Análises

F1 22

8.5
Codemasters conseguiu entregar o melhor jogo da série com F1 22!

F1 22 dá mais um passo à frente e supera tudo o que vimos no jogo anterior, melhor nível gráfico e novos modos para melhorar a experiência.

A nova era das corridas de Fórmula 1 está aqui, pois a Codemasters e a EA deram seu máximo em F1 22.

F1 22 traz não só os carros, mas os circuitos, equipes e pilotos da temporada 2022. Com o jogo mais recente, a Codemasters implementou algumas adições que estão fora da caixa. Isso inclui supercarros reais de fabricantes vinculados à Fórmula 1. Juntamente com a adição da vida na F1, há atualizações sutis aqui que parecem curtas na execução, mas são bem-vindas. A corrida, no entanto, está tão boa quanto nunca na F1 22.

Já deu pra sacar que o visual tá caprichado, né?

As duas principais atrações fora da mudança de carro para a temporada 2022 da F1 são a inclusão das Sprint Races e a adição do GP de Miami, que aconteceu há alguns meses. Este circuito é tremendamente divertido de correr e está bem implementado na F1 22 . As Sprint Races são uma nova forma de qualificação para as corridas de F1. Esta curta corrida acontece algumas vezes por ano, pois os resultados determinam o grid de largada para o Grande Prêmio daquele fim de semana, enquanto distribuem pontos no campeonato ao mesmo tempo. Embora seja uma adição bem-vinda ao jogo, deve ser bem-vinda para uma boa mudança nas ligas de eSports que realizam campeonatos. Há também três atualizações de circuito para Austrália, Abu Dhabi e Espanha que também estão prontamente disponíveis no jogo.

Com este ano sendo a maior mudança nas corridas para a Codemasters desde 2014 com os novos carros, a equipe introduziu algo completamente novo na série. Um grande foco com F1 22 é mostrar a vida de um piloto de F1. Os fãs podem notar que, durante o tempo de inatividade dos motoristas, eles costumam participar de eventos promocionais com supercarros de seu respeitado fabricante. F1 22 apresenta oito supercarros de quatro fabricantes diferentes (dez com uma pré-encomenda da Champions Edition) e estes são principalmente supercarros novos que não estão em outros títulos. Carros como o McLaren Artura e Ferrari Roma e F8 Tributo podem ser experimentados em primeira mão aqui. Os eventos com esses carros são chamados de Pirelli Hot Laps e são espalhados durante a temporada, seja uma carreira ou minha equipe.

Rolex é só uma das muitas marcas presentes nesse game.

As voltas quentes da Pirelli expandem apenas os eventos aleatórios da temporada. Há um modo separado que tem quase quarenta desafios para participar. Seja Checkpoint, Velocidade Média, Drift ou Competição Rival, o objetivo é definir o tempo mais rápido em cada modo, pois recompensa medalhas. Durante uma Carreira, o dinheiro é recompensado por alcançar as medalhas. O que há de especial nesses carros é que eles não são apenas simples e jogados no jogo. F1 22apresenta um motor de física revisado em geral, mas cada carro parece e soa diferente e maravilhoso. Estes são difíceis de conduzir e mesmo em alta velocidade, tornando-se instáveis. Os pneus não têm a aderência dos carros de F1 no jogo, tornando-os muito mais divertidos de dirigir. Muitos desses desafios acontecem no molhado, então prepare-se para essa batalha. Os interiores são brilhantemente detalhados e, embora a Codemasters tenha a série GRID, esses carros me fazem querer um jogo de corrida focado em sim no motor EGO com essas físicas.

Motion blur de qualidade ajuda na sensação de velocidade.

Esses supercarros estão pensando fora da caixa, mas os fãs da Fórmula 1 querem um jogo de F1 focado na F1. Embora a Codemasters e a EA tenham adicionado nomes como Jacques Villeneuve e David Coultard como pilotos para o My Team, a falta de carros e pistas antigos dói mais uma vez. Pilotos antigos, incluindo Schumacher, Senna e Prost, permanecem no modo, mas ter carros clássicos que datam da década de 1970 com pistas herdadas está profundamente ausente. Direi que competir nas Hot Laps da Pirelli é mais do que apenas uma pausa, pois dirigir e experimentar cada um desses carros é viciante. Infelizmente, fora os contra-relógios, não há outros modos de corrida com esses carros. Vale a pena notar que esses carros não precisam ser comprados, pois o jogo recompensa o jogador com um token para desbloquear cada carro com base nas milhas percorridas no jogo.

A física dos carros de F1 reais foi atualizada para imitar melhor os carros mais recentes. O que é ótimo sobre a implementação da corrida real este ano é que ela é adequada para qualquer dificuldade. Com assistências completas e a nova IA Adaptável para o cenário de corrida casual, novos pilotos podem ser trazidos e ainda serem desafiados. A IA se adaptará à posição dos jogadores na pista para ajudar com problemas de ritmo. Os jogadores podem jogar o controle de tração no médio e precisarão ficar atentos às curvas arrebatadoras que vão e voltam em determinadas pistas. Na verdade, consegui desviar alguns desses carros, pois os pneus traseiros parecem muito menos tolerantes. Tirar todas as assistências do jogo jogará um punhado no jogador. Este deve ser um ajuste até mesmo para os melhores jogadores, pois os limites de aderência mudaram e a trajetória pelas curvas será diferente. Os carros ainda parecem bastante soltos, mas responsivos. Também vale a pena notar que o propósito, um dos principais tópicos de conversa com a F1 este ano sobre como o carro salta, não faz parte do jogo. Entendo que tiraria o lado divertido disso se os carros estivessem constantemente quicando, mas há um fator de realismo nisso.

Quem chega antes, hein?

Correr contra a IA parece melhorado, não importa a configuração. A dificuldade pode ser ajustada com uma barra, mas ver como ela reage na pista é bastante simples. Ele não tenta fazer muito, mas sabe onde o jogador está na pista. Eu tive carros na minha frente em uma zona DRS para manobras defensivas na reta e também tive carros me boxeando nas curvas. O jogo tem classificações atualizadas para os pilotos e fabricantes, mas a Codemasters ainda gosta de fingir que Lewis Hamilton ainda é um candidato ao campeonato. A Codemasters também introduziu novas atividades interativas durante as corridas. As opções de imersão e transmissão estão disponíveis para carros de segurança e paradas nos boxes. Basicamente, isso permite que os jogadores ainda interajam com o tempo de inatividade durante uma corrida. O termo “imersiva” é muito improvável quando se trata de pit stops, no entanto. Os jogadores recebem um cronômetro e um prompt para pit. Sim, isso pode afetar o resultado de uma corrida se o jogador errar e isso pode ser uma coisa maior nas ligas de eSports, mas a implementação é superficial. A transmissão apenas permite que esses eventos ocorram por conta própria. As adições são algo sutis, mas acabam mais no final curto.

Achou que só tinha Formula 1?

Abrangendo a representação da vida de um piloto de F1 em F1 22 é um novo modo chamado F1 Life. O jogo mostra a casa do jogador no fundo dos menus, pois o interior pode ser projetado com móveis e os jogadores podem ter avatares de amigos espalhados pela casa. Os jogadores podem exibir supercarros, conferir troféus e replays e criar as bases para criar uma vibe. Este modo também é míope e fica atrás das microtransações. Não há muitas opções de decoração e a maioria dos itens tem que ser comprada. O mesmo pode ser dito para personalizar o driver no jogo. Ainda é desconcertante por que não existe uma ferramenta de criação de rostos e por que os jogadores ainda estão limitados a rostos genéricos. Os modos do jogo permanecem relativamente os mesmos, mas a Codemasters removeu o modo história do ano passado e não o seguiu. Minha equipe e carreira são o foco aqui com a capacidade de fazer uma carreira de dois jogadores se você tiver alguém com quem jogar para fazer isso. Isso inclui todo o R&D para a equipe de escolha do jogador e a capacidade de pegar uma equipe atual ou criar uma equipe adicional. Estranhamente, a Codemasters removeu as perguntas da entrevista entre as raças que afetaram vários departamentos de P&D. Caso contrário, os jogadores podem esperar temporada, Grand Prix, multiplayer em tela dividida, multiplayer online e contra-relógio, juntamente com os Pirelli Hot Laps mencionados anteriormente. O multiplayer online mantém o mesmo sistema de lobby e sistema de confronto que foi visto no passado sem campeonatos online oficiais. No geral, ainda não houve progresso com isso, mas esperamos que os bugs do ano passado não sejam transferidos para este ano para corridas online.

Muita adrenalina.

F1 22 nos consoles da geração atual é sem dúvida a versão mais bonita do jogo já feita. Os jogadores ainda têm a opção de escolher um modo de qualidade ou um modo de desempenho que literalmente roda a 60 FPS ou 120 FPS perfeitamente. Embora o VRR não esteja implementado no título, a jogabilidade é ridiculamente suave, independentemente do modo escolhido. Não há screen tearing fora de uma cena ocasional. Junte isso a uma iluminação renovada que dá vida aos ambientes do circuito e aos carros. Os reflexos nos carros são lindos e há até reflexos na auréola quando dentro da visão do cockpit. Correr na chuva aumenta a fidelidade visual com excelentes reflexos e profundidade do ambiente em toda a cena. O modo de desempenho também parece ser muito mais detalhado e bem melhor do que no ano passado.

A Codemasters finalmente mudou os elementos de apresentação também. Há uma nova celebração do pódio com cenas pós-corrida e novas interfaces pré-corrida. Há também uma nova equipe de comentaristas este ano com os jogadores que podem escolher entre Crofty ou Alex Jacques. Há também um novo engenheiro-chefe pela primeira vez em anos. Essas são todas as maneiras fáceis de refrescar a experiência que há muito precisava de uma atualização. A equipe dobrou o áudio este ano ao fornecer três experiências de áudio diferentes. A opção Broadcast procura fornecer uma experiência que seria ouvida na TV enquanto o Cinematic procura efeitos dramáticos. O modo Drive, que é o mais importante, foca nos ruídos do carro quando no cockpit. Os novos motores soam fantásticos, pois existem diferentes camadas de aceleração. A equipe de áudio fez um excelente trabalho ao tornar a experiência geral de áudio imersiva. A única queixa com o áudio vem dos supercarros. O guincho de pneus com os supercarros simplesmente não soa tão bem. A EA também colocou seu “selo de aprovação” oficial neste jogo com a inclusão da EA Trax pela primeira vez, que é uma combinação de música eletrônica. Isso tira o drama que o tema tradicional da F1 traz para a mesa.

Embora esta versão tenha sido revisada no PlayStation 5, a versão para PC possui recursos de VR este ano com fones de ouvido modernos de VR. Um modo muito solicitado pela comunidade que esperamos chegar ao PS5 assim que o PSVR 2 for lançado, a imersão nesse modo foi fantástica no tempo gasto com ele.

VEREDITO

O que faz F1 22 ser um grande jogo são as melhorias nos principais aspectos técnicos. Os novos carros parecem e soam incríveis. A nova física com os novos carros desafiará até os profissionais na frente até que eles descubram suas configurações. Os supercarros no Pirelli Hot Laps são divertidos de se dirigir, mas estou assumindo que problemas de licenciamento impediram a Codemasters de ter uma implementação mais profunda no jogo. O ponto é que um retorno é necessário para carros clássicos e adicionar ainda mais de diferentes gerações. Caso contrário, as novas adições são pequenas melhorias, mas abaixo do esperado. A integração do pit box é melhor do que não ter nada, mas uma vez que o tempo cai, não é muito. A seleção limitada do modo de jogo e a redução dos principais aspectos incomodam. Eu darei elogios à Codemasters por tentar algumas coisas novas e, embora nada tenha falhado, foi pelo caminho mais seguro. O que mais importa é o que acontece na pista e F1 22 oferece as melhores corridas que a série já viu.

David Signorelli