Acho que todos gostam de boas surpresas, não é mesmo? Pois é, eu também gosto, e acredito poder afirmar que fui supreendido por Fashion Police Squad. Desenvolvido pela Mopeful Games e publicado pela No More Robots, posso dizer que esse game um tanto quanto… peculiar não era bem o que eu esperava, isso no bom sentido. Disponível desde 2021 para PC e agora sendo lançado para Xbox One, Xbox Series S|X, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch, esse game diferentão será o que iremos abordar nessa análise. Simbora!
Esquadrão da Moda tá diferente…
A trama de Fashion Police Squad definitivamente não é o ponto forte do game, então vou ser breve ao comentar sobre a mesma. Aqui, você controla um policial do Esquadrão Policial da Moda, que tem como combater crimes… diferentes, como pessoas usando ternos bregas ou então os jovens que usam calças abaixadas, pois é! Durante todo o game você irá passar por diferentes missões em que novos inimigos serão apresentados e, claro, seu único objetivo é combater os mesmos.
Agora, o que de fato diferencia esse game de outros é que você não irá usar armas de fogo, mas sim armas de tinta e outros itens que irão lhe ajudar a espalhar a moda por aquele mundo pálido e cafona. Devo dizer que eu não estava esperando por isso, e quando me toquei do que se tratava não consegui me segurar e caí na gargalhada. Acredito que parte da graça do jogo é justamente ele parodiar games como os clássicos Doom e Wolfenstein, mas trocando toda a violência por cores, e é exatamente por esse motivo que Fashion Police Squad consegue brilhar tanto.
De modo geral, essa proposta diferentona foi muito bem implementada na jogabilidade. Como aqui você usar armas que servem para acabar com a cafonice das pessoas, sempre são apresentadas novas mecânicas para você poder usar contra os mais diferentes inimigos que vão sendo apresentados. Isso faz com que a gameplay, de um modo geral, sempre seja bem dinâmica, mesmo que após um tempo ela possa ficar um tanto quanto repetitiva para alguns, mesmo sendo curta.
Não dá para deixar de falar dos visuais do game, que são muito bons. Ao mesmo tempo em que temos a enorme inspiração no gráficos de game já citados anteriormente, como Doom e Wolfenstein, Fashion Police Squad busca trazer sua própria personalidade e realiza esse feito com sucesso. Tudo é muito bem feito e, vamos ser sinceros, não tem como não curtir toda a experiência visual do game.
Já a trilha sonora acaba não sendo um dos pontos fortes do game. Sendo sincero, eu esperava mais da mesma, por mais que isso não afete tanto a experiência, mas ainda sim, boas músicas sempre agregam e aqui poderia ocorrer o mesmo.
Veredito
Fashion Police Squad me conquistou desde os primeiros minutos de jogatina. Mesmo não sendo um game perfeito, conseguiu me entreter e divertir com a sua proposta diferentona, gameplay extremamente empolgante e fluída e mecânicas muito interessantes. Sem sombra de dúvidas é mais que válido dar uma chance ao mesmo, por mais que seja curto.
Pros
- Proposta inusitada… no bom sentido!
- Gameplay extremamente divertida
- Visuais muito bons
- Paródia mais do que clara de Doom e Wolfenstein, e isso é muito bom!
Contras
- Gameplay pode ficar repetitiva para alguns
- O jogo é meio curto
- Trilha sonora poderia ser melhor
- Layers of Fear e o terror reimaginado - 13 de agosto de 2023
- Destroy All Humans 2! – Reprobed (PS4) - 26 de julho de 2023
- The Last of Us e o grande acerto da HBO - 25 de fevereiro de 2023