“Vocês estão prontas, crianças?” Pois é, quem nunca ouviu essa icônica frase que atire a primeira pedra. Sem sombra de dúvidas Bob Esponja fez parte da infância de muita gente, com os personagens marcantes, os episódios mais bizarros possíveis e todos aqueles detalhes que não faziam sentido (como que pode existir uma piscina cheia d’água bem no fundo do mar?). E claro que todo esse sucesso não ficaria apenas nos episódios do desenho animado, né.
Não é de hoje que temos jogos baseados na esponja mais icônica (talvez por ser a única) de toda a televisão, com o primeiro game sendo lançado para, acredite ou não, Game Boy Color, lá em 2001. Desde então tivemos uma infinidade de adaptações para os mais diversos consoles, isso até chegarmos na mais recente, SpongeBob SquarePants: The Cosmic Shake.
Desenvolvido pela Purple Lamb Studios e publicado pela THQ Nordic, o mais novo jogo está disponível para Xbox One, Nintendo Switch, PC e PlayStation 4, sendo possível jogar nos videogames de última geração via retrocompatibilidade. Que o personagem é icônico, isso todos nós já sabemos, mas será que vale a pena investir o seu suado dinheiro em The Cosmic Shake? Leia essa análise e aí sim decida, simbora!
Uma baita bagunça cósmica
Logo de cara já é possível perceber que a trama segue o mesmo estilo do desenho animado: simples, mas interessante o suficiente para prender qualquer um. Aqui, Bob Esponja e Patrick Estrela dão de cara com Madame Kassandra, uma estranha cartomante que oferece aos dois uma garrafa de Lágrimas de Sereia, capaz de garantir desejos a quem utiliza. Contudo, é claro que nada seria tão fácil, não é mesmo, caro leitor?
Acontece que a garrafa pertencia ao Rei Netuno e não deveria ser utilizada por meros mortais. Somando isso ao uso excessivo com inúmeros pedidos feitos, uma quebra no espaço-tempo acontece e a Fenda do Biquini, junto de seus moradores, são jogados para os mais diferentes universos existentes. A partir disso, cabe aos dois amigos corrigirem o grande problema que causaram e embarcarem em uma baita aventura.
Como disse acima, é uma narrativa extremamente simples mas que consegue ser cativante. Toda essa premissa dos diferentes universos foi muito bem implementada nesse game, com a história progredindo de uma maneira muito interessante. Claro, muito disso se deve justamente aos personagens tão icônicos e divertidos que já acompanhávamos no desenho animado, que rendem momentos e interações extremamente bacanas no game. É inegável que tudo que foi criado nas 13 temporadas da série rendem bons materiais, e aqui não é diferente.
E eu não poderia deixar de destacar algo que, por mais simples que seja, faz totalmente a diferença nesse game: a dublagem. Poder ouvir a voz de Wendel Bezerra como Bob Esponja, mas dessa vez em um videogame, é algo que não consigo explicar. Quem cresceu assistindo aos episódios da animação sem sombra de dúvidas sentirá uma enorme nostalgia enquanto se aventura com The Cosmic Shake, posso dizer isso pois foi o que senti, era impossível não me lembrar daqueles bons momentos da infância e esse foi um dos maiores diferenciais aqui.
Em relação ao gameplay, ele é o básico bem feito. Tudo começa bem simples para que o jogador possa ir pegando o jeito, e conforme você vai avançando, novas mecânicas serão apresentadas para que, assim, não exista aquela sensação chata de repetição. Coisas novas sempre vão aparecendo aqui e isso é muito bem vindo.
É bacana destacar também como The Cosmic Shake traz memórias dos clássicos games de plataforma em 3D que eram muito comuns no passado, mas que atualmente já não são lançados com tanta frequência. Se você, assim como eu, curte esse tipo de jogos e está atrás de um para passar um bom tempo de diversão, então não tenho dúvidas de que esse game aqui é uma boa pedida.
Mas mesmo com todos esses elogios, ainda senti falta de mais desafios para a jogatina. Claro, estamos falando de um game que é destinado para todos os públicos, mas ainda sim penso que seria possível ter uma maior progressão no nível de dificuldade conforme vamos avançando na gameplay, algo que de fato não consegui sentir. Entendo que isso pode ir de cada um, com muitos não se importando com essa falta de desafios, mas se você espera por isso, pode acabar se decepcionando.
Agora falando do level design, não tem como não se encantar com tudo que nos é apresentado no game. Como havia dito anteriormente, diferentes universos são apresentados aqui, sendo no total sete, e tudo é muito bem feito com os ambientes se diferenciando dos que já haviam sido apresentados anteriormentes. A atenção aos detalhes também é enorme com os sete universos sendo extremamente detalhados.
Já a trilha sonora é, também, muito boa. É outro ponto que remete, com razão, aos episódios da animação, já que tudo aqui tem aquele tom que todos nós adoramos. Os efeitos sonoros de um modo geral também entram nos pontos positivos, mas vez ou outra ocorreram alguns problemas e bugs com o áudio, em especial nas vozes, que passavam a incomodar depois de um tempo.
Veredito
SpongeBob SquarePants: The Cosmic Shake é uma aventura extremamente divertida, sendo perfeita para quem é fã da animação. A história é simples, mas bem feita, a jogabilidade é interessante e o level design é bom demais, sem contar que, ao estar dublado, tudo fica melhor. Se você estava na dúvida, pode dar uma chance ao game pois é díficil não passar um bom tempo com o mesmo!
Pros
- História simples, mas cativante
- Dublagem sensacional
- Gameplay é bacana
- Level design é muito bom
- Trilha sonora icônica como sempre
Contras
- Falta de novos desafios
- Problemas frequentes com o áudio
- Layers of Fear e o terror reimaginado - 13 de agosto de 2023
- Destroy All Humans 2! – Reprobed (PS4) - 26 de julho de 2023
- The Last of Us e o grande acerto da HBO - 25 de fevereiro de 2023