SIGA-NOS
5, nov 2023
Star Ocean: The Second Story R
10
Star Ocean: The Second Story R é a prova que um remake pode sim entrar no rol dos melhores jogos do ano!

Eu sabia que Star Ocean: The Second Story R seria capaz de me trazer de volta com pouco esforço, mas mesmo assim fiquei surpreso com o quanto ele melhorou em relação ao jogo original.

Star Ocean: The Second Story é um dos melhores RPGs de ação que o gênero já produziu, refinando e evoluindo uma infinidade de sistemas de franquias como Final Fantasy e Tales para criar um sistema incrível com uma montanha-russa de história anexada a ele. Com Star Ocean: The Second Story R, ​​a Square Enix procurou polir esta joia com seus esforços 2D-HD junto com muitas outras atualizações sensatas. O resultado, com apenas algumas ressalvas, é a melhor maneira de jogar o melhor jogo da franquia Star Ocean.

Star Ocean: The Second Story R se passa em um futuro distante, onde a raça humana encontrou os meios de viajar além da Terra até as profundezas do espaço. O protagonista do primeiro jogo Star Ocean tornou-se almirante por seu heroísmo e teve um filho, Claude Kenny. Quando Claude, seu pai e sua tripulação exploram um sinal desconhecido em um planeta árido, o sinal abre um teletransportador que agarra Claude e o joga através do universo para um planeta não avançado conhecido como Expel. Lá ele conhece Rena Lanford.

Rena confunde Claude com o Herói da Luz porque Expel foi atormentado por um misterioso meteorito conhecido como Sorcerer’s Globe, que fez com que seres próximos a ele se transformassem em monstros violentos. A lenda diz que um Herói da Luz salvará o planeta, mas Claude só quer encontrar um caminho de volta para sua casa e família. Ele ainda concorda em se juntar a Rena na investigação de como parar o Sorcerer’s Globe. O que se segue é a jornada de um explorador espacial de ficção científica e uma jovem imbuída de poderes misteriosos em uma aventura vibrante cheia de magia, monstros e forças misteriosas.

Nossos heróis explorando a primeira cidade do jogo.

Star Ocean 2 sempre teve um dos settings mais interessantes, e seus personagens e mundos foram recriados do zero para ficarem mais bonitos do que nunca. Os jogadores que retornarem notarão imediatamente que a maior parte de Star Ocean: The Second Story R é dublada, e muitos dos dubladores fazem um ótimo trabalho ao interpretar seus personagens. É um jogo longo e há algumas leituras monótonas aqui e ali, mas ainda é um jogo muito bem dublado. A dublagem vem acompanhada de lindas novas artes de personagens que trazem alguns dos melhores looks que todo o elenco já teve. O novo design de personagem de Ashton Anchors em particular, com seus dragões gêmeos lutando sobre seus ombros, é uma delícia, mas mesmo personagens que eu antes achava um pouco chatos, como Bowman Jeane, realmente se destacam nesse estilo de arte.

Enquanto muitos dos ambientes do original eram fundos pré-renderizados, a maioria dos locais em Star Ocean: The Second Story R agora foram recriados em 3D e estão lindos de morrer. A trilha sonora também foi atualizada com uma bela nova partitura orquestral (embora se você gosta da música original, ela também está aqui e pode ser alterada sempre que desejar). A música e o visual renovados quando Rena e Claude entraram na cidade natal de Rena pela primeira vez me deixaram com os olhos um pouco turvos. Mesmo assim, cada visão ou som familiar que vi ou ouvi durante o jogo foi razoavelmente melhorado em Star Ocean: The Second Story R.

Você quer pegar um level rápido? Venha aqui!

Uma das partes mais legais de Star Ocean: The Second Story sempre foi seu sistema de batalha. Quando uma batalha começa, seu grupo de até quatro personagens é levado para uma arena com seus inimigos e você tem controle livre sobre um personagem. Com um personagem focado em combate corpo a corpo, você pode perseguir inimigos e bombardeá-los com uma mistura de ataques físicos e especiais, enquanto os usuários de magia relaxam e lançam feitiços para causar danos ao inimigo e ajudar os lutadores da linha de frente. Você também pode emitir comandos para qualquer personagem na luta ou assumir o controle direto deles a qualquer momento.

Star Ocean: The Second Story R melhora instantaneamente esta fórmula com uma série de atualizações que tornam seu sistema ainda mais divertido. As formações retornam, permitindo que você posicione as posições iniciais do seu grupo na batalha com base na composição do seu lutador e lançador. Porém, agora essas formações possuem medidores que permitem ganhar efeitos bônus se você se sair bem nas lutas. Um oferece bônus de experiência e ouro, outro faz com que seus feitiços sejam mais fortes e lançados mais rápido, e ainda outro oferece aumentos de defesa e efeitos de anulação de status. Você coleta Formações à medida que avança no jogo, então cada uma adiciona uma nova camada de estratégia à sua equipe.

