Análises

Endless Ocean Luminous

7
Mergulhando num oceano infinito

Endless Ocean é o avô do jogo aconchegante, e há ótimas experiências relaxantes para se viver aqui. Mergulhar com um monte de gente, desvendar mistérios, além de catalogar e fotografar algumas das criaturas mais fofas e nojentas do oceano é muito divertido.

Com mais de uma década entre os lançamentos de Endless Ocean, eu não tinha certeza do que esperar de um novo em 2024.

Todos nós sabemos, ou pelo menos ouvimos, que os jogos da franquia Endless Ocean são um pouco tranquilos e relaxantes, mas hoje em dia, nós temos muitos jogos que preenchem esse espaço – você sabe, “jogos aconchegantes”(do inglês, “cozy”). Então, um avô do gênero pode dar o pontapé inicial na era moderna? Vamos mergulhar nisso. 

Para um tipo de jogo relaxante, Endless Ocean Lumious certamente não começa tão bem quanto deveria; você é lançado diretamente na história do jogo e apresentado ao SERA (Survey, Explorations, Research and Assistant AI), o narrador do jogo e a IA do jogo que o orienta na história. Eles dão as boas-vindas ao Projeto de Pesquisa Oceânica, que está tentando descobrir por que o World Coral está morrendo. Este enorme invertebrado é vital para um Veiled Sea saudável, mas não está indo bem no momento. Felizmente, você pode ajudar examinando mais de 500 espécies de vida marinha para coletar “luz”, o que ajudará o World Coral a se reparar. 

A história tem alguns capítulos e a maioria das missões não passa de tutoriais. Alguns que se destacam levam a história adiante, mas no geral, o ambiente e as experiências irão motivá-lo mais a jogar este. Além disso, os requisitos de desbloqueio para cada capítulo são ridículos; você precisa escanear milhares de espécies de vida marinha para progredir, e o capítulo final exige que você colete um item específico, que, em 20 horas de jogo, encontrei apenas menos da metade. 

A história é apenas uma distração da verdadeira essência do jogo, que é apenas desfrutar de um mergulho consigo mesmo ou com outras pessoas. Ao contrário dos dois últimos jogos, onde você vai de local em local e mergulha, aqui em Luminous, o Veiled Sea em que você mergulha é cada vez diferente. O mapa tem o mesmo padrão de forma de grade, mas os pontos de interesse, coisas para escanear e tesouros para encontrar são todos gerados aleatoriamente. Durante o primeiro mergulho que fiz fiquei um pouco preocupado; só quando eu essencialmente mergulhei novamente e consegui um mapa mais emocionante é que ficou mais divertido de jogar. Depois de várias horas de jogo, posso ver as deficiências dessa abordagem à medida que os elementos do mapa se repetem e há uma falta de grandes cenários – mas, ao mesmo tempo, dá a sensação de apenas mais uma tentativa. 

Mas a parte de mergulho do jogo é bastante divertida e relaxante. Não há mais peixes para acariciar, nem tubarões para caçar – todos no Veiled Sea simplesmente se dão bem. Ao examinar peixes, tubarões e tudo o mais no fundo do mar, você coleta luz não apenas para ajudar no progresso da história, mas também para definir uma pontuação alta, desbloquear mais tags para usar para marcar o mapa e coletar moedas para desbloquear mais roupas, adesivos e emotes. O movimento do seu mergulhador é muito ágil e, ao contrário de outros jogos, não é sempre que você fica preso e não tem certeza de qual caminho subir.

Você pode digitalizar lotes de vida aquática rapidamente; todos os peixes (e continuo dizendo peixes, apesar de haver todo tipo de vida subaquática) que você ainda não escaneou estão todos brilhando em azul; é explicado no jogo como algas. Isso torna mais fácil encontrar todas as coisas que você ainda precisa digitalizar. A única coisa que achei irritante foi que quando você está começando e escaneando as coisas pela primeira vez, você deve percorrer cada peixe em um cardume para chegar àquele que você não registrou antes para que seja adicionado. Você também pode registrar uma foto de cada um para preencher seu diário de bordo. O jogo mantém uma quantidade impressionante de estatísticas sobre o que você faz e o que fazer; ele também tem uma série de conquistas a serem concluídas. Há muito o que fazer antes de você fazer 100%.

Então, como é um mergulho típico? Dependendo se você pula sozinho ou inicia (ou participa) de um mergulho compartilhado, o objetivo é escanear o máximo que puder para encontrar o máximo de tesouros possível e descobrir também as misteriosas criaturas UML (Unique Marine Life). Essas criaturas são convocadas ao encontrar outra vida marinha no mapa que emite um sinal estranho. Essas criaturas muitas vezes gigantescas ou pré-históricas são gigantes e lindas, e há uma lista completa delas para encontrar – qualquer uma que você encontrar é escolhida aleatoriamente. O outro grande mistério do mar é o Mystery Board; encontrar tesouros únicos em seus mergulhos ou realizar pequenas missões pelo mapa irá desbloquear espaços no Mystery Board.

