Análises

Need for Speed Unbound

10
FEEL THE HEAT!

Unbound é um dos melhores jogos de corrida de 2022, e o retorno de Criterion provou ser a carta vencedora da EA.

Need for Speed ​​é provavelmente o jogo de corrida mais popular em todo o mundo, e depois de várias tentativas mais ou menos fracassadas de dar nova vida à franquia, a série finalmente voltou ao mapa com o lançamento de Heat.

Unbound promete continuar essa tendência e, à primeira vista, a mistura que vem com ele parece intrigante, para dizer o mínimo. A nova equipe Criterion, um toque de Codemasters e a pura nostalgia de Need for Speed ​​ajudaram a EA a levar Unbound a um nível completamente novo.

Esse estilo visual deu um charme para o jogo.

Desde o início, Unbound me fez sentir como se estivesse jogando o Need for Speed ​​da era de ouro. O jogo possui algum tipo de vibe retrô e, se você não é novo na série, não leva mais do que alguns minutos para experimentá-la.

No entanto, Unbound está tentando melhorar a receita do Heat com várias decisões arriscadas e, depois de jogar quase toda a campanha, estou muito feliz por eles terem feito isso.

Corridas emocionantes!

Em primeiro lugar, o estilo de arte que a EA implementou parece, bem, incomum no começo, mas cresce em você quanto mais você joga Unbound. Os personagens agora são como desenhos animados, os efeitos que você vê em seu carro (como ao fazer um burnout) parecem ter sido desenhados à mão e assim por diante. O novo NFS parece que deveria ter uma abordagem mais simples focada na experiência de jogo e, de muitas maneiras, é exatamente isso que ele faz.

Tudo vale dinheiro.

Os gráficos são impressionantes. A adição de suporte a 4K e 60 fps é uma grande melhoria em relação ao Heat, e você notará isso quando iniciar o Unbound em um console de nova geração. Joguei o jogo no PlayStation 5 e este é um dos primeiros títulos que realmente tiram proveito do hardware de nova geração. A integração do DualSense também é ótima e adiciona mais peso aos carros, tornando o controle geral mais realista.

No entanto, o NFS Unbound não é de forma alguma realista. É puro estilo de corrida NFS, então você pode bater em outros carros ou na polícia sem se preocupar com danos – você ainda pode destruir seu carro eventualmente, mas a menos que esteja indo para o modo Carmageddon, provavelmente estará seguro.

Você precisa ficar bom nos Drifts.

E por falar em acertar as coisas em seu caminho para a glória, a abordagem que a EA decidiu seguir é uma espécie de faca de dois gumes. Bater em uma árvore ou qualquer outro objeto na rua quase não causa danos e, mais importante, quase nenhuma lentidão. É incrivelmente fácil derrubar um carro de polícia e, de muitas maneiras, isso parece bastante gratificante.

Mas, por outro lado, também pode decepcionar quem deseja uma experiência mais realista. Novamente, o NFS não deveria oferecer uma experiência de corrida realista, então, para mim, a abordagem de arcade funciona como um encanto.

As perseguições policiais são ótimas. Quanto mais o nível de Heat aumenta, mais carros acabam tentando te derrubar, e até o nível de Heat 3, é bem fácil se livrar dos tiras. Vale a pena saber, no entanto, que quanto mais carros de polícia atrás de você, mais dinheiro você acaba ganhando quando finalmente escapa (se escapar, claro) e chega a uma safehouse.

A cidade em geral parece muito legal tanto durante o dia quanto ao dirigir durante a noite. A cidade é aquela que dá a sensação do antigo NFS e, embora algumas pessoas esperassem que o toque artístico fosse expandido para edifícios e pedestres, a abordagem atual parece perfeita. Você não pode atingir os pedestres, é claro, e o mapa é grande o suficiente para mantê-lo entretido durante as quase 30 horas de história.

Tá na hora do duelo!

No entanto, gostaria que a cidade estivesse mais viva, pois tudo parece um pouco estático demais quando você passa. Os níveis de tráfego são muito baixos e, na maioria das vezes, é fácil ver um carro chegando e evitá-lo. Fora isso, Unbound é puro Need for Speed, e eu adoro isso.

Depois de terminar o prólogo, que permite que você experimente o Unbound usando um carro adequado, você começa com um veículo preguiçoso e trabalha para ganhar dinheiro, comprar novos modelos e atualizá-los. A maneira como você pode personalizar cada carro é brilhante, e esse é outro boato que me lembra a era de ouro.

Existem muitos carros que você pode comprar e personalizar e, claro, todos eles são licenciados. O mesmo para atualizações, pois você pode ajustar quase tudo em um carro.

VEREDITO

Unbound é baseado na abordagem que tornou Need for Speed ​​famoso. Boa música, muitos carros licenciados, muitos upgrades, uma experiência de corrida cativante e um foco reduzido em cinemática e coisas que o afastam dos momentos que você passa no carro. Se há algo que eu não gostei, foi a tagarelice que acontecia quase sem parar enquanto dirigia. Eles devem mantê-lo entretido enquanto você percorre o mapa, mas prefiro ouvir o rugido do motor em vez de conversas contínuas.

No final das contas, Unbound é um dos melhores jogos de corrida de 2022, e o retorno de Criterion provou ser a carta vencedora da EA. É um jogo divertido de jogar, não há dúvida sobre isso, e o suporte adequado para consoles de nova geração significa que ele pode permanecer por muito tempo.

David Signorelli