SIGA-NOS
25, out 2024
Silent Hill 2
9.5
Terror nas Profundezas da Neblina

As melhorias na interface e nas opções de acessibilidade demonstram um compromisso com todos os jogadores, fazendo deste remake não apenas uma nova versão, mas uma reinterpretação digna de um clássico atemporal. Gostaria que outras softhouses fizessem algo preciso nesse sentido. Eu adorei, um dos melhores jogos do gênero sem dúvidas.

Silent Hill 2 é um clássico do PS2, desenvolvido originalmente pela Konami(esse remake é da Bloober Team), trata-se de terror psicológico que, após muitos anos de espera, ganha um remake a altura que busca honrar a obra original enquanto atualiza diversos aspectos técnicos e de jogabilidade. Tão bem como fatores de qualidade de vida, interface mais amigável e operacional em comparação com an original. Mas vamos lá!

A atmosfera pesada é o enredo envolvente, que já eram marcas registradas da franquia, que sempre tratou muito bem os personagens e a lore dos jogos em si, foram realçados, oferecendo tanto aos que curtiram o game na época quanto aos novos jogadores uma experiência incrível, muito similar ao que eu senti ao jogar o remake do Resident Evil 2 da Capcom.

Você irá visitar os lugares mais medonhos que existem.

O enredo de Silent Hill 2 continua a ser um dos seus pontos mais fortes, com toda certeza. A história de James Sunderland, que retorna à cidade após receber uma carta de sua falecida esposa, é cheia de mistérios e controversas super estranhas, algo que faz qualquer pessoa com um mínimo de bom senso entender que tem algo muito esquisito e errado logo nos primeiros minutos de game. 

O remake mantem a profundidade psicológica da narrativa, explorando temas como culpa, perda e a busca por perdão, motivos pelos quais eu não revelarei os spoilers. Os diálogos foram atualizados com atuações mais contemporâneas, mas sem perder o carisma que cativou os fãs na época. As interações e os encontros com outros personagens, como Maria e Angela, são tratados com mais ”humanidade”, soando como pessoas normais (se é que posso dizer isso) ao invés de personagens apenas, o que enriquece ainda mais a experiência num geral.

Pelo menos uma arminha decente rola!

Os gráficos do remake são verdadeiramente impressionantes, incrível o nível de detalhes que foi implementado no jogo, coisas bem simples são mostradas com muita maestria por parte dos modeladores, lindo demais. A ambientação sombria de Silent Hill foi reimaginada com tecnologia moderna, o que trás visuais que conseguem passar a sensação de desespero e uma cacetada de crises de ansiedade.

Cada cenário é repleto de detalhes, desde os ambientes mais claustrofóbicos até os espaços abertos nas ruas da cidade, tão bem como os monstros grotescos que habitam a ali. A modelagem dos personagens também é um destaque, conseguiram fazer com que as emoções sejam transmitidas de forma mais clara, mais leais ao que se entende por pessoa humana, de tirar o chapéu mesmo. 

A névoa do jogo é basicamente sua identidade.

O sistema de combate foi revisto, proporcionando uma jogabilidade mais focada em timming, esquivas e golpes físicos, ficando ainda mais fluida e responsiva. Embora o foco principal ainda esteja na exploração, o combate agora é mais presente, permitindo que os jogadores se sintam mais no controle durante os confrontos. O que achei meio paia é que temos poucos equipamentos para descer o cacete na mão, lamento isso. Cadê minha espadinha? Zoas, galera.

Contudo, as armas possuem uma variedade adequada, e a gestão de recursos continua a ser um desafio caso você de uma de Rambo. As melhorias no sistema de combate ajudam a equilibrar a experiência entre a tensão das batalhas, exploração e puzzles.

A trilha sonora, uma das características mais memoráveis do original, foi retrabalhada, mas o que chama atenção de verdade são os sons de cenário e monstros, o que acaba sendo um desperdício caso jogue sem um fone de ouvido.As composições criam um pano de fundo sonoro que complementa casa bem com o game, nada de muito incrível aqui.

Os gráficos ficaram maravilhosos.

Os efeitos sonoros, como o eco distante de sirenes e os sons dos monstros, são muito bem  trabalhados, contribuindo para a imersão e o clima angustiante do jogo num geral, esse aspecto mesmo é o mais impressionante de todos.

Os puzzles continuam a ser uma parte fundamental de SH2. O remake trás algumas alterações que modernizam os desafios sem comprometer a dificuldade característica da série. E nem por isso os puzzles são fáceis, aliás, longe disso. Eles são elaborados de maneira que legitimamente instiga a curiosidade e o raciocínio, forçando os jogadores a explorarem os ambientes com atenção em busca de documentos, fotos e papéis que trarão dicas para solucionar os quebra cabeças.  Um dos aspectos mais notáveis do remake é a atenção dada à interface e às opções de acessibilidade. 

Hello James!

A nova interface é mais intuitiva, facilitando a navegação pelo inventário e o acesso a informações importantes como mapas, combinar itens ou até mesmo usar um item de cura. Além disso, foram implementadas diversas opções de acessibilidade que permitem que jogadores com diferentes dificuldades possam aproveitar a experiência. Coisas como aumento da fonte, reticula de tiro colorida, bonecos bem iluminados, etc…

Isso inclui ajustes nas dificuldades dos puzzles e na visibilidade de elementos importantes também, tornando Silent Hill 2 mais inclusivo, wholesome demais! O remake de Silent Hill 2 é uma obra que respeita sua base de fãs ao mesmo tempo em que se atualiza para os padrões modernos. O que por fim acaba agradando a todos que gostam do gênero.

Com um enredo que ainda é de fato emocionalmente tocante, gráficos impressionantes, um sistema de combate revisado e melhorado, uma trilha sonora de qualidade e puzzles desafiadores, ele oferece uma experiência super ímpar.

VEREDITO

As melhorias na interface e nas opções de acessibilidade demonstram um compromisso com todos os jogadores, fazendo deste remake não apenas uma nova versão, mas uma reinterpretação digna de um clássico atemporal. Gostaria que outras softhouses fizessem algo preciso nesse sentido. Eu adorei, um dos melhores jogos do gênero sem dúvidas.

Compre Silent Hill 2 com a nossa parceira Nuuvem, o melhor site do mundo para suas compras digitais!

Fábio Kraft
Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)