Análises

Sand Land

8.5
Um jogo digno do mestre Akira Toriyama

Apesar de sua premissa simples – uma busca por água em um deserto – Sand Land oferece uma mistura de RPG de ação, combate com veículos e jogabilidade furtiva que é simplesmente divertida. O jogo permanece fiel ao seu material original, ao mesmo tempo que oferece profundidade e variedade surpreendentes na mecânica de jogo.

Sand Land começou como um mangá japonês criado por Akira Toriyama. Agora, esse nome significa mais para mim do que muitas pessoas. Este é o homem que criou Dragon Ball. Eu corria para casa para assistir Dragon Ball e Dragon Ball Z depois da escola, tomando cuidado para não ser a única pessoa no almoço do dia seguinte que não havia assistido. Toriyama também é responsável por muitos designs de personagens da franquia Dragon Quest. Infelizmente, Toriyama faleceu recentemente, consolidando minha necessidade de analisar Sand Land.

Superficialmente, Sand Land parece muito simples. O mangá tinha apenas um volume, algo que você pode ler em uma noite, o que eu fiz. Aprendi rapidamente que Sand Land não se trata de uma franquia promissora. Além do mangá, e agora do videogame, Sand Land tem uma série completa de 11 episódios no Hulu/Disney+. Sand Land conseguiu evoluir nos últimos 24 anos de um mangá para um videogame completo e uma adaptação de anime sem que se ouvisse muito sobre ele, pelo menos por mim. Adorei poder agora mergulhar neste mundo e, durante duas semanas, fiz exatamente isso. Comecei com o mangá e lentamente comecei a passar pela série de anime enquanto ainda jogava Sand Land à noite. No geral, aproveitei meu tempo com Sand Land, mesmo que não pareça uma história ou jogo que muda o mundo; Estou me divertindo com tudo isso, e apenas me divertir também é bom.

Sand Land conseguiu manter-se fiel às suas raízes em todas as frentes, algo que admiro. Obviamente, o mangá é o material de origem, então permanecer fiel não é um problema. Sinto que o anime foi o que tomou mais liberdade com o material, a história tem apenas 13 capítulos, e ao longo de 11 episódios, cerca de meia hora cada, posso ver porque haveria algum conteúdo adicionado ao anime. Honestamente, pensei que o jogo tentaria encontrar mais maneiras de se desviar da história central, mas ele permanece bem próximo. Existem algumas diferenças, especialmente no decorrer do jogo, mas fiquei surpreso ao ver como ele permaneceu fiel. Também gostei de como o desenvolvedor conseguiu fazer com que parecesse que veio direto do mangá ou mesmo do anime. O estilo em todos os três é um pouco diferente, o anime parece mais moderno em sua aparência, mas ainda exala algumas vibrações nostálgicas – acho que é apenas o estilo de Akira Toriyama que era tão predominante quando eu era jovem. Sand Land, no meu PS5, parece uma divisão entre o visual mais moderno do anime e o mangá old-school que foi lançado em 2000.

Sand Land ocorre anos e anos depois que um desastre natural e a guerra tomaram esta terra, transformando-a em, bem, areia. É um deserto em todas as direções. A água se tornou o recurso mais procurado por humanos e demônios. Rao, um xerife humano de uma cidade próxima, procurou o enclave demoníaco, em busca de parceiros na tentativa de encontrar uma suposta fonte de água doce. O rei tirânico detém o monopólio do atual abastecimento de água, forçando os demônios a pegar em armas no estilo de uma guerra de gorilas, de atropelamentos e fugas contra transportadores de água. O jovem demônio Belzebu e seu velho amigo demônio com aparência de Papai Noel, Thief, juntam-se a Rao na busca.