Quer você mergulhe sozinho ou com outras pessoas, tudo o que você encontrar ou desbloquear será válido para ambos os modos. Se você encontrar uma criatura específica enquanto estiver brincando com um amigo em um local de mergulho, não precisará fazer isso novamente sozinho. É aí que jogar com outras pessoas pode ser útil, pois você pode dividir o trabalho e vasculhar o mapa rapidamente com mais pessoas. Houve uma sessão de mergulho com outros tipos de mídia. Embora alguns tenham tentado ajudar a completar as missões no mergulho, muitos simplesmente flutuaram por aí – não há uma maneira real de definir um objetivo com um grupo de até 30 pessoas, mas você pode marcar itens de interesse enquanto mergulha e vê o que outros marcaram também. Há também um recurso divertido: depois de descobrir 80% de um mapa, você pode compartilhar esse mapa com outras pessoas com um código de mergulho. Aqui está um que eu gostei bastante. 

Para um jogo que foi feito para ser jogado como você quiser e tranquilamente, os requisitos do modo história não são desafiadores para desbloquear os capítulos, mas há um pouco de trabalho árduo. A rotina é menor quando você tem pessoas com quem mergulhar. O jogo oferece 7 dias online grátis para você experimentar se você não for assinante do Nintendo Switch Online, mas você pode não aproveitar o jogo tanto quanto deseja se não estiver jogando com outras pessoas. O que começa como um jogo de mergulho tranquilo, onde você faz a varredura, se transforma em um festival de varredura caótico só para aumentar os números. Todas as sessões on-line são cronometradas, mas há tempo mais que suficiente para encontrar uma UML. Os mergulhos individuais não têm tempo e você pode passar literalmente horas apenas explorando um mapa (desde que seja bom).

Acredite ou não, este é o primeiro jogo Endless Ocean em HD, e ficar preso em SD no Wii significou que os visuais borrados de baixa resolução ajudaram a vender a atmosfera subaquática. Não me interpretem mal, Luminous pode ser um belo jogo em alguns lugares, mas em outros momentos, o mapa é uma paisagem subaquática desolada com manchas de corais e peixes esporadicamente por aí. A natureza aleatória do mapa significa que não se pensa em espaçar as coisas. Os um ou dois pontos de interesse nos mapas são ótimos; uma caverna de gelo, um navio pirata naufragado e as cavernas e ruínas que vão até o que parece ser lava são destaques. O jogo nunca se leva a sério; o número de espécies cruzadas e animais extintos no mesmo lugar, e muito menos não destruir você ou uns aos outros, deveria ser uma indicação óbvia. A maior parte da linha marinha é bem modelada, mas algumas espécies têm alguns dentes de baixa resolução ou outras coisas estranhas. Mas, honestamente, este jogo tem tantas espécies que mais do que compensa.

Também há opiniões mistas no campo da música; o primeiro jogo reproduzia músicas licenciadas repetidamente, e o segundo jogo diminuía um pouco o volume – mas ainda havia algumas faixas de música licenciadas. Tudo isso desaparece em Lumiuious com uma trilha sonora inteira de música suave adequada ao oceano; não é terrível; é adequadamente relaxante e sereno – mas parece um retrocesso em relação ao jogo anterior. 

Também há um problema com o personagem SERA AI porque ninguém o expressa; é uma voz real de IA (como aquela voz irritante do TikTok). Para um jogo com mais de 500 itens para digitalizar e entradas enciclopédicas para ler, usar uma IA funciona bem – mas eles também a usam como a única voz no jogo durante a história; há outro personagem no jogo que simplesmente muda, assim como nos jogos anteriores, que não tinham dublagem. Parece barato e bizarro quando a IA tenta contar algumas piadas. 

Essa é a vibração geral do Endless Ocean Luminous. Apesar do excelente trabalho realizado para catalogar todas essas criaturas e criar um jogo divertido para escanear todas elas e explorar com amigos, parece que foram cortados atalhos e o orçamento era um pouco escasso. 


Endless Ocean é o avô do jogo aconchegante, e há ótimas experiências relaxantes para se viver aqui. Mergulhar com um monte de gente, desvendar mistérios, além de catalogar e fotografar algumas das criaturas mais fofas e nojentas do oceano é muito divertido. No entanto, a história irritante com voz de IA e o requisito quase essencial para que o online aproveite ao máximo vão contra a vibração gelada pela qual a série é conhecida. É um jogo um tanto diferente de si mesmo, mas, no fundo, é uma experiência relaxante e tranquila que você pode compartilhar com um grande grupo de pessoas.

David Signorelli