O visual do jogo tá fantástico.

Novos recursos como contadores, ações de assalto e quebra também adicionam novas e emocionantes opções estratégicas de combate. Break é facilmente o mais importante, pois permite que você atordoe seus oponentes e ataque-os enquanto eles estão caídos, fazendo com que quebrar um oponente seja tão importante quanto derrotá-lo.

Infelizmente, uma coisa que continua incomodando em Star Ocean: The Second Story R é que ele é muito dependente de grind, assim como o original. Você pode compensar a rotina com uma infinidade de reforços de experiência em formações e habilidades de personagem, mas não ajuda que quando novos personagens se juntam ao seu grupo, eles geralmente estão em um nível predeterminado bem abaixo do seu grupo, forçando você a reservar um tempo para energize-os um pouco se quiser colocá-los em forma de luta. Também não há escala para membros mais fracos da equipe. Eles não sobem de nível mais rápido do que os membros mais fortes, então é um pouco chato correr pelo mapa enfrentando luta após luta. Também não há uma boa maneira de testar se suas estratégias de batalha são bem-sucedidas fora do combate real, e pode ser terrivelmente caótico tentar um novo movimento ou feitiço em uma luta com os outros membros do grupo lançando seus ataques e feitiços.

Dias mostrando suas habilidades!

Lutar não é a única coisa que você faz em Star Ocean: The Second Story R. Habilidades especiais retornam, permitindo que seus personagens se especializem em todo tipo de coisas úteis. Habilidades de pesca, culinária, composição musical, alquimia e ferreiro permitem que você nivele e crie novos itens e equipamentos incríveis para o seu grupo, e parece que cada trabalho importa um pouco mais do que no original, onde você deseja. tenha especialistas em todas as áreas para que você possa aproveitar ao máximo o jogo. A habilidade Train é a verdadeira estrela do show aqui. Esta é uma habilidade de retorno que permite reduzir o dano que um personagem causa e aumentar o dano que ele recebe em troca de bônus de experiência por luta. Este foi um item obrigatório para aliviar a rotina anterior de que falei e fiquei sempre grato por tê-lo, especialmente para os novos membros do grupo.

Por fim, as conexões sociais mais uma vez são importantes em Star Ocean 2 e, ao longo do jogo, você pode aprender mais sobre seus personagens por meio de Ações Privadas. Isso permite que seu grupo se divida na cidade e você pode levar seu personagem principal para visitar outros membros do grupo, muitas vezes resultando em diálogos e situações únicas que permitem que você aprenda mais sobre um personagem ou que dois personagens se tornem amigos mais próximos. Se dois personagens desenvolverem uma amizade, eles reagirão e ganharão um aumento temporário nas estatísticas quando o outro cair na batalha. Essas ações privadas não são apenas divertidas de explorar em termos de história, mas também fazem com que dois personagens se tornem mais próximos, funcionalmente benéficos. Com as novas cenas e arte dubladas, elas também são muito mais envolventes.

VEREDITO

Eu sabia que Star Ocean: The Second Story R seria capaz de me trazer de volta com pouco esforço, mas mesmo assim fiquei surpreso com o quanto ele melhorou em relação ao jogo original. Cada ângulo que olhei parecia reformado com cuidado e consideração para tornar o visual e o som mais bonitos, o combate mais refinado taticamente e as side-quests gratificantes. É uma pena que ainda conte com muito grind, mas pelo menos também existem opções para aliviá-lo. Eu também gostaria que você pudesse testar suas estratégias de batalha em algum tipo de modo de batalha de treinamento. No entanto, fora essas pequenas reclamações, mantenho minha crença de que Star Ocean: The Second Story continua sendo o melhor jogo da franquia em história e combate. Também estou feliz em dizer que The Second Story R é uma maneira quase perfeita de experimentar ou revisitar tudo o que tem a oferecer.,

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”true” title=”STAR OCEAN: THE SECOND STORY R” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]A Gemdrops fez um trabalho impecável com o visual do jogo, mantendo a fidelidade com original, mas trazendo um ar de modernidade
Trilha sonora excelente do original está ainda melhor com os novos arranjos
Melhorias de qualidade de vida deram um belo “tchan”
História bem interessante se você resolver mergulhar nas ações privadas[/i2pros][i2cons]Alguns loadings mais demoradinhos na versão Switch[/i2cons][/i2pc]

 

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)