Ok, fala-se muito sobre Sand Land como uma franquia. Que tipo de jogo é Sand Land? Bem, isso também é um pouco complicado. Sand Land se encaixa nos moldes de vários gêneros e você joga principalmente como o demônio Belzebu. Você enfrenta monstros vagando por Sand Land, subindo de nível à medida que avança. O próximo elemento é a jogabilidade furtiva. Normalmente, como Thief , você precisa se esgueirar por uma vila em busca de suprimentos, ou como Belzebu entrando furtivamente em uma base militar para roubar um veículo. Embora Sand Land tenha três modos de dificuldade diferentes, acabei jogando no normal e às vezes ainda lutando com as partes furtivas de Sand Land. Não tenho certeza se minha luta foi simplesmente por não entender como ser sorrateiro ou se foi apenas um desafio passar sem ser pego. Com exceção da primeira missão furtiva do tutorial, fui pego pelo menos uma vez. Felizmente, fui punido por ser visto com frequência. Em vez disso, às vezes você é levado de volta alguns segundos antes de ser pego, outras vezes cerca de um minuto antes.

Mas a maior parte de Sand Land é o combate com veículos. Logo no início você pode controlar um tanque, usando-o como um de seus principais meios de transporte. O tanque funciona muito como você pensa. Você pode disparar foguetes e usar uma metralhadora. Eventualmente, você pode entrar em mais um tanque estilo mech exosuit, bem como em outros veículos, como uma motocicleta, para ajudar a se manter à frente do grupo, ou fazer algum reconhecimento antes de agir. Às vezes tenho dificuldade para me acostumar com jogos focados em veículos. Pode ter sido a facilidade com que consegui controlar os controles que Sand Land me surpreendeu nesse aspecto.

Os outros elementos menores que compõem Sand Land parecem muito padronizados, mas ainda bem elaborados. Ao subir de nível você decide qual dos dois companheiros gastará o ponto de subida de nível, e os pontos podem ir para uma de duas categorias, além de escolher nivelar Rao, que é mais voltado para o combate, ou Thief, que é mais voltado para o crafting, você também decide se deseja que eles ganhem uma habilidade ativa ou passiva. A maioria das habilidades passivas são algo que o jogador controlará durante o combate; as passivas geralmente têm a ver com outros aspectos do jogo, não relacionados ao combate. Criação e Upgrades são outra parte. Você pode criar para dar os upgrades, pode criar para melhorar esteticamente seus veículos, pode dar upgrades para novos veículos, como motocicletas e bots de exo-suit. Você também trabalha no upgrade da cidade para ter vendedores adicionais.

Normalmente eu não gastaria tempo falando de algo tão pequeno como um minimapa. Mas descobri que Sand Land utiliza o minimapa melhor do que qualquer um. Achei o minimapa de Sand Lands um dos melhores já feitos. Há a quantidade certa de detalhes mostrados no mapa para serem úteis, mas não exagerados. Há detalhes suficientes para mostrar sua linha de visão ao se esgueirar para que valha a pena. Normalmente, um minimapa é de pouca ou nenhuma utilidade para mim, eles são pequenos demais para serem úteis. Eu me pego usando um minimapa algumas vezes em um jogo, mas o mapa de Sand Land era usado constantemente. No meio de uma batalha de veículos, saber em que direção seguir pode ser um desafio.

A história de Sand Land não é nada alucinante. Não precisa ser, é divertido. Sand Land permanece fiel às suas origens de mangá, ao mesmo tempo que é um investimento que vale a pena. Não se deixe enganar pela simples história de encontrar água em um deserto – Sand Land oferece RPG de ação, intenso combate com veículos e missões furtivas em seu caminho. Quando você tem uma história com uma premissa simples, as surpresas vêm principalmente da jogabilidade. Fiquei surpreso com quantos gêneros diferentes Sand Land se encaixam e tudo isso mantendo a aparência não apenas do mangá em que Sand Land se baseia, mas também do anime que foi lançado desde então.

VEREDITO

Sand Land imediatamente chamou minha atenção devido aos seus laços com Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball e dos designs de personagens da série Dragon Quest. Com um mangá, anime e agora uma adaptação para videogame, Sand Land tornou-se silenciosamente uma franquia completa, aparentemente da noite para o dia. Apesar de sua premissa simples – uma busca por água em um deserto – Sand Land oferece uma mistura de RPG de ação, combate com veículos e jogabilidade furtiva que é simplesmente divertida. O jogo permanece fiel ao seu material original, ao mesmo tempo que oferece profundidade e variedade surpreendentes na mecânica de jogo. Apesar de alguns desafios com as partes furtivas, Sand Land proporciona uma experiência divertida e envolvente e mantém o encanto nostálgico das suas origens no trabalho de Toriyama.

David Signorelli