Análises

Dead Island 2

10
Nunca pensei que um jogo de zumbi pudesse ser tão bom!

Dead Island 2 é o jogo de zumbi definitivo; bonito pra caramba, divertido até dizer chega e com uma quantidade bem bacana de conteúdo que fará você não querer largar o controle, você se sentirá sob o controle do vírus que atacou Hell-A só que no bom sentido.

Dead Island 2 é um dos melhores jogos que já joguei na vida e sim, gostaria de começar essa análise dessa forma. Publicado pela Deep Silver e desenvolvido pela Dambuster Studios, Dead Island 2 é um jogo de sobrevivência/RPG em primeira-pessoa que acontece em cenários detalhados, mas não é um open-world como muitos possam imaginar. Infelizmente não tive a oportunidade de jogar o original e nem o Riptide, com isso não tenho parâmetro de comparação com eles, então tenha em mente que sou apenas um mirim na franquia que entrou sem saber nada e saiu um fã daqueles bem ferrenhos.

Essa análise foi feita usando a versão de PlayStation 5 como base e um código foi cedido pela publisher para esse fim.

HISTÓRIA

A jornada de um dos Slayers(os protagonistas) acontece em Los Angeles, carinhosamente apelidade de Hell-A, trocadilho bobo. Logo no começo acontece a queda de um avião na cidade e dentro dela está os sobreviventes desse vôo, esse é o momento que você escolherá quem será seu personagem. Eu escolhi o Jacob, o carinha que está presente na arte oficial do jogo que você viu no começo dessa análise, mas independente de quem você pegar a história se desenrola da mesma forma, apenas mudando os diálogos. Não há muito o que comentar sobre o enredo de Dead Island 2, por mais que tenha até bastante diálogos, o foco maior do jogo tá no desenvolvimento dos personagens secundários, aos trancos e barrancos a história principal se desenrola e quando você se der conta estará vendo os créditos.

Confira nossa análise em vídeo abaixo:

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Falando assim até parece que a história é ruim, certo? Nadinha. Ela é bem construída, com personagens marcantes como Sam B. e Emma, proporcionando momentos bem tensos e lógico, com seu caraterístico humor. Não espere nada incrível ou que surpreenda, no entanto. Ah, temos um vírus… e zumbis!

JOGABILIDADE

Em alguns momentos da minha vida eu me deparei com coisas que jamais imaginava. Sejam elas diversões eletrônicas, experiências sensoriais ou qualquer coisa do tipo. Dead Island 2 mexeu comigo de uma maneira do qual eu parecia estar sobre o controle de um vírus que não me deixava parar de jogar. Eu parecia hipnotizado, coisa que não acontecia comigo já faz uns anos, afinal eu tenho atualmente 32 anos de experiência com videogames já, não é qualquer joguinho que vai me prender assim.

Os controles são fenomenais, controlar nosso Slayer é tão divertido que fico até sem melhores palavras pra descrever. Acho que poucas coisas em videogame foram tão divertidas quanto multilar uma quantidade exorbitante de zumbis usando das armas mais absurdas possíveis, indo de Katanas até Lanças e Garras no maior estilo Wolverine. É um jogo que incentiva muito a exploração de cenários para pegar itens secretos e experimentação das mais diversas coisas que estão nos tais cenários pois em Dead Island 2 você DEVE ser criativo para conseguir sobreviver com eficácia, sem essa de simplesmente ficar batendo nos zumbis o tempo todo. É super fácil perceber momentos onde armadilhas podem ser criadas usando apenas água, por exemplo, imagine você diante de uma piscina cheia de inimigos e ao seu lado está uma bateria de carro, simplesmente pegue essa bateria e jogue na água, você criou uma zona eletrificada e isso é apenas a ponta do iceberg.

 

Como se trata de um jogo com elementos de RPG, naturalmente você irá encontrar armas que também possuem cargas “elementais” como fogo e e ácido, fazendo com que nós tenhamos um controle total do campo de batalha, desde que você tire um tempo para melhorar seus equipamentos e experimente as mais variadas habilidades que o jogo oferece. No final da aventura meu Slayer já era capaz de destruir tudo que vinha pela frente e isso sendo cada vez mais gostoso. O jogo NÃO ENJOA. Claro que além das quests principais, Dead Island 2 está recheado de quests opcionais mega divertidas com histórias únicas e excelentes recompensas, faça todas.

GRÁFICOS

O jogo roda na Unreal Engine 4 e sem sombra de dúvidas é um dos melhores exemplares dessa engine, contanto com gráficos incríveis, efeitos de iluminação de cair o queixo e uma performance magnífica, com raríssimas quedas de frame-rate. Cada cenário é único e por mais que pareçam pequenos, eles são recheados de passagens secretas e elementos próprios que dão uma identidade ao título. Como falei no começo da análise, esse jogo NÃO é open-world, ele funciona como “fases” interconectadas onde podemos explorar à vontade, mas não espere algo mega aberto que não é mesmo o foco. Por mais que pareça decepcionante pra uns, eu gostei muito desse esquema segmentado que acaba ajudando bastante no level design e na arte como um todo.

Dando um bom exemplo é em relação ao sistema de dia e noite de Dead Island 2, aqui ela não é dinâmica como visto na maioria dos jogos open-world e sim fixa, dependendo diretamente do desenrolar da história e cada uma das “fases” possui uma versão Day e Night, só que essas versões são totalmente dependente das fases em si e não de uma questão universal. Deixa eu explicar de uma forma melhor, Venice Beach não tem a mesma Night que Bel-Air por exemplo, no fundo possuem a mesma descrição, porém ocorrem em condições de luz diferentes, confuso? Eu sei, mas é isso.

As animações também são de babar, com atuações perfeitas e movimentação que parece filme, é ver para crer. Lógico que os zumbis também possuem uma excelente animação também e sua interação com mundo do jogo é super realista devido ao uso de ragdolls moderninhos, dá pra se divertir muito vendo eles voando e batendo em tudo com um sistema de colisão fantástico.

SOM

Parte mais decepcionante? Pelo menos em relação as músicas sim, não há nada aqui que me incomodou, mas nada que me fez querer aumentar o volume, uma pena. Porém todo o resto é perfeito, efeitos sonoros deliciosos compensam a falta de carisma da trilha sonora.

 

VEREDITO

Dead Island 2 é o jogo de zumbi definitivo; bonito pra caramba, divertido até dizer chega e com uma quantidade bem bacana de conteúdo que fará você não querer largar o controle, você se sentirá sob o controle do vírus que atacou Hell-A só que no bom sentido.

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-s-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-s-down” show_title=”false” title=”Pros & Cons” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]Gráficos belíssimos, rodando como um sonho
Jogabilidade perfeita, controles precisos
Efeitos sonoros crocantes
Personagens carismáticos dão o tom da jornada
Longevidade ótima, muitas coisas opcionais[/i2pros][i2cons]Música sem personalidade[/i2cons][/i2pc]

David Signorelli