Nintendo World Championships: NES Edition
Nintendo World Championships: NES Edition não está prejudicando o conteúdo pelo qual se inspirou, mesmo que o conteúdo tenha quase 40 anos, mas não tenho certeza se vejo apelo a longo prazo neste pacote. Speedrunners sérios provavelmente mal darão uma olhada no jogo, e pelo preço pedido de R$149,00 da Nintendo, jogadores mais casuais poderiam obter uma assinatura de 12 meses do Nintendo Switch Online e jogar versões completas de todos esses jogos o quanto quisessem, o que parece mais uma estratégia vencedora para mim.
Você nunca sabe o que a Nintendo vai usar para atiçar a nostalgia alheia. Nintendo World Championships é um conceito que a empresa revisitou de forma dispersa ao longo dos anos, mas é a iteração original de 1990 que a maioria das pessoas lembra, e realmente, nem é o evento em si que é mais famoso.
Aquela primeira competição foi realizada usando cartuchos NES exclusivos, que agora são o item de colecionador definitivo, rendendo mais de US$ 25.000 cada . Essa é a principal razão pela qual o Nintendo World Championships ainda é lembrado hoje. Apesar desse legado um tanto obscuro, Nintendo World Championships está retornando mais uma vez, desta vez como um jogo real e amplamente disponível.
Vale lembrar que o jogo está totalmente em pt-BR, ponto pra Nintendo!
Enquanto Nintendo World Championships: NES Edition pretende seguir os passos das antigas competições da Big N, a inspiração real para o título parece ser a cena moderna de speedrunning. Enquanto o original dos anos 90, e a maioria das iterações que se seguiram, eram todos sobre pontuações altas, este novo jogo é sobre fazer as coisas rápido .
NWC: NES Edition oferece mais de 150 desafios, retirados de 13 títulos originais de 8 bits da Nintendo (Super Mario Bros. 1, 2, 3 e Lost Levels, The Legend of Zelda, Zelda II: The Adventure of Link, Metroid, Kirby’s Adventure, Kid Icarus, Ice Climber, Excitebike, Balloon Fight e Donkey Kong, para ser exato). É uma escalação sólida, embora um pouco tradicional e sem favoritos de terceiros como Castlevania, Mega Man e Battletoads. Seu desempenho em cada desafio é classificado, com moedas sendo concedidas por melhorar seus melhores tempos e notas. Você pode então usar essas moedas para desbloquear mais desafios e cosméticos simples, como ícones e emblemas para seu perfil online.
Os desafios começam extremamente simples – pegue um cogumelo como Mario, sugue um inimigo como Kirby, etc. – mas aumentam em complexidade até que você seja solicitado a completar fases inteiras. Eventualmente, você desbloqueará um “Desafio da Lenda” final para cada jogo, que, em um toque fofo, é acompanhado por guias de estratégia simples. No caso do Super Mario Bros. original, você tem a tarefa de fazer uma verdadeira speedrun de todo o jogo, mas infelizmente, isso é uma exceção e não a regra. Enquanto outros Desafios da Lenda permanecem bastante assustadores, eles são mais limitados – o desafio do Mario 3 pede que você complete o primeiro mundo do jogo, o desafio do Metroid consiste apenas na sequência de fuga final, etc. Essa sensação de que o Nintendo World Championships: NES Edition está meio que brincando com o conceito de speedrunning, sem abraçá-lo totalmente, meio que permeia todo o pacote.
Os jogos funcionam praticamente como antigamente, com controles opcionais na tela e prompts para aqueles que querem voltar ao ritmo rapidamente. Embora eu tenha certeza de que verdadeiros fanáticos por retrô e speedrunners encontrarão diferenças e anomalias entre os verdadeiros jogos originais do NES e essas versões, na maior parte, esta é uma apresentação “com todos os defeitos”, com lentidão, falhas, etc. ainda presentes e contabilizados.
Ao jogar sozinho para melhorar seus melhores tempos, você normalmente estará olhando para duas telas (a menos que você opte por não fazer isso nas opções). A esquerda mostra sua run atual, a direita sua melhor run anterior para que você possa ver rapidamente como está se saindo. Existem alguns recursos úteis integrados ao jogo, como um retrocesso automático que entra em ação quando você morre (mas tome cuidado, ele não retrocede seu cronômetro). É uma configuração sólida, mas carece de muitas opções que o tornariam mais atraente e versátil para aqueles que já estão nesse tipo de jogabilidade de speedrunning. Por exemplo, você não pode retroceder manualmente sua corrida se bagunçar uma sequência, sua única opção é começar todo o desafio novamente. Além disso, além de não poder jogar jogos inteiros, você não tem como demarcar seus próprios desafios exclusivos. Os 150 e poucos incluídos no pacote são tudo o que você ganha.
As limitações do NWC: NES Edition se estendem ao seu componente online. Embora ter “World Championships” no título pareça implicar que o jogo tem um elemento competitivo direto, não é realmente o caso. O World Championships Mode apresenta uma série de cinco desafios, atualizados a cada semana, nos quais você pode trabalhar para aperfeiçoar seus tempos. Quando o prazo final chegar, seu lugar nas tabelas de classificação será revelado, mas até lá, você não saberá. Embora eu suponha que essa abordagem possa fazer as pessoas voltarem ao jogo, eu pessoalmente preferiria uma tabela de classificação simples para cada um dos desafios do jogo.
O Survival Mode simula um pouco a sensação de competição, embora, neste caso, você esteja apenas enfrentando os dados fantasmas de outros jogadores. Você “compete” contra 7 fantasmas em três rodadas, com metade do campo com os piores tempos sendo eliminados após cada desafio. Se você quer competição em tempo real, o Party Mode, que é essencialmente uma versão local e ao vivo do Survival Mode, é na verdade sua melhor aposta. O Party Mode é divertido de uma forma casual, mas, realisticamente, seus rivais provavelmente não vão fornecer muito desafio a menos que eles também tenham o jogo e tenham praticado.
VEREDITO
Nintendo World Championships: NES Edition não está prejudicando o conteúdo pelo qual se inspirou, mesmo que o conteúdo tenha quase 40 anos, mas não tenho certeza se vejo apelo a longo prazo neste pacote. Speedrunners sérios provavelmente mal darão uma olhada no jogo, e pelo preço pedido de R$149,00 da Nintendo, jogadores mais casuais poderiam obter uma assinatura de 12 meses do Nintendo Switch Online e jogar versões completas de todos esses jogos o quanto quisessem, o que parece mais uma estratégia vencedora para mim.
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