando o ar de sua graça.

Eu posso ver que este sistema desapontaria algumas pessoas. A desvantagem de colocar as melhores coisas por trás de um sistema aleatório é que você tira a agência e, até certo ponto, a estratégia do jogador. Mas em muitos JRPGs, você acaba desenvolvendo um sistema que funciona (ou seja, uma sequência de ataques e habilidades que o levará ao combate com a máxima eficiência) e, em seguida, repete isso durante grande parte do jogo. Crisis Core aqui obriga você a ser mais criativo e usar toda a gama de habilidades disponíveis para você, e agora estou desapontado por ninguém ter tentado continuar a iterar neste sistema.

VEREDITO

Agora posso ver porque Crisis Core é considerado um dos melhores títulos de PSP e um dos melhores jogos de Final Fantasy já feitos. Ele foi “ampliado” e remasterizado para os aparelhos atuais a ponto de parecer um título nativo e ter uma narrativa rica e emocionalmente impactante que, sendo totalmente honesto aqui, foi muito além do que eu esperava. Esta é outro ponto para a Square Enix, que teve um de seus melhores anos de todos os tempos.

David Signorelli