Cruis’n Blast
2021 nunca foi tão anos 90 quanto agora!
Antes de começar essa análise propriamente dita, gostaria de dizer que meu nível de empolgação para com uma nova versão da série Cruis’n é altíssimo, daqueles estratosféricos. Os motivos são bem óbvios, o retorno de uma das franquias de corrida mais amadas dos Arcades e isso em 2021? É como um sonho sendo realizado!
Esse sonho se chama Cruis’n Blast e é um estouro(perdão pela piada infame)! Exclusivo do Nintendo Switch, esse jogo vai te levar para os 4 cantos do mundo em mais de 30 pistas completamente insanas, vamos agora conferir todos os detalhes desse jogaço!
LET’S, GO! CRUIS’N!
No melhor sentido possível, posso dizer sem pestanejar que Cruis’n Blast parece um produto dos anos 90, sem tirar nem pôr. Quem viveu aquela época sabe que os jogos eram menos pretenciosos e direto ao ponto, muito disso por culpa de suas origens dos Arcades, visto que a cena dos “flippers” ainda era muito quente. Para você ter uma noção, esse jogo nem tem um modo Options, dando a impressão que a desenvolvedora realmente quis trazer uma experiência autêntica dos Arcades em casa e honestamente, não faz falta alguma.
O modo principal é o Cruin’s Tour, que é nada mais que o modo “Carreira”. Nele nós temos 4 níveis de dificuldade; Easy, Normal, Hard e Extreme, cada um deles conta com 6 campeonatos com 5 corridas em cada, no começo é realmente bem tranquilo, mas nas últimas dificuldades você precisará dominar bem as mecânicas e ter um veículo tunadão!
Uma das coisas mais legais do jogo são os colecionáveis em formas de chaves douradas, existem 3 espalhadas pelas pistas e elas seguem uma espécie de ordem, ou seja, se você pegou uma chave e no marcador aparece que você pegou a do meio, significa que a primeira foi deixada para trás. Essas chaves tem como propósito liberar veículos, pouco óbvio, não?
INSANIDADE
Sem sombra de dúvidas o ponto mais forte desse jogo são o visual das pistas. Pessoal, vocês não tem ideia do que vão encontrar aqui, eu já tenho uma certa bagagem com jogos de corrida mais “zoados” assim por dizer e nada chega aos pés do que vi em Cruis’n Blast, digamos que o mais próximo disso seria uma mistura entre Split/Second e Motorstorm Apocalypse.
Nem quero muito falar delas pois tenho certeza que vocês leitores irão jogar esse jogo(eu espero!) e quero que seja totalmente surpresa, mas dá para adiantar que existe um campeonato inteiro focado em DINOSSAUROS! Meu deus como eu queria falar mais! Ah, nosso Brasil também está representado aqui e é claro que é o Rio de Janeiro portanto espere ver o Cristo Redentor em toda sua glória com tudo explodindo lá embaixo.
As pistas malucas não poderiam ser acompanhadas de carros normais, certo? Bem, sim e não. O jogo conta com alguns carros licenciados como o Corvette Stingray, Nissan 370Z e até um Cadillac Eldorado de 1959, mas isso é só a ponta do iceberg, conforme você vai jogando outros veículos irão aparecer e já adianto que te farás rir por horas!
Todos os veículos podem ser melhorados com dinheiro que recebemos após o término das corridas ou mesmo dinheiro que catamos no caminho, afinal esse jogo é super realista. Além de dinheiro os carros ganham experiência e podem ser evoluídos até o nível 5, onde conseguimos tunar ele até a última! Isso tudo aumenta bastante a longevidade do jogo.
Ah, antes que eu me esqueça, desde o Tomb Raider original eu não sentia algo parecido como uma vertigem em videogame, obrigado Cruis’n Blast!
LOUCURA
Com um dos melhores controles que já vi em um jogo de corrida, aqui temos uma diversão inigualável, sério mesmo. É uma delícia correr pelas pistas de Cruis’n Blast e mesmo sendo um jogo extremamente rápido, nada fará você sair do foco, simplesmente NADA vai conseguir te parar. Talvez seja justamente nesse ponto que, para alguns, a experiência fique comprometida pois não há muito desafio em manter o veículo na pista devido a proposta de jogo aplicada, lembre-se que as origens desse título vem dos Arcades e lá cada segundo conta, sempre.
Para uma dose extra de loucura, nesse jogo poderás empinar seu carro, fazer ele dar piruetas, andar sob duas rodas de lado, pular por cima de outros, usar nitros e a lista só cresce. Quanto mais insanidade você procurar fazer nesse jogo, melhor e ainda serás recompensado por isso. Tu não leu nada errado, é isso mesmo.
A diversão pura foi com certeza o foco da produção desse jogo maravilhoso, esse tipo de produto até serve como um anti-stress de tão simples e perfeito que ele é em sua proposta. Você irá jogar por horas sem perceber o tempo passar e se tiver outras pessoas para jogar junto, nem pense 2x. Eu joguei grande parte do jogo com a minha esposa em tela dividida(dá para até 4!) e me senti uma criança de novo, rindo tanto, mas tanto… que delícia, como eu queria que mais jogos como esse fossem lançados.
MALUQUICE
Além de tudo isso que eu falei, posso dizer que Cruis’n Blast ainda é um jogo competente tecnicamente. Ele não tem os melhores gráficos do mundo, mas a quantidade de coisas que acontecem na tela, ainda mais nas pistas mais pro fim do jogo, é um absurdo. Uma explosão de cores, taxa de quadros bem estável e uma direção de arte que exala anos 90 faz do pacote um deleite total.
Como falei no tópico anterior, jogue bastante em tela dividida e mesmo nesse modo o jogo consegue manter a qualidade. Preciso jogar com mais pessoas para ter uma ideia se em 4 ficaria bacana, porém tenho quase certeza que sim, acabando a pandemia com certeza vou juntar uns amigos para zoar em Cruis’n Blast até cansar!
A parte sonora não tem muito destaque, as músicas infelizmente ficaram muito mais baixinhas que os efeitos sonoros, acho que nessa parte que senti mais falta do modo options. Já adianto que você ficará com a música tema na cabeça por dias, se prepare.
VEREDITO
O mundo precisava desse jogo, sério mesmo. Um jogo puramente divertido, onde qualquer pessoa pode pegar o controle e se divertir, sem enrolações e direto ao ponto. A desenvolvedora está de parabéns por trazer esse excelente jogo ao Nintendo Switch, com certeza um dos melhores jogos que joguei em 2021 e que estou nesse momento com os dedos coçando para voltar a jogar.
- FANTASIAN Neo Dimension - 4 de dezembro de 2024
- Mario & Luigi Brothership - 29 de novembro de 2024
- Dragon Quest III HD-2D Remake - 26 de novembro de 